TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/10/2019  •  Seminário  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

        

MARIA GORETE VITÓRIA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 5]

MARIA GORETE VITÓRIA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Silvana de Cassia Bozalon

                            Tutor de Sala: Jaqueline Bucco

Palhoça

                                                                 2018

SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERENCIAS...........................................................................................................10

3[pic 7]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil I, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Estrada Velha.

Através desse estágio será possível realizar diversas observações sobre o ambiente escolar das crianças, acompanhar as atividades escolares e contribuir com a escola. A realização do estágio é importante para que o estudante conheça um pouco da profissão a qual escolheu para exercer.

A educação infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo. É necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinados em centros de Educação infantil, onde os professores e alunos desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, mas também como lugar onde a ação educativa como um todo passa a conduzir-se na percepção da realidade social, econômica, cultural e política.
         De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°11.788 de 25 setembro de 2008, no Art.1° (BRASIL, 1996 p.299) diz que: Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituição de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

A Educação Infantil em nossa época presente é cada vez mais percebida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experimentos que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, o brincar e jogar ganham compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança, tornando a aprendizagem mais prazerosa para os pequenos e fazendo com que isso seja carregado com os mesmos para a vida.

A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é:  'aprender e ensinar’ e ‘ensinar e a prender’.  Ambas constituem   um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado. (SILVA, 2007, p.03 5)

A entrega da carta de apresentação ocorreu dia 10 de setembro de 2018, logo após a liberação e entrega da carta aceite foi iniciado o estágio na educação infantil berçário, o mesmo ocorreu entre os dia 25/09/2018 a 11/10/2018, sendo 06 dias de observação e 06 dias de intervenção, vale ressaltar que a observação ocorreu sempre com a mesma professora e os mesmos alunos.

O estágio é de suma importância para a formação profissional, considerando-se que é um dos primeiros momentos que o acadêmico tem a oportunidade de se relacionar mais diretamente com o dia a dia escolar e de aliar teoria e pratica, observando tudo que acontece ao seu redor para melhor absorver tudo que aconteceu na época de estágio e ir aprimorando seus conhecimentos na pratica e assim adquiri mais aprendizagem.

O estágio é o lócus onde   a   identidade   profissional   é   gerada, construída e   referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente com essa finalidade.  (BURIOLLA, a pud PIMENTA; L IM A, 2008, p. 62).

 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

              O Centro Municipal de Educação Infantil Estrada Velha é uma creche municipal, que foi reinaugurada em 16 de Dezembro de 2016, localizada no município de Santo Amaro da Imperatriz, na Rua Vicente Silveira, Centro s/n. O Cmei é de grande importância para os moradores do município, pois é muito bem organizada e é composta por profissionais capacitados.

O Cmei Estrada Velha é uma creche pública que funciona em período integral das 07:00hs as 19:00hs, sua estrutura é composta de 3 salas de aula, atende crianças de diversos Bairros do Município, é composta por 22 funcionários, entre eles estagiários da Prefeitura. O CMEI fornece também: sala para diretor, banheiros adequados para educação infantil e com chuveiros, cozinha, despensa, lavanderia, refeitório, pátio descoberto, parque infantil e também possui uma horta.

            A mesma disponibiliza alimentação para os alunos, água filtrada e da rede pública, acesso à internet e banda larga; televisão, dvd, aparelho de som e ventiladores em todas as salas de aulas.

        A professora regente do é formada em pedagogia e tem pós graduação em psicopedagogia, foi muito acolhedora e passou toda didática utilizada com sua turma que é composta por 10 (dez) alunos de 01 a 02 anos.

Aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estarem atento as particularidades e as interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade. Onde a escola está situada? Como são seus alunos? Onde moram? Como é a comunidade, as ruas, as casas que pertencem a adjacências da escola? (PIMENTA, 2010, p.111).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com