TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.722 Palavras (19 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

THAÍS HENRIQUES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

MANHUAÇU

2017

THAÍS HENRIQUES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Lilian Sayuri Yasuda Silva

Tutor de sala: Márcia de Souza Fortes Rodrigues

MANHUAÇU

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        08

  1. 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                10

4.2 Dados Gerais do Projeto        10

4.3 Referencial Teórico        12

4.4 Planos de Aula da Intervenção        13

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        21

MOSTRA DE ESTÁGIO        22

REFERÊNCIAS        23


  1. 1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estagio supervisionado na Educação Infantil, realizado no CMEI: Centro Municipal de Educação Profº Noemia de Oliveira Emerick, tendo como objetivo aprimorar a prática em sala de aula, através da observação e aplicação dos  conhecimentos obtidos em sala de aula.  Será mostrado também a importância do estágio para  o educador.

Este relatório foi elaborado através da descrição das observações vivenciadas e da aplicação de um projeto.Com o objetivo de adquirir mais conhecimento, durante o estágio foi realizado algumas atividades como: observação da rotina escolar, do espaço físico, caracterização e análise da proposta pedagogica e elaboração de um projeto, cujo tema é: “Cores e Formas Geométricas”, abrangendo várias disciplinas, como escrita, matemática, artes, trabalhando de forma lúdica, possibilitando e contibuindo para a prática pedagógica.

O estágio foi de grande importância, pois nos aproximou da experiência teórica adquirida no curso, com a prática realizada na educação, nos fez refletir quais metódos e estratégias usaremos para trabalhar, pois é ao participar que aprofundamos nossos conhecimentos e habilidades, é atraves do estágio que o aluno coloca em prática o que foi aprendido. O que nos mostrou a realidade e os desafios de ser um educador. Saber como trabalhar e lidar com as situações para que o aluno se desenvolva conforme o esperado. Onde percebemos que é na prática que o educar adquire experiência e se desenvolve.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

        O estágio obrigatório supervisionado, foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Noemia de Oliveira Emerick, foi realizado na Educação Infantil, no período vespertino dos dias 29 (vinte e nove) de agosto à 18 (dezoito) de setembro, conforme o combinado com o professor regente.

          Foi observado o cotidiano, a estrura física, pedagógica e administrativa da instituição. Com carga horária total de 100 horas, distribuidas em: 52 horas totais em atividades realizadas na instituição que atende educação infantil, subdivididas em 4 horas para a apresentação da carga de apresentação, 24 horas para caracterização e observação da realidade escolar e 24 horas de regência, onde será ministrado um projeto na instituição; e 48 horas para o estudo teórico e o planejamento educativo de intervenção e a elaboração do relatório final, subidivididas em: 16 horas para a elaboração da proposta de intervenção, 8 horas para a mostra de estágio, que foi realizada junto ao polo, com os demais alunos, e por fim 24 horas para a elaboração e registro desse relatório final.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

        O estágio é um dos principais momentos para a formação do profissional, trazendo a vivência, o que foi aprendido em sala de aula. É nesse momento que temos a oportunidade de ter contato direto com a realidade escolar, de forma que possamos concretizar pressupostos teéricos adquiridos na observação e no contato com profissionais experientes.

        O estágio é de grande importância, pois uni a prática a teoria adquirida, tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno. É onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos.

        Através do estágio colocamos em prática a teoria adquirida, é onde nós profissionais em formação, temos a oportunidade de investigar, intervir e analisar a realidade profissional. É o momento em que unimos a prática à teoria, fazendo de nós estagiários profissionais competentes para exercer o papel de professor critico na formação de cidadãos preparados para viver na sociedade.

        Para  Guerra  (1995)  o  Estágio  Supervisionado  consiste  em  teoria e  prática  tendo  em vista  uma  busca  constante  da  realidade  para  uma  elaboração  conjunta  do  programa de  trabalho  na  formação  do  educador.  Desta  forma,  "o  estágio  é  o  eixo  central  na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis  para  a  formação  da  construção  da  identidade  e  dos  saberes  do  dia  a dia"  (PIMENTA  E  LIMA,  2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com