TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.467 Palavras (22 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Thaisa Pereira Barreiros

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

BREVES-PA

2018

Thaisa Pereira Barreiros

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Rozangela Eliete da Silva

Tutor de sala: Maildo Moares dos Santos

Breves-Pa

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        5

PLANOS DE AULA        11

Plano de Aula 1        11

Plano de Aula 2        13

Plano de Aula 3        15

Plano de Aula 4        17

Plano de Aula 5        19

Plano de Aula 6        20

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

Sabemos que o curso de Pedagogia da UNOPAR apresenta um currículo bastante teórico, mas ao mesmo tempo nos oferece a oportunidade de vivenciar a pratica nas redes municipal e estadual de ensino da nossa cidade, consideramos que o estagio é um dos momentos mais ricos e importante em aprendizagens significativas com que o aluno de graduação se depara ao longo do curso, já que trás situações reais, proporcionando aos educados espaços  de reflexão, como defende Paulo Freire, das praticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.  

No primeiro momento, destacamos a importância do estagio para a formação do futuro educador, na sequência fizemos a contextualização e a caracterização do estagio curricular na educação infantil, trazendo alguns dados da creche, apresenta também os recursos e as atividades que foi desenvolvido durante o estagio.

O estagio supervisionado nos permite repensar tanto nos conhecimentos adquiridos no curso  e tanto no campo em sala de aula e perceber que existe habilidades, assuntos, experiências e entre outros que vamos vivenciar . Em determinadas situações é bastante desafiante relacionamos as teorias aprendidas na academia com a pratica docente em sala de aula. Por fim, apresento as considerações sobre o que foi o estagio para a minha formação acadêmica.

O presente relatório consiste em relatar as experiências vividas durantes as atividades propostas pela disciplina estagio supervisionado realizado na unidade escolar Creche Municipal Referência em Educação Infantil Cecilia Rocha (C.M.R.E. I), situada na rua Av. Anajás esquina com Altino Amorim ( Aeroporto)  no nível maternal de 2 anos pelo turno da tarde.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A unidade escolar, Creche Municipal Referência em Educação Infantil Cecilia Rocha (C.M.R.E. I), atende crianças de 12 meses a 5 anos em período integral, matutino e vespertino. O funcionamento efetivo da creche se deu em 07/06/2013. A creche atende aproximadamente 350 crianças em período integral e funcionam das 07h00min ás 12h00min as 14h00min as 18h00min, com o quadro de funcionário de 100 profissionais, sendo 68 professores e 32 apoios em geral. Sua estrutura física passou recentemente por reformas e adaptações e ficou basicamente composta por: 10 salas sendo 5 com banheiros dentro, 1 brinquedoteca , 1 sala de direção , 1 sala de secretaria, 1 sala para os professores, 2 cozinhas , 1 lavanderia , 3 banheiros adaptados e um parque pequeno com brinquedos adequados para as suas idades.

Na unidade de ensino dispõe do PPP ( projeto politico pedagógico) que foi elaborado com todo corpo docente da escola, coordenador pedagógico, gestores, secretaria de educação e os pais de alunos, a diretora afirma que o PPP é reformulado todo ano, a ultima reforma ocorreu no inicio do ano de 2018. O planejamento é realizado pelo corpo docente de forma coletiva sendo acompanhado pelo coordenador pedagógico. A C.M.R.E. I trabalha com pedagogia de projetos, permitindo que os alunos analisem problemas, situações e acontecimentos, utilizando os conhecimentos presentes nas disciplinas. A prática de projetos segundo o PPP do CEI ( centro educacional infantil) surge para romper com as práticas tradicionais e tornar o ensino mais interessante. É desenvolvido com as crianças, atividades de pintura, percepção de um objeto em desenho e para que ele é utilizado na realidade, encaixes, teatro, vídeo, musica, e todas essas atividades sempre focada no aluno, sua aprendizagem, percepção, habilidade motora, na fantasia e imaginação de criança. Ao final da observação participante podemos ver o quão significativas são as atividades planejadas e pensadas no processo de aprendizagem do aluno e o quanto os alunos correspondem de maneira positiva o que desenvolvem em sala.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Diário de observação nº 1-

Instituição: C.M.R.E.I Creche Cecília Rocha

Data: 20/08/2018

Início/término da aula: 14:00 ás 18:00

Professor(a) regente: Cleia de Nazare

Nível/Ano: II maternal

Estagiário(a) : Thaisa Pereira Barreiros

                  Durantes o estagio supervisionado, a observação é o primeiro passo deste momento de formação, permite conhecer o contexto de sala de aula e as práticas educativas usadas pelo professores. A observação realizada com o objetivo de criar estratégias e organizar a ação docente de plano de aula, diversificando os conteúdos, metodologias e avaliações.

