TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  7/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

Layane Sousa Ramos de Araujo

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 5]

[pic 6]

Layane Sousa Ramos de Araujo

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon da Silva

                                    Tutor de Sala: Marildete Sales Bispo

                                                         Taguatinga

                                                              2018

SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

3[pic 8]

INTRODUÇÃO

              O presente trabalho é um relatório do estágio curricular obrigatório I do 5º semestre do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, que foi realizado na Escola Classe 53 de Taguatinga. Neste relatório buscamos apresentar elementos que possibilitam uma reflexão sobre a importância do estágio supervisionado para os alunos do curso de pedagogia, pois consideramos que este é um espaço rico de possibilidades de articulação entre teoria e prática.

               Este estágio tem como importância de unir e lidar como a teoria e prática tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno. Ao participar da realidade do mundo educativo temos mais conhecimentos e habilidades das áreas pedagógicas, sendo assim trazendo formas e estratégias para solucionas problemas no ambiente escolar.

             Durante o estágio foram realizadas algumas atividades tais como: Observação do espaço físico, caracterização e análise da proposta pedagógica, rotina escolar, pratica pedagógica, observação das 6 turmas da educação infantil e a elaboração de planos de aulas sendo 6 planos de aulas com temas diferentes para a turma escolhida para regência, e a regência supervisionado.

               O estágio supervisionado obrigatório I na educação infantil do 5º semestre do curso de pedagogia teve a carga horaria de 100hs, divididas em etapas são elas: Leitura do manual com a carga horaria de 04hs, visita a escola para apresentação do acadêmico com a carga horaria de 04hs, per[iodo de observação participativa com a carga horaria 24hs, realização dos planos de aula para regência com a carga horaria 20hs, realização da regência na educação infantil com a carga horaria de 24hs e por último a elaboração do relatório final do estágio com a carga horaria de 24hs.

                A importância desse estágio na formação do docente contribuiu grandemente para um pratica com mais conhecimento diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também e de grande importância que estejamos capacitados.

                       

 4[pic 9]

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Classe 53 e uma instituição de ensino pública está localizada em Taguatinga Norte, foi fundada em dezembro de 1992, possui uma área de 5,184 m² e 1,779,19 de área construída.   A escola funciona no horário matutino de 07:15 as 12:30 e o horário vespertino de13:00 as 18:00 em período integral atendendo a educação infantil até ao 5º do ensino fundamental, dificuldades ou necessidades especiais. A escola possui 59 profissionais, sendo eles professores, monitores, vice-diretora, diretora, coordenadora, secretários, cozinheira, guardas   e a equipe de limpeza.

A rotina da escola e receber as crianças no pátio com os professores, fazem a oração cantam o hino nacional e vão para sala de aula.

A estrutura física de escola e muito boa, são 13 salas de aulas espaçosas todas com ventilador, mesa e cadeiras de acordo com a faixa etária, banheiros modernos para alunos , bebedouro com refrigerador, Biblioteca, pátio coberto com brinquedos (cama elástica totó etc,) tem parquinho com área aberta,  salas dos professores com banheiro e cozinha equipadas, secretaria escolar organizada, sala para diretora e vice diretora todas equipadas com computador telefone e internet disponível aos funcionários, na escola tem o refeitório  onde  todos lancham e almoçam, banheiros para os outros funcionário. A escola também possui aparelhos de DVD, som, retroprojetor, computadores administrativos com impressoras e para alunos do integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com