TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.356 Palavras (14 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALINE CARNEIRO VIEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Petrópolis

2018

ALINE CARNEIRO VIEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil

Orientador: profª. Vilze Vidotti, Natalia Gomes dos Santos

Tutor eletrônico: Angelita Martins Guedes

Tutor de sala: Camila Bilheiro da Silva

Petrópolis

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 6

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 10

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIA 18

MOSTRA DE ESTÁGIO 24

CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

REFERÊNCIAS 26

INTRODUÇÃO

Este relatório expõe informações a respeito do estágio curricular obrigatório na educação infantil da Escola Municipal Celina Schechner , com a finalidade de conhecer o âmbito escolar, as vigências e tendo uma melhor compreensão do trabalho do pedagogo a partir da teoria x prática.

Em comum acordo com a professora foi desenvolvido projeto de intervenção voltado para o conteúdo do Brasil.

Para que pudesse ter conhecimento foi permitido pela coordenação vivenciar por 13 dias a rotina matutina do ambiente escolar.

O tema trabalhado no projeto foi Bandeira Brasileira e Os índios moravam aqui. A proposta de trabalho envolveu os conhecimentos prévios das crianças o que tornou as aulas mais interessantes e participativas.

Na proposta de intervenção foi possível perceber o quanto as crianças observam o professor durante as aulas, para elas o docente é mais do que um profissional de educação elas depositam total confiança em suas falas e si entregam na vivência de cada aula, em todos os momentos utilizamos o lúdico a fim de atingir os objetivos propostos.

Foram desenvolvidas atividades de observação, participação e regência da rotina escolar, esse estágio contribuiu em maior parte no auxílio às atividades inerentes às práticas de regências que após executadas proporcionou ao discente um continuo hábito de questionar, investigar e almejar o conhecimento.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola Celina Schechner foi oficializada em 24 de janeiro de 1969 no governo do Senhor Paulo Monteiro Gratacós, reconhecendo para efeitos legais, a Unidade Educacional subordinada à legislação pertinente, no ato de criação Nº 1281 que confirma seu funcionamento desde 1955.

A Escola Municipal Celina Schechner funciona nos turnos matutinos e vespertinos atendendo na educação infantil além das turmas do ensino fundamental. A entrada e saída são feitas nos horários matutino de 7h30min as 11h30min e vespertino de 13h as 17h. A escola é pública acolhendo cerca de 360 crianças de classe média baixa.

A instituição possui 32 funcionários no qual alguns deles são 1 diretora com formação em filosofia e pós-graduação em gestão escolar, 1 diretora adjunta com formação em psicologia e pós-graduação em gestão escolar, 1 orientadora com formação em pedagogia e pós-graduação em orientação escolar, 1 secretária, 2 inspetores, 3 cozinheiras, 1 cuidadora, 1 auxiliar de serviços gerais, professores regentes formados em língua portuguesa, matemática, história, geografia, educação física, entre outras disciplinas.

Possui 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 refeitório, 10 salas de aula (3 estão desativadas para melhorias), 1 pátio descoberto, 1 quadra para esportes descoberta, 4 banheiros. A escola possui 3 computadores para uso da direção, 1 impressora, materiais para atividades lúdicas como bola, jogos e cordas que também são utilizados para educação física. O mobiliário está em bom estado, a merenda é oferecida pelo governo municipal, os alunos não recebem uniforme do governo tendo seus pais comprar uma vez que é obrigatório o uso do mesmo.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado cumpriu-se na Escola Municipal Celina Schechner, situado na Estrada das Arcas nº 3319 no bairro Itaipava na cidade de Petrópolis-RJ.

A escola funciona em tempo integral atendendo crianças da educação infantil ao nono ano. A instituição atende hoje em 2018, 360 alunos com idades entre 4 e 15 anos.

A escola tem como missão valorizar a educação como instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação.

A rotina da instituição em geral, é diariamente com recepção dos alunos e formação de filas, aguardando o sinal de entrada para salas de aula, acompanhados de seus professores.

A docente da sala onde foi realizado o estágio mostrou-se bastante prestativa e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com