Identificar o nível de aprendizagem em que os educando se encontram:

.

Iniciei os dias de observação no dia 20 de agosto, em uma segunda- feira , já iniciando o período de observação em 6 dias

Nesta segunda feira iniciando o meu período de observação na turma de nível maternal de 2 anos. Entrada ás 14h00min com 15 alunos.

As professoras recebem os alunos dos pais já no primeiro portão da entrada da escola e leva ao salão em fila para oração e conto de historias curta sobre o tema da semana, na escola isso se chama ACOLHIDA.

Já na sala de aula, observei que ainda estão se adaptando afinal á turma é maternal de a maioria das crianças tem entre 2 anos á 2,5 de idade.  A rotina realmente é desafiadora, com situações diferentes da teoria, percebemos que são humanos e apesar de que são crianças já demonstram afetos, curiosidades, aventuras e aprendizagem. Já de inicio a professora organizou os alunos em circulo sentados no chão para iniciar o tema do dia que era sobre o corpo humano, a professora iniciou cantando uma musica que conhecia dos membros do corpo e todas as crianças cantavam das maneiras deles a música.

A partir das 16h00min hora do banho, as professoras iniciaram a hora do banho primeiro os meninos por serem á  maioria depois ás meninas 3 crianças de cada vez. Logo após o banho percebi a movimentação das professoras, dizemos que um pouco sufocante afinal quase todas as crianças usam fralda e trocar uma por uma é bastante atarefado. Depois a professora colocou musicas no aparelho de som e alguns minutos depois a maioria das crianças estavam dormindo, foi um momento bastante diferente na minha observação a professora conversava que quase todos os dias as crianças tem essa mesma rotina. Já se deu o inicio da chegada dos pais para a saída das crianças.

Diário de observação nº 2

Instituição: C.M.R.E.I Creche Cecília Rocha

Data: 21/08/2018

Início/término da aula: 14:00 ás 18:0

Professor(a) regente: Cléia de Nazare

Nível/Ano: II maternal

Estagiário(a): Thaisa P. Barreiros

          No dia 21 de agosto, foi o segundo dia de observação na creche, novamente na turma F, maternal de 2 anos da professora Cléia de Nazaré, observei a rotina diária da turma com uma oração inicial e a chamadinha que a professora conta quantos alunos compareceram e nome por nome, a professora recebeu os alunos no portão da escola e levou para acolhida no salão da escola.

A professora dirigiu as crianças para a sala de aula, a mesma iniciou a aula com uma historinha em fantoches sobre a chapeuzinho vermelho adaptada, ás crianças ficaram bem a vontade e curiosos para tocar com as mãos nos fantoches, logo após as crianças se dirigiram ao refeitório no salão da escola para o lanche da tarde, ao retomarmos para a sala a professora iniciou uma atividade de colagem sobre o corpo humano, já pelas 16:00 já se iniciou o banho que leva entorno de 1 hora para higienizar todos e esperar a chegada dos pais.

Diário de observação nº 3

Instituição: Creche Municipal Referência em Educação Infantil Cecilia Rocha (C.M.R.E. I)

Data: 22/08/2018

Início/término da aula: 14:00 ás18:00

Professor(a) regente: Cléia de Nazare

Nível/Ano:

Estagiário(a):

No 3 dia começamos com acolhida dos alunos no salão da escola, com a oração, conto do hino nacional brasileiro e  cantigas de roda junto com todas as turmas do menor para o maior nível das turmas , depois todos se direcionaram para as salas, neste dia na turma F deu 14 alunos , percebi que alguns crianças choram quando os pais foram embora, afinal alguns alunos são novos na escola e ainda não se adaptaram, mas não demorou muito pra vê todas as crianças brincando e já se enturmando com os outros alunos, a professora iniciou cantando uma musica e fazendo a coreografia cantada na musica, logo após todos para o refeitório para o lanche , neste dia por motivos maiores a professora me contou que não haveria a hora do banho, pois a creche estava com um problema de água , logo então ela me falou que as crianças iriam sair cedo para os seus cômodos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com