TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  16/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  6.318 Palavras (26 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

KENIA DE LIMA VALADAO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Além Paraíba

2016

KENIA DE LIMA VALADAO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Flávia Lucas Vieira de Oliveira

Tutor de sala: Ana Paula Resende Furtado

Além Paraíba

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade apresentar minhas observações e participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dentro do processo de formação pedagógica, do curso de Pedagogia , 7° semestre da Unopar.

Realizei meu estágio  de docência  no ano de 2016, na Escola Estadual Municipalizada Campinas II, Zona Rural – Sumidouro–RJ.

 Meu projeto de intervenção foi baseado na necessidade do município  de Sumidouro – Rj , que se encontra em estado de epidemia, em abordar o tema : Dengue, assim conscientizando as crianças e a comunidade da prevenção e o combate da doença. O tema foi realizado de forma interdisciplinar e envolveu todos da instituição bem como a comunidade. No decorrer da intevenção foi realizada junto aos alunos ações como a coleta de objetos que poderiam ser alvo de criação dos mosquitos, informações sobre focos da doença, orientação de como proceder para evitar a propagação,  bem como evitar a contaminação e os vários tipos da doença e seus sintomas, ressaltando também os cuidados necessários para se cuidar de pessoas contaminadas pelo vírus, trabalhando objetivos como a caracterização do mosquito transmissor da doença Dengue, o reconhecimento dos sintomas da doença, a identificação e o tratamento dos focos de dengue bem como multiplicar as informações de identificaçao dos sintomas, tratamentos e manuntenção preventiva de objetos, plantas e caixas d`agua.

O estágio supervisonado nos mostra a realidade em sala de aula, a rotina explanada pelos professores e o cuidado com o bem estar físico e pedagógico das crianças. Além de nos enriquecer com experências práticas e troca de informações com profissionais mais experientes.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

Realizei meu estágio na Escola Estadual Muncipalizada Campinas II localizada na Zona Rural da cidade de Sumidouro – RJ, que realiza suas atividades na Modalidade de Ensino Fundamental no horário matutino e vespertino. No período manhã a escola funciona com o ensino fundamental II do 6° ao 9° ano, no horário vespertino com 5 classes de 1° ao 5° ano. A escola conta com 33 funcionários.

A escola localiza-se na zona rural em uma região de pouca população. Possui linha telefônica que facilita bastante a comunicação com os órgãos superiores. A região é de difícil acesso e há transporte coletivo para população apenas três vezes ao dia.

  A escola funciona em um prédio do Estado do Rio de Janeiro, cedido para prefeitura.

A escola possui 8 salas de aulas,1 sala de leitura/TV/brinquedos, 1 cozinha,2 banheiro para meninas e 2 para meninos, 1 secretaria com banheiro para funcionários, 1 refeitório coberto, 1 depósito de merendas, 1 depósito de limpeza e 1 quadra poliesportiva coberta. A instituição segue o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação de Sumidouro que possui 200 dias letivos.

Os alunos são carinhosos e afetuosos. Tem uma frequência ótima, são comprometidos e responsáveis com a vida escolar. A prefeitura do município dispõe do transporte escolar para os alunos, professores e pessoal de apoio. A escola dispõe de uma alimentação saudável e de qualidade com acompanhamento de nutricionistas.

O principal objetivo da escola é fazer uma parceria com as famílias dos alunos e com a comunidade em geral, com essa parceria pretende que sintam o ambiente escolar acolhedor, e que possam confiar que seus filhos estão sendo educados e preparados para interagir uns com os outros sem preconceitos, sem distinção, oferecendo a todos um ambiente igualitário e transformador. A preparação para formação ética é um dos pontos fortes da escola do presente e do futuro. Trata-se de formar valores e atitudes diante ao mundo do consumismo, da droga, do abuso sexual, da violência, e diante, também, das formas de exploração que se mantêm no capitalismo contemporâneo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (438.7 Kb)   docx (128.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com