TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.885 Palavras (16 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PITÁGORAS UNOPAR

CURSO DE PEDAGOGIA

ELIANE GOMES BARBOSA TIMÓTEO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

ARAPIRACA-AL

AGOSTO DE 2018

ELIANE GOMES TIMÓTEO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia. Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza.

Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon da Silva

Tutor de Sala: Maria Aparecida de Miranda Tôrres  

ARAPIRACA-AL

AGOSTO DE 2018

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO........................................................4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO...................................................................5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA........................................................................8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS.........................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................16

REFERÊNCIAS..............................................................................................................17

INTRODUÇÃO

   O presente relatório apresenta dados de observações e regências realizadas durante a atividade de Estágio Curricular Obrigatório I, na Educação Infantil, que aborda aspectos desde a estrutura física da escola-campo de estágio até reflexões acerca da prática docente do professor supervisor, transitando pelas áreas comportamento dos alunos, contexto político-social que a escola está inserida, dificuldades encontradas no processo educacional das crianças envolvidas neste primeiro contato com cenário escolar que é a educação infantil..

     A Escola Municipal de Educação Básica Padre Joseph Marius Tournier foi a receptora para que essa atividade fosse desenvolvida, fica localizada na Rua Maria Augusta, na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas. Com uma carga horária de 100 (cem) horas, dividida em observações, regências e atividades complementares, incluindo a elaboração desse relatório. O estágio foi realizado sob supervisão da Professora Maria Madalena Félix da Silva, graduada em pedagogia e concursada pela prefeitura desse mesmo município, é atuante nessa instituição na sua área de formação. O estágio foi realizado de segunda à sexta, sempre no turno matutino, das 07h às 11:00h, totalizando 04 (quatro) horas diárias, no período de 14 (quatorze) de agosto à 30 (trinta) de agosto.

      O estágio teve por finalidade aproximar o graduando a realidade que encontrará no seu campo de atuação, afastando-o da ideia de uma atividade meramente burocrática e fazendo-o refletir acerca das questões inerentes ao processo educativo. De acordo com Pimenta e Lima (2008) o estágio sempre foi visto como a parte prática dos cursos de formações e isso gera uma percepção de que há uma dicotomia entre teoria e prática, como se fosse coisas totalmente distintas, sendo que esse deve ser uma atividade investigativa que envolve análise e reflexão sobre a comunidade escolar, professores, alunos e a sociedade como um todo.

    Ao término deste período, notou-se a importância de participar desta atividade curricular de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção da realidade, de forma a utilizar os conhecimentos adquiridos teoricamente nas atividades cotidianas envolvidas nesse contexto que é o espaço escolar, que será o campo de atuação dos estudantes de pedagogia.

       

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

     

       A escola padre Joseph Marius Tournier faz parte do quadro de escolas municipais da cidade de Teotônio Viela, município de Alagoas, recebeu este nome em homem ao padre de nome citado, conta com Maria José gomes como Diretora Geral e José Severiano Queiroz como Coordenador Pedagógico em sua gestão. No período de estágio foram realizadas atividades de observações do contexto escolar, o que permitiu compreender como se dá o processo e o funcionamento da escola, observações importantes foram registradas como estão descritas posteriormente, além disso foi realizado um período de regência possibilitando a aproximação do estudante ao exercício da sua profissão. A escola articula-se com os diversos segmentos externos através de ofícios expedidos ou recebidos, telefonemas, e-mails, reuniões de cunho administrativo e ou pedagógico com os setores, por convocação ou quando a direção achar conveniente. Quanto a comunicação interna, acontece diariamente através do diálogo, avisos no quadro da sala dos professores e na entrada da escola, ou reuniões. A comunicação escola-família ocorre através de comunicado aos responsáveis levados pelo aluno para comparecer a escola, telefonemas, ou convites para reuniões.

     O funcionamento da escola se dá nos turnos matutino, vespertino e noturno, abrangendo quase roda a modalidade básica de ensino, desde a Educação Infantil até o 9º (nono) ano (antiga 8ª série), como também a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O quadro de funcionários da escola conta com 49 (quarenta e nove) pessoas, já sua estrutura física dispõe de 08 (oito) salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, cozinha, biblioteca, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, despensa e pátio descoberto, a biblioteca é utilizada também como sala de vídeo, já que a escola não conta com uma sala exclusiva para essa atividade, a escola apresenta um bom funcionamento, em questão de limpeza e outros fatores condições que favorecem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, como corrobora Guathier et al. (2006) afirmando que o planejamento do ambiente educativo, envolvendo tempo, espaço físico, recursos e materiais humanos, contribui positivamente nesse processo. Já em termos de equipamentos possui computadores administrativos, aparelho de DVD, de som, copiadora, impressora e TV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com