TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.504 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE

FERNANDA DUARTE MONTEIRO REZENDE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Viçosa-MG

2017

FERNANDA DUARTE MONTEIRO REZENDE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNIFRAN - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Rosa Amélia Oliveira Mendes Alves

Tutor de sala: Roberta Aparecida Silva

Viçosa- MG

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 12

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        19

MOSTRA DE ESTÁGIO                        .....................................................................25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

O estagio curricular Educação infantil I foi realizado na Escola Municipal Juarez de Souza Carmo, na cidade de São Miguel do Anta –MG. Este estagio foi realizado em uma sala do 1º periodo da educação infantil, onde a faixa etária são de crianças de 4 anos.

Durante o período de obeservação, percebi que a professora regente da sala, gosta de desperta o interresse das crianças. Com base nessa observação, decidi elaborar a minha regência com o tema ´´letramento matematico``, por perceber antes durante o estagio que as criancas estavam com mais dificuldade em conhecer os numeros que as letras. Com o objetivo de mostrar para as crianças de formar divertida cada numero despertando o interesse deles pelos numeros.

Este estágio contribuira muito para a construção de minha identidade profissional, pois, atráves dele espero alcançar vários objetivos atráves de experiência em situações de planejamento e intervenção pedagógica.

Desse modo pretendo compreender a forma como o educador infantil exerce a articulação entre funções de cuidar e de educar os alunos e conhecer os espaços de atuação do profissional que trabalha na educação infantil. 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola onde foi realizada o estagio è Escola Municipal Juarez de Souza Carmo  é uma institução publica municipal, localizada na cidade de São Miguel do Anta–MG. Foi criada pelo decreto n°2152 de 08/06/45 e municipalizada pela Resolução SEE/MG N°8.731 de 07/02/98 observando a Lei Municipal n°109 de 23/10/97.

O objetivo da escola é o de assegurar um ensino de qualidade garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos concientes capazes de agir na trasformação da sociedade. A escola é composta por 08 salas de aula onde na parte da manhã funciona as turmas do 2° ao 5° ano, com um total de 186 alunos, e durante a tarde 1° e pré 128 alunos, a escola em todo atende 314 alunos. O horario de funcionamento da escola é 6:30 as 17:00, é composta por um refeitorio, 3 banheiros, onde se trabalha 25 professores formandos em cursos superiores, professor de apoio as crianças com deficiências e monitora, 07 ajudantes de serviços gerais, 01 secretária, 01 porteiro. A turma escolhida para realizar o estágio é composta por 18 alunos entre esses um com deficiência, alunos do 1° período com idade de 4 anos. O motivo da escolha dessa turma foi por causa da professora regente, e do fato de ter uma criança especial dentro da sala de aula.

A missão da escola  é o de assegurrar um ensino de qualidade, garantindo o acesso de agir na transformação da sociedade. Onde ela atende alunos de diferentes classes socias. A escola se propõe a trabalhar com interdisciplinaridade entre os conteúdos,a avaliação é realizada de forma continua e sistemática através da observação, reflexão e intervenção pedagógica.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Durante o estágio no periodo de observação, foi possível percebe a presença de uma rotina na instituição, onde na chegada a escola os alunos são recebido pelo porteiro, em seguida já seguem em direção a sala de aula para guarda as mochilas e ficam brincando até tocar o sinal. Quando toca o sinal eles formam uma fila no pátio da escola cada um com o seu professor e os outros funcionarios e fazem uma oração, em seguida vão para a sala onde cada professor faz sua rotina. Na turma observando a professora sempre começa a sua aula corrigindo os trabalhos enviados para casa e já colocando o próximo trabalho para casa e sempre coloca 3 alunos para ajudar cada um segurando um objeto que a professora ira usar o que faz com que eles se sintam útil e valorizados, isso causa grande alegria e interesse destes por esta atividade. Pude observa também que cada aluno tem uma pasta onde toda semana é realizada alguma atividade diferente, para ser guardada em uma pasta e ao chegar ao final do ano será apresentada aos pais. Tambem a um projeto na sala de aula Maleta viajante, cada criança leva essa maleta para casa na terça-feira, onde contem um caderno e um livro, as crianças desenham ou fazem colagem a respeito da historia, e ao retornar na sexta feira o aluno que levou a maleta conta para as outras crianças sobre a historinha. Projeto muito interessante onde incentiva a leitura entre pais e filhos. O livro é escolhido pela professora, onde ela faz uma observação para cada aluno. Durante o intervalo os professores que atuam em sala de aula vão para a sala dos professores lancharem e descansar e os demais funcionários ficam cuidando para que as crianças não fiquem sozinhas e não se machuquem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (215.9 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com