TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  12/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Ana Paula Pereira Delmondes Reis.

Janete Araújo Pereira Mendes.

Marcio Leni Negreiro Ribeiro Nascimento.

Marcia Maria da Silva.

Maria do Socorro de Lima Alves.

Maria Rosilânia.

ARARIPINA

2015.

[pic 2]

FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Ana Paula Pereira Delmondes Reis.

Relatório das atividades desenvolvidas como requisito parcial de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia.

ARARIPINA-PE

2015.

Dados de identificação

I- IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO

Nome: Ana Paula Pereira Delmondes Reis.

Área de conhecimento - disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Educacional.

II-  IDENTIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Nome da faculdade: Faculdade Regional do Jacuípe.

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia.

Disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Educacional.

III- DIREITOS DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Nome do diretor da FARJ: Amós Alves Santos.

Nome da professora do Estágio: Eva Maria Oliveira.

IV- DADOS DO ALUNO

Nome: Ana Paula Pereira Delmondes Reis.

Endereço: Rua campos Sales N° 165- Serrolândia- Ipubi-PE

Telefone: (87) 3964-2007

V- PERÍODO DE ESTÁGIO

Dados de início término: 30 de agosto do ano de 2015

Carga horária total: 100 horas

Epígrafe

        

Comunicação é um ato pedagógico.

Educação é um ato comunicativo.

(Paulo Freire)

Sumário

Introdução        

Relatório        

Atividades desenvolvidas        

Conclusão        

Referências        

Anexos        

Anexo I: Fotos.

Anexo II: Xerox do material apresentado durante o estágio.

Anexo III: Declaração.

Anexo IV: Certificado.

        

Introdução

A execução do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional pela professora Eva Maria de Oliveira, objetiva-se o conhecimento sobre o projeto educativo Casa Grande, sobre essa modalidade que envolve a educação juntamente com a cultura e história local.

Relatório

No dia 30 (trinta) de agosto do ano de 2015 (dois mil e quinze) fomos designados à nos descolamos para a fundação Casa Grande na cidade de Nova Olinda-CE, sob a coordenação de Eva Maria Oliveira para realizamos o projeto de visita cultural e histórico a Casa Grande-homem Cariri como objetivo de reconhecer a importância do local e resgatar a cultura regional e todo seu legado desde o homem primitivo ao índio cariri. Nós alunos (as) da faculdade Regional do Jacuípe e colaboradora da WEJ consultoria e ensino pedagógico. Saímos de Serrolândia às 6h00min da manhã com o objetivo de adquirir conhecimentos em gestão. Logo em sala de aula fomos notificados que iriamos ser divididos em equipes e cada uma teria seu líder, nossa equipe portanto, ficou composta por 6 (seis) pessoas: Marcio Leni Negreiro Ribeiro Nascimento, Janete Araújo Pereira Mendes, Ana Paula Pereira Delmondes Reis, Maria do Socorro de Lima Alves, Maria Rosilânia e Marcia Maria.

Nós se reunimos em quatro momentos na Escola Pedro Vicente de Souza, primeiro momento foi para estudo do projeto, segundo na Casa de Janete Araújo para pesquisar sobre o site da Fundação casa Grande- homem do cariri, terceiro juntamos na escola para elaboramos as 10 (dez) perguