TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

           UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ [pic 2]

_________________________________________________

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Ademilson Santos de Assunção

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

Sinop

2017

ADEMILSON SANTOS DE ASSUNÇÃO[pic 5]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suelen Bueno Carneiro

Tutor de sala: Miriam Alves Martins

Sinop

2017

SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA        8

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        10

MOSTRA DE ESTÁGIO.......................................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações do Estágio Curricular Obrigatório realizado no 5º semestre do curso de Pedagogia na Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Foi realizado no EMEI Neuza Nadir Fuzinato Graff, instituição de ensino público, localizada no bairro Boa Esperança, município de Sinop, estado de Mato Grosso.

Traz considerações sobre a observação e regência realizadas em uma turma de Pré II.  O estágio foi realizado durante o período vespertino nos dia 20 a 27 de setembro.  A professora regente passou os conteúdos com os quais estava trabalhando que era sobre os animais, e na regência apenas foi dados sequencia nesse conteúdo.

A prática em sala de aula é muito importante para que o estagiário reflita como será o seu dia a dia como professor. Ás vezes, apenas vendo a teoria não se tem ideia do que é frente a uma sala de aula. Ser mediador pela aprendizagem de 20 crianças é uma responsabilidade muito grande.

A experiência vivida no EMEI Neuza Nadir Fuzinato Graff, mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criança realmente se desenvolva e aprenda com significado.

O estágio supervisionado oportuniza ao acadêmico a ter vivência da prática. Permite que o mesmo pratique tudo que foi aprendido na universidade e faz com que ele tenha a habilidade de unir teoria e prática, pois estas precisam caminhar juntas, uma não existe sem a outra.  

Neste sentido Silva (2007, p. 35) diz que  “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

Ensinar e aprender é uma via de mão dupla, percebe que é  preciso ensinar a aprender e aprender a ensinar. Sobre isso Silva (2007, p. 12) argumenta que “Não é possível aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tivermos o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo a nossa volta.” (SILVA, 2007, p. 12).

Percebe-se então o quanto essa interação através do estágio supervisionado, é importante para que o acadêmico consiga entender o papel de ser mediador da aprendizagem.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

EMEI : Neuza Nadir Fuzinato Graff, instituição de ensino publico, localizada no bairro Boa Esperança, município de Sinop, estado de Mato Grosso.

DIRETORA: Lilian Luzia S. C.de Almeida

COORDENADORA: Márcia da ROSA

PROFESSORA REGENTE: Jéssica Wagner de Souza

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

EMEI Neuza Nadir Fuzinato Graff, instituição de ensino publico, localizada no bairro Boa Esperança, município de Sinop, estado de Mato Grosso. Fundada em 12/09/2000, possui área total de 3.000m², sendo 1.100m² de área construída. Possuem 07 salas de aulas, 01 sala conjugada para professores, direção e secretaria, 01 cozinha, 01 refeitório mobiliado com mesas e bancos infantil, 02 banheiros para alunos, 01 banheiro para funcionários, 01 bebedouro, 01 parquinho interno e 03 externos. Conta com uma diretora, uma coordenadora, uma secretária, 14 professores todos formados em pedagogia, 07 TDIs, 14 bolsistas, 04 auxiliar de nutrição e 04 apoio de infraestrutura e 330 crianças entre 01 e 05 anos em período matutino das 07:00 as 11:00 horas e no período vespertino no horário das 13:00 as 17:00 horas.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

A observação foi feita em uma sala de pré II, faixa etária entre quatro e cinco anos. A sala observada tem vinte e cinco alunos matriculados, sendo um autista. Foram feitos 6 dias de observação totalizando vinte e quatro horas, entre 12/09/2017 a 19/09/2017, no período vespertino.

Nesses dias de observações foi possível conhecer a rotina diária dessas crianças e do trabalho da professora. A acolhida das crianças acontece na sala a das 13:00 as  13:20 horas, sempre com alguma atividade lúdica. Logo após, saem em fila para o banheiro para lavar as mãos e tomar um lanche.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com