TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

PEDAGOGIA

RAQUEL MAIARA SCHERER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Santa Cruz do Sul

2017

RAQUEL MAIARA SCHERER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I– Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suzy Gomes Fenimam Borges

Tutor de sala: Graziela Strothmann

Santa Cruz do Sul

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA        8

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        23

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        2525

REFERÊNCIAS..........................................................................................................26


INTRODUÇÃO

A realização do estágio é um momento em que o e estagiário tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada até o momento com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho desenvolvido pelo professor regente até o diálogo com os demais profissionais da área da Educação Infantil que atuam na instituição na qual está sendo aplicado o estágio.

Um dos principais objetivos da aplicação do estágio é investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, envolvendo-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição de observação e aplicação do projeto educacional, bem como articular e vivenciar experiências de grande valia para a formação profissional.

Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio Obrigatório foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela, escola esta, muito bem organizada. A turma escolhida para realização do Estágio foi a turma de cinco anos, turma esta, formada por 16 alunos.

A Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela, funciona nos turnos da manhã e da tarde, atendendo a oitenta e nove crianças com idade entre 3 e 5 anos, com uma carga horária de 4 horas diárias que totalizam em 800 horas e 200 dias letivos anualmente.

As turmas trabalham simultaneamente com projetos escolhidos anteriormente pelas professoras, projetos estes que são desenvolvidos dentro de cada turma com atividades conforme as professoras acharem necessárias em suas respectivas turmas.

Durante o período de realização de observação nas turmas de 3, 4 e 5 anos, foi constatado que todas possuem uma rotina fixa, sendo alterado apenas a atividade diária realizada.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela foi criada no dia 09 de outubro do ano 2000. Já em agosto de 2005 passou de um lugar alugado para um prédio próprio e móveis adequados para atender as necessidades da clientela atendida.

Muitas das crianças são moradoras da zona urbana, sendo trazidas e buscadas diariamente pelos pais ou responsáveis, porém, mais da metade dos alunos vêm sozinhos para a escola, com transporte próprio da Prefeitura Municipal ou com ônibus de linha, também pago pela Prefeitura. Crianças estas que residem em diferentes localidades do interior do Município.

A comunidade a qual a escola está inserida é basicamente de classe baixa e média, sendo que as famílias atuam em diversos segmentos: agricultura, comércio, construção, funcionários públicos, da saúde e da indústria.

A maioria dos pais demonstram interesse pela educação dos filhos, questionando, expondo suas opiniões e participando das atividades propostas pela escola. Demonstram também preocupação com o ambiente escolar, sendo que vários pais colocam-se a disposição para auxiliar no que for preciso como arrumação do pátio, contribuições e compra de materiais.

A escola apresenta boas condições físicas aos alunos, no que se refere as dependências possui: quatro salas de aula amplas, sala de atividades múltiplas, sala de artes, sala equipada com TV, vídeo, DVD e som, sala com diversas obras de literatura infantil, sala de direção, secretaria, sala dos professores, amplo refeitório, cozinha, dispensa, banheiros adaptados e área externa coberta. Todos os espaços possuem boa iluminação natural e artificial, ventilação e pisos que oferecem segurança às crianças. A escola possui também uma praça de areia com diversos brinquedos e uma praça no gramado.

No período da tarde funcionam: uma turma de 3 anos, duas turmas de 4 anos e uma turma de 5 anos.

A EMEI Aquarela tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos, psicológicos, intelectual e social complementando a ação da família e do meio onde vive. O projeto Político Pedagógico está embasado na construção de uma educação plena, com o envolvimento de educadores e funcionários em geral, pois sabe que tem em suas mãos cidadãos em formação e transformação.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com