TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.361 Palavras (14 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

BIANCA ALEXIA LOPES DE CASTRO MARTINS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

BIANCA ALEXIA LOPES DE CASTRO MARTINS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Simone Diniz da Silva

Tutor de Sala:

Santa Luzia

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA......................................................................8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

 O presente relatório de estágio curricular obrigatório 1,  tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas  pelo estagiário em observação e regência  na educação  infantil, o estágio foi realizado na Umei Parque Real, uma instituição publica de ensino infantil, localizada no bairro Paulo sexto em Belo Horizonte, no turno da manhã, no horário de 7h as 11h, totalizando 4 horas por dia, no período de 13/08/18 a 29/08/18. Foi observada uma sala de 2 período segundo disponibilizado pela escola.

O objetivo do estágio foi primordialmente observar a atuação do docente em relação aos alunos bem como a interação e metodologias usadas pelo profissional de forma a adquirir conhecimentos, habilidades para um futuro promissor na área educacional. Nas observações em sala de aula, foram registradas as práticas docentes de turmas da educação infantil, bem como diversas atividades que fazem parte da rotina escolar, tais como: brincadeira, contação de história, roda de conversa, ateliês e oficinas de arte, aulas de educação física, e rotinas que envolvam cuidado com o corpo e higiene dos alunos. Após a observação foram elaborados planos de aula para regência de acordo com o currículo escolar e o planejamento da escola.

O relatório apresenta dados sobre a estrutura física bem como os conteúdos ministrados pelo professor.

O momento do estágio supervisionado, é imprescindível para a formação de um profissional consciente e bem preparado, uma vez que dentro desta realidade pode-se lidar com diversas situações que exigem um profissional cada vez mais bem preparado.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A UMEI (unidade muncipal de educação infantil) Parque Real foi inaugurada no ano de 2015 e visa proporcionar a crianças de baixa renda um primeiro contato com o ambiente escolar de qualidade. A escola atende criancas entre 0 a 5 anos e 8 meses  e dispõe de uma área de 1.500 m/2 bem estruturada e equipada.

A escola conta com  11 salas de aula + 1 sala do sono ( berçário) ,5 banheiros no 1° piso, 6 banheiros no 2°piso  divididos em feminino e masculino e com um rocador de fraudas, uma sala de direção/ coordenação, uma biblioteca, uma área de serviço, uma despensa seca, uma despensa fria ,uma cantina, um refeitório, um parquinho  uma horta cultivada pelos alunos  com o apoio de professores, uma secretaria. Um depósito de materiais de escritório e um depósito de materiais de limpeza . Um ponto positivo é que toda a escola foi decorada basicamente pelos alunos com o auxilio dos professores com desenhos fragmentos literários e brinquedos.

Quanto a projetos desenvolvidos,  a escola realiza com as crianças de o “literatura infantil" onde cada turma fica responsável por descobrir e apresentar um gênero literário para as outras turmas e fazer um mural com o seu gênero. Nesse projeto cada docente usa desenvolve sua metodologia envolvendo ou não a familia do aluno. Também é desenvolvido com as crianças um projetto sobre alimentação saudável onde casa criança faz em casa com o auxilio dos pais uma colagem, ilustrando como elas se alimentam em casa e depois os professores mostram para os alunos a importância dos vegetais e das frutas e sobre o desperdício de alimentos. Na

Na escola também é feito um portfólio com desenhos livres, pinturas, colagens e atividades realizadas em sala onde se pode acompanhar o desenvolvimento individual de cada criança.

3 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

1° Dia:

As observações foram realizadas em uma turma de 2° período com crianças de 4 a 5 anos e se iniciou a 7h da manhã com a chegada e acomodação das crianças onde foram disponibilizados brinquedos até que todas chegassem para juntas tomarem o café da manhã, respeitando o horário proposto para cada turma. Após o café as crianças voltam para a sala acompanhados pela professora. Em sala as crianças tem um momento de brincadeira livre enquanto a professora recolhe as agendas e confere os bilhetes. Em seguida é proposta uma roda de conversa o onde é apresentada a estagiária aos alunos que a recepcionam com certa estranheza. A professora canta com os alunos a música do pintinho fujão e as crianças realizam atividades com tintas e colagens, fazendo o pintinho e seguem para o parquinho . Por aproximadamente 30 minutos e se preparam para o almoço, lavando as mãos e esperando a vez da turma na fila da cantina. Retornando a sala cada crianças escola seus dentes, guarda seus matérias e se prepara para ir embora. A professora canta algumas cantigas enquanto os pais chegam.

2° Dia:

 Feriado na cidade de Belo Horizonte com reposição para algumas turmas, poucos alunos estavam presentes então os professores resolveram juntar as turmas com a mesma faixa etária. As crianças foram acolhidas as 7h e receberam brinquedos até que todos chegassem. O café foi servido para todas as turmas juntas devida a quantidade de aluno. Após cada turma retorna a sala onde fazem rodas com músicas e histórias e são direcionadas ao parquinho. É proposto para os alunos a brincadeira “morto, vivo" onde a professora explica as regras e todas as crianças realizam a atividade. Em seguida todos fazem uma fila para lavar as mãos e é servido o almoço. Ao retornarem para a sala a professora distribui livros e ensina a importância de cuidar dos matérias da escola. Os alunos se preparam para irem embora enquanto a professora canta algumas cantigas de acordo com a escolha de cada aluno, que tem a oportunidade de cantar a música escolhida para seus colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (844.1 Kb)   docx (399.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com