TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.313 Palavras (22 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

MARIANA MONTEIRO DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

[pic 4]

MARIANA MONTEIRO DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil. Orientador: profª  Mª Izabel Tenório de Freitas

Tutor Eletrônico: Rozangela Eliete da Silva E

Tutor de Sala: Niedja Sobreira de Lima

Arcoverde

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo de ensino e aprendizagem da criança.

Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas Essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada uma delas e sua história de vida, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.

Encontram – se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula como também do ambiente escolar como um todo.

Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades das práticas diárias junto á turma do Pré 1. Com  o respalto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº11. 788/ 2008, Art. 1º; o Estágio é ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O estágio foi realizado na Escola Manoel Tenório de Freitas, a escola é da rede municipal de ensino, fica localizada na Rua Francisco Pereira de Carvalho Barros s/n, bairro Campo Grande, na cidade de Venturosa- PE; no período de 10 de Setembro ao dia 26 de Setembro, no turno vespertino , com duração de 4 horas diárias. Foi observada o Pré 1 da Educação Infantil para a realização da regência. Com o objetivo de observar, conhecer, registrar e analisar as situações vivenciadas no cotidiano escolar, onde o professor não é o detentor do conhecimento, mas sim, o condutor; transformando os alunos em protagonista em sala de aula, para que também sejam na vida fora da escola, sendo cidadãos crítico-social.

 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A importância desse estágio na formação do professor contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados.

        Costa (2002) explica que educar é ir além da transmissão de informações ou de colocar à disposição do educando apenas um caminho, limitado a escola ao seu próprio conhecimento. A educação é um processo historicamente construído, e o educador possui um papel nesse processo, devendo estimular o educando a buscar sua identidade e atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade.

        

 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

           Quais os objetivos do Estágio seguindo discussões realizadas de forma teórica.

A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de

Dúvida sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo com os profissionais da modalidade, que aqui em questão é a Educação Infantil.

Um dos objetivos é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando – se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno.

Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, “o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia” (PIMENTA E LIMA, 2004), tronando - se etapa imprescindível para o profissional estar a exercer sua função como educador.

 

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

            A Escola Manoel Tenório de Freitas, fundada em 27 de Agosto de 1997, localizada na Rua Francisco Pereira de Carvalho, no bairro Campo Grande, Venturosa – PE; funciona nos turnos matutino e vespertino, sendo o matutino das 7:30hs da manhã às 11:30hs, e no vespertino das 13:00hs da tarde às 17:00hs, a qual atende a educação infantil, da Creche ao Pré 2 da educação infantil; a escola faz parte da rede municipal de ensino, ou seja, é uma escola pública. A maioria dos alunos é de origem humilde e muitos dependem do material didático e da merenda escolar. A instituição prioriza a presença da família na escola, por isso surge a precisão da escola criar táticas que analisem as desigualdades das famílias para que todas, de alguma forma, tenha assegurada sua participação na vida escolar de seus filhos. Ela possui um quadro de 19 funcionários; sendo 10 professores, a gestora, duas supervisora, constituído também por, merendeiras, zeladorias. A estrutura física da escola é excelente, pois tem um espaço educacional composto por 4 salas de aula, banheiros masculinos e femininos para os alunos ,1 banheiro para os funcionários, 1sala da diretoria, 1 cozinha com depósito para merenda e um pátio amplo para que as crianças possam brincar nos intervalos das aulas. A sala onde foi realizada a observação e a regência é ampla, onde os alunos se sentem confortáveis ao se deslocarem, elas são decoradas com calendários, dia da semana, mapas e alguns desenhos feitos pelos alunos. A sala Pré 1 onde foi realizada a regência foram os alunos que fizeram a decoração, onde eles colaram cartazes com alguns textos, mapas e o calendário. O planejamento das atividades educativas dar-se coletivamente, por meio de encontro semanal - reuniões -, entre os professores, a coordenadora pedagógica e a diretora; sendo esse planejamento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, e com a realidade da comunidade. A Escola baseia-se num trabalho em equipe, onde todos – do zelador ao diretor - contribuem com seus esforços e criatividade, garantindo um ensino de qualidade, onde os alunos sintam – se valorizados e respeitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (310.2 Kb)   docx (336.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com