TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  9.375 Palavras (38 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Anápolis-GO

2021

[pic 7]curso de Pedagogia.[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................6

2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS.........................................................8

3 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).........10

4 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE......................12

5 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA..................14

6 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC..............................................16

7 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE..........................18

9 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS.............................................................................................20

10 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA........22

11 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR................................................................................................24

12 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA.................................................................26

13 RELATO DA OBSERVAÇÃO............................................................................28

14 PLANOS DE AULA............................................................................................32

15 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA AO PROFESSOR.....42

16 RELATO DAS REGÊNCIAS..............................................................................45

17 VALIDAÇÃO DO RELÁTORIO..........................................................................49

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................50

REFERÊNCIAS.......................................................................................................51

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo acompanhar o dia a dia nos ambientes escolares, proporcionando assim uma noção e possibilidade de trabalho na prática aos futuros profissionais da educação. Inicialmente observando in loquo, como e realizada a prática docente proporcionando ao aluno de graduação as abordagens, práticas e teorias exigida pelo mercado de trabalho educacional onde atuará.

A seguir haverá demonstrações de coletas de dados, observações referentes a prática em salas de aulas, planos de aulas, Projeto Político Pedagógico.

As observações e interações, permitiu que um olhar mais amplo sobre a contribuição do professor no processo de formação e desenvolvimento do indivíduo, tanto cognitivamente quanto social, afetiva e comportamental.

O Estágio Supervisionado ocorreu na Escola Municipal Professora Dalva Maria Dias Trindade, localizada no Bairro Conjunto Filostro Machado Carneiro, com o objetivo de embasar toda teoria pedagógica aprendida até o presente momento, aprendendo e observando na prática como se dá o desenvolvimento da educação infantil para atividades profissionais futuras. Realizado de início visita ao ambiente escolar, conhecimento da estrutura física da escola, leitura do manual, conhecimento do campo de estágio, análise do projeto político pedagógico, fundamentação teórica, entrevista com a professora regente e elaboração do relatório.

O método principal utilizado para construção deste instrumento de avaliação foram, registro em diário de campo onde foram inseridas as experiencias e observações vivenciadas. A turma de escolhida para realização das práticas de estágio foi a Infantil I, que atende crianças na faixa etária de 0 a 2 anos completos.

O estágio supervisionado tem um importante intuito que criam um elo entre a prática e a teoria, que tem o papel de fortalecer todo conhecimento adquirido ao longo do tempo percorrido no curso de pedagogia, com aquisição de conhecimentos, procedimentos e habilidades para atender da melhor forma possível para atender as demandas necessárias.

O presente trabalho disponibiliza ao estagiário uma maior reflexão na forma como será realizada a prática docente, analisando as novas normas e metodologias de acordo com os paradigmas e normas sanitárias de cuidados referente ao COVID-19, para melhor vivência e desenvolvimento das suas futuras ações no exercício da docência.

A seguir será evidenciado as seguintes etapas mais importantes, seguidas durante o desenvolvimento do estágio como: caracterização da escola e da turma observada, desenvolvimento e análise das atividades realizadas.

2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Conforme disposto no Plano de Trabalho, a leitura obrigatória apontada e o artigo são de Juliana Campregher Pasqualini (2010), titulado “O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin”. A autora ressalva as características do professor com base no ensino da Educação Infantil. O texto foi baseado em uma pesquisa de mestrado com ênfase a natureza teórico-conceitual, tendo como objetivo investigar e analisar o desenvolvimento infantil na faixa etária de 0 a 6 anos.

A ação pedagógica deve ser compreendida com o ato de brincar na prática educativa, oferecendo aos alunos um ambiente adequado e organizado com potenciais desafios e diferentes manifestações, potenciando assim a expressão através de imaginação, movimentos, emoções, diferentes línguas, autonomia, sentimentos e pensamentos. Ter uma boa didática, fortalece o desenvolver do trabalho com outros profissionais da área, integrando o modo de educar e ensinar de forma responsável, reconhecendo a criança com um ser capaz e são essas características que o profissional deve desenvolver com ética respeitando os seus demais, pais/responsáveis e as crianças. E de importância ser criativo, ter paciência, ter disponibilidade para brincar com o aluno, saber olhar e escutar com carinho e reconhecer que a educação nessa fase e muito importante, devendo ser trabalhada com muito amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (546.2 Kb)   docx (854 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com