TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.151 Palavras (21 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]        [pic 3]

RAÍSSA BOZI LIMA

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

RAISSA BOZI LIMA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon da Silva

                                            Tutor de Sala: Andrea Silva Batista Vieira

Teixeira de Freitas-BA 2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS        30

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relato do estágio curricular obrigatório supervisionado do 5° semestre do curso de pedagogia da Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Foi realizado na turma de infantil 1 na Creche Municipal Vinícius de Moraes, com carga horaria total de 100 horas, distribuída 52 horas de atividades realizadas na escola, onde, 4 horas é de visita à escola para apresentação do acadêmico, 24 horas é de observação e 24 horas é da realização da regência e 48 horas dedicadas ao desenvolvimento dos planos de aula juntamente com o professor regente e a realização do relatório.

O estágio começou no dia 24 de agosto, com a visita à escola para a apresentação do acadêmico, assim no dia 27 de agosto foi iniciado o estágio, onde começou o período de observação participativa. Foi observado o espaço físico da creche, interação do professor com os alunos, as atividades ministradas, rotina escolar, o comportamento do professor na sala.

No dia 27 de agosto o acadêmico deu início a elaboração dos planos de aula para a regência, foram elaborados seis planos de aula com a orientação da professora. No dia 4 de setembro o estagiário deu início a regência, a professora o apresentou para os alunos, e assim deu início as atividades desenvolvidas pelo estagiário. A regência durou seis dias sendo quatro horas cada dia.

Este estágio tem como finalidade unir e lidar com a teoria e a pratica na escola como educador. Ao participar da realidade do mundo educativo, aprofundamos no conhecimento e nas habilidades das áreas pedagógicas, vendo no cotidiano a complexidade da sua formação trazendo benéficos para a aprendizagem e melhoria para o ensino, buscando estratégias para solucionar problemas no meio escolar.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio na educação infantil foi realizado no CMEI Vinícius de Moraes, localizado no município de Teixeira de Freitas-Ba, funciona no período matutino e vespertino, com o total de 74 alunos desde do infantil 1 ao infantil 3.

Sua estrutura física é composta por cinco salas de aula, secretaria onde funciona também a direção e o serviço pedagógico, cozinha, um banheiro feminino, um masculino e um para funcionários, chuveiros, pias para a higiene pessoal dos alunos, biblioteca, um pátio coberto, com mesas e cadeiras para refeições e atividades.

 No que se refere aos profissionais da escola, conta com uma diretora, uma coordenadora, 2 merendeiras, 2 funcionaria para serviços gerais, 11 auxiliares de sala e composto por 10 professores licenciados em Pedagogia, cinco no período matutino e cinco no vespertino. O funcionamento da instituição é das 07:30 as 17:00h.

Os projetos realizados pela escola eram elaborados de dois em dois meses, são projetos de leitura, projeto de artes, natureza, higiene e família.

A pratica do estágio foi organizado obedecendo ao critério do plano de ensino e o projeto do estágio supervisionado, contou com atividades de caracterização onde foi observado a realidade da escola, a observação que se configurou com o processo de ensino aprendizagem na pratica pedagógica, na atuação da regência em sala de aula.

Os recursos didáticos disponíveis que favorecem o ensino aprendizagem são:  brinquedos pedagógicos e educativos, computador, televisão, vídeo, livros, fantoches e som.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação n°1

Escola: CMEI Vinícius de Moraes 

Data: 27/08/2018

Hora de início/termino da aula: 07:30 as 11:30  

Professor (a) regente: Edisnalva Ferreira

Nível: Infantil 1  

Estagiário (a):  Raíssa Bozi Lima

A professora organizou os brinquedos para receber os alunos, quando eles chegam a professora ofereceu os brinquedos até que todos chegassem. Depois do acolhimento e do café da manhã a professora colocou os alunos para sentarem em forma de círculo, mas nem todos obedeceram. É feita a rotina, onde a professora faz a oração e os alunos repetem o que ela diz, depois ela cantou músicas fazendo gestos e os alunos como já estão acostumados já sabem todas e até faziam os gestos.

A professora trabalhou atividade de leitura de livro, todos os alunos ficaram bem atentos e observando as figuras e falando o que via, foi dado atividade de colagem com materiais diversos, como são muitos alunos a professora teve dificuldade em auxiliar os alunos, mas todos fizeram.

 A professora sempre ficava atenta ao desempenho de cada aluno, os que são bem espertos e conseguiam realizar as atividades e os que tinham dificuldades, e sempre preocupada com a prevenção de acidentes.

 Pude perceber que a professora gosta muito dos seus alunos e os tratam muito bem, sempre com carinho e dedicação nas realizações das atividades. E os alunos são bem obedientes e respeitam a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (256 Kb)   docx (808.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com