TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2][pic 3][pic 4]

Delma Dourado Santos

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I -

EDUCAÇÃO INFANTIL

Mineiros-GO

2018


Delma Dourado Santos

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I -

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório - Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: prof3. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico:

Tutor de Sala: Núbia Rosário Carvalho

Mineiros-GO

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

O estágio desenvolvido tem como tema “AS CORES” diante desse tema foi desenvolvido atividades contemplando seis aulas com duração de 4 horas cada, todas relacionadas com o assunto para alunos do maternal 1.

O objetivo do tema “as cores” é fazer com que os alunos compreendam e memorizem as cores de forma lúdica.

As atividades foram realizadas em salas e no pátio da escola, para que as crianças captem seus interesses e despertem suas curiosidades. A cor é uma das primeiras características que as crianças percebem e que diferenciam objetos e coisas ao seu redor.

Foram realizadas seis atividades no decorrer do estágio. O filme para que eles vejam as cores diversas das imagens e aprendam também a importância da convivência pai e filho, a garrafa mágica para que com a mistura da tinta na água   eles saibam reconhecer as cores e formatos das frutas, a poesia para estimular a imaginação e a curiosidade, passeio pela escola para oferta conhecimento, brincadeira palito no copo para desenvolver coordenação motora e reconhecimento, caixa de encaixe para estimular raciocínio lógico.

O resultado alcançado demostra que além de sentir e ver estampado nos rostinhos das crianças a felicidade pela vivencia de reconhecer as cores e objetos trabalhados com eles, foi despertado imaginação, curiosidade, conhecimento, desenvolvimento na coordenação motora, raciocínio logico, o que irá ajuda-los no seu desenvolvimento daqui pra frente.


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A    Escola Nascentes do Araguaia, privada, com educação infantil-pré-escola, fundamental e médio.

É um centro educativo que harmoniza fé cultura e vida. A instituição conta com uma completa infra – estrutura: salas de aulas amplas e adequadas a faixa etária; quadras esportivas; ampla área verde; parque infantil; sala de laboratório; sala de vídeo; sala multiuso; biblioteca; praça de alimentação. Algumas salas de aula são equipadas com micro-ondas; fogão; geladeira; banheiros; pia para melhor comodidade dos alunos.

Existe uma grande variedade de material pedagógico que é oferecido aos alunos de acordo com o planejamento diário, as crianças têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização.

Quando iniciei meu estágio as crianças estavam construindo lembrancinhas para os pais, ensaiando poesias e músicas para a apresentação do dia dos pais. As lembrancinhas foram construídas pelas crianças com a ajuda de suas professoras, cada turma fez um presente e apresentação diferentes os pais marcaram presença mostrando a participação na escola.

No observar da rotina que percebi o interesse das crianças pelas cores, poesia, brincadeiras e diversão, com o apoio da professora regente resolvi estabelecer o meu plano de aula sobre as cores.


DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE   CAMPO

Escola Educandário Nascentes do Araguaia

Data:09/08/2018

Horário: 13:00 às 17:00 horas

                        

Professora regente: Maria Luzia Sant”Ana de Resende

Nível: Maternal 1

Estagiária: Delma Dourado Santos

Ao iniciar a experiência de estágio na fase de observação nota-se que a estrutura da física da sala de aula é adequada a necessidade da fase em que a criança se encontra. A sala é   equipada com aparelho de som; geladeira; micro-ondas; pia e banheiro para comodidade das crianças.

Existe uma grande variedade de material pedagógico que é oferecido aos alunos de acordo com o planejamento diário.

A professora expressa carinho; respeito; criatividade; dedicação no desenvolvimento do seu trabalho, sempre atenta e presente com os alunos.

As crianças   já estão adquirindo noções básicas de convívio e organização como por exemplo fazer fila, se posicionar para a realização de atividade, demostrando interesse e presta atenção.

Mas a todo momento as crianças procura uma forma de chamar a atenção da professora para esta próxima a ela.

Existe uma preocupação com a poluição sonora, visual, higiene pessoal de cada criança, do ambiente e com a melhor organização para evitar acidentes ou conflitos.

Noções de convivência também são ensinadas, pois as crianças são incentivadas a dividir; cooperar; ter companheirismo e a se preocupar com o bem estar do outro.

Escola Educandário Nascentes do Araguaia

Data:10/08/2018 e 13/08/2018

Horário: 13:00 às 17:00 horas

Professora regente: Deusina Campos Carvalho

Nível: Maternal 2

Estagiária: Delma Dourado Santos

Na experiência de estagio observativo nota-se que a estrutura física da sala é adequada conforme a necessidade da fase em que a criança se encontra. A sala é equipada com aparelho de som; banheiro; pia; para a comodidade da criança.

Há uma grande variedade de material pedagógico que é oferecido de acordo com o planejamento diário.

A professora mostra carinho; respeito e dedicação no desenvolvimento do seu trabalho, contagia os alunos no contar das histórias.

As crianças estão a começar a formar imagens mentais de coisas, o que a leva a compreensão dos conceitos como dentro fora, baixo alto, grande pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com