TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.287 Palavras (22 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

elaine da luz nascimento

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

[pic 3]

elaine da luz nascimento

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil.

TutorEletrônico: PolianaPulici

Tutor de Sala: Sidnei

Salvador

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        13

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................28

INTRODUÇÃO

O presente relátorio tem como objetivo apresentar relatos das atividades realizadas no Estágio Curricular Obrigatório em Educação infantil, do 1º semestre do curso de Formação Pedagógica em Pedagogia. Nesta perpectiva, será expostos informações sobre o período da observação participativa e regências realizada na Creche Robertina Santos do Amor Divino que fica localizada na Rua Antonio de Santana Portugal, Centro, na cidade de São Francisco do Conde – Bahia.

No período do Estágio Obrigatório foi observado o trabalho pedágogico realizado pelas professoras regentes em 4 salas de aulas, divididos em grupos 2 e 3, no período de observação participativa e posteriormente no período da Regência da estagiária, somente um dos grupo 3, Diante do exposto, percebeu -se a rotina diária das atividades propostas pelo estabelecimento escolar, como o momento do acolhimento, higiene pessoal, alimentação, brincadeiras, rodas de conversas, dentre outros recursos utilizados na educação infantil, como fatores de busca da construção do conhecimento das crianças com a idade entre 2 e 4 anos.

Durante a elaboração dos planos de aulas, a construção dos mesmos seguiu pelo viés das sugestões da professora regente, na qual sugeriu manter a rotina das atividades cotidiana, utilizando os eixos da Educação Infantil, exposto no documento criado pelo Ministério da Educação e Desporto, intitulado por Referencial curricular nacional para educação infantil: Linguagem oral e escrita,  Natureza e sociedade, Movimento, Música, Matemática eArtes visuais, como conteúdos para embasar as práticas da docência, promovendo o desenvolvimento integral da criança. Foi utilizado como referências, livros de histórias infantis, brincadeiras, cantigas de roda, músicas infantis dentre outros, como enriquecimento do currículo escolar. (BRASIL, 1998).

A intervenção da regência teve como foco o tema: Diferenças e o respeito ao próximo. Foi realizada contações de histórias de livros infantis com o objetivo de discutir diferenças raciais, etnicas e sociais, brincadeiras e participação em repertório de músicas infantis.

A observação e realização de práticas pedágogias durante o processo do estágio é de suma importância para o docente do curso de pedagogia, pois contribui para estabelecer a relação entre teoria e prática no ambiente escolar, criando oportunidades para o aprendizado de técnicas de ensino – aprendizagem dentro da sala de aula, especificamente na educação infantil.

Diante disto, o estágio faz-se necessário e é obrigátório de acordo com aLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de nº 9.394/96 e a Resolução CNE / CP Nº 2/2015, destaca-se esta resolução por definir as diretrizes Nacionais para a formação inicial em nível superior do curso de formação pedagógica, dentre outros.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Creche Robertina Santos do Amor Divino, funciona em tempo integral na educação infantil. Atende 70 crianças de 2 a 4 anos, grupos 2 e grupo 3.  A escola faz parte da rede pública da cidade de São Francisco do Conde/Ba. Conta com 42 funcionários, 5 salas de aulas, 1sala da direção, 1, almoxarifado, 1 sala de leitura, 3 banheiros adequados à educação infantil(com chuveiro), pátio e refeitório e 1banheiro para funcionários.

O horário de funcionamento são das 08:00 as 16:00 horas, as salas de aula são bem amplas, com mesas circulares, as crianças tem o horário para descansar depois do almoço em colchonetes, o pátio em que as crianças brincam tem variedades de brinquedos, de montagem, bonecas, teatro de fantoches e jogos. No horário do almoço, as crianças almoçam com a presença da professora e da (o) auxiliar de classe. A alimentação é  diversificada e balenceada, introduzindo frutas e legumes no cotidiano das crianças.

A instituição escolar está trabalhando o projeto Sarau da poesia, elaborado pela Secretaria de Educação de São Francisco do Conde e realizado pelas escolas de Educação Infantil, pelo qual cada turma apresentava um poema do poeta Vinicius de Moraes, através de ilustrações, recitação de poema, elaboração de cartazes e jornais, apresentação de canções, objetivando o contato direto de variações linguistica e a arte brasileira.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação 1

ESCOLA: Creche Robertina Santos do Amor Divino

Data: 29/10/2018

Hora de início /termino da aula: 12:00h/16:00h

Professor(a) regente:

Nível/Ano:

Estagiário(a): Elaine da Luz Nascimento

Ao chegar na escola para levar a carta de apresentação, a diretora me recebeu com carinho, apresentando em primeiro momento as vice diretoras e a coordenadora, se disponibilizaram para ajudar a todo momento do processo do estágio, depois falou sobre a rotina da instituição que tem horários diferenciados de uma escola com turnos matutino e vespertino, já que a escola funciona de modo integral. Fui acompanhada pela diretora as salas de aula, para conhecer os professores (pedagogos) e os auxiliares. Depois fui apresentada aos funcionários da cozinha, da limpeza e da portaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com