TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.666 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

xx

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

xx

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Regiane Mendes Ribeiro

Tutor de Sala: Luci Carvalho

Cidade

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

REFERÊNCIAS..........................................................................................................31

ANEXO – (Fotos das atividades de regência)........................................................32

INTRODUÇÃO

        Este relatório refere-se às experiências vivenciadas no estagio de regência realizada com os alunos do ensino médio, com as turmas do maternal II, na escola EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Vila Planalto, localizada à Rua São Paulo, S/N – Vila Planalto, Penápolis - SP, 16300-000.

        De acordo com Silva (2007),  “o primeiro conceito que deve nortear o papel do professor é: ‘ensinar e aprender’ e ‘aprender e ensinar’. Ambas instituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

O estágio sempre foi identificado como parte prática dos cursos de formação de profissionais em geral, em contraposição à teoria. Não é raro ouvir-se dos alunos que concluem seus cursos se referirem a estes como „teóricos‟, que a profissão se aprende „na prática‟, que certos professores e disciplinas são por demais „teóricas‟. Que „na prática‟ a teoria é outra. (PIMENTA; LIMA, 2004)

        Considero o estágio supervisionado um dos períodos mais ricos e importantes em aprendizagem significativa, em que o aluno de pedagogia se depara no decorrer do curso, uma vez que vivência o que foi ensinado frente a situações reais, proporcionando espaços de auto reflexão versos ação, resalta Freire (2001).

        Segundo Lortie (1975) é pela observação das aulas, pelo desempenho da sala de aula, pela interação com os alunos que o professor aprende a ensinar.         A realização do estágio curricular é mais uma ferramenta que comprova o relato do autor, pois são atribuidas turmas reais ao estagiário que o ipulsiona a agir como docente.

        A análise critica dos resultados efetuará uma análise a respeito do que foi visto, os pontos fracos e fortes da experiência do estágio; usufruindo dos teóricos que trabalham na área de ensino-aprendizagem e posteriormente, o relatório apresentara a bibliografia que sustenta a argumentação.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        A escola dispõe de uma ampla estrutura física, que confere muito bem com os padroes exigidos para o atendimento dos alunos da educação infantil; possuindo sala de aula, banheiro, refeitório, aparelho televisor e dvd, aparelho de som, sala do professores e coordenadora, cozinha, pátio coberto e parquinho.

A escola atende crianças cujas famílias são dos mais variados níveis socioeconômico, onde os pais possuem trabalho formal com carteira assinada, trabalho informal sem carteira assinada e outros possuem algum tipo de benefício do governo.

A relação entre a professora e os alunos onde estagiei é respeitosa e amigável; na horas de explicações do conteudo ensinado os alunos demonstram interesse e disposição a apreender, contudo, como em toda sala houve alguns momentos em que a professora precisou solicitar atenção dos alunos quando a conversa fugiu ao tema tratado na aula.

A escola possui conselho escolar composto por representantes de pais, professores, funcionários e diretora; para que juntos possam tomar decisões, contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino dos alunos.

A organização e elaboração das atividades na educação infantil da escola segue o plano pedagógico e o cronograma mensal da escola, utilizando os espaços de aprendizagem para dar suporte no desenvolvimento das atividades.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

   

Diário de observação nº 01

Escola: EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Vila Planalto

Data: 21/08 a 22/08/2018

Local: EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Vila Planalto

Hora de início/término da aula: 13:30 as 15:30 hs

Professora regente: Luci Carvalho

Nível/série: Pré II

Estagiária: Vilma Pereira Teixeira

No primeiro dia de observação do estágio fui bem acolhida pelos funcionários, alunos e professora da escola. Em sala acompanhei a professora Luci que recepcionava as crianças a porta. Após todos se acentarem em seus lugares a professora realizou a chamada.

A professora me apresentou aos alunos; que de inicio me olharam de maneira timida, porém no decorrer da aula consegui interargir com eles. Em seguida, acompanhamos as crianças ao refeitorio para que pudessem tomar o café da manhã e assim, darmos inicio as atividades do dia. A professora Luci entregou solicitou que os alunos abrissem o livro de atividade na pagina onde seria ensiando um pouco sobre a cultura africana, conceituou a matéria abriu conversa para os alunos falarem o que entenderam e tirar duvida; mostrou e exclareceu a imagem da pagína, solicitou que respondessem as duas questoes contidas na atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (833.1 Kb)   docx (624.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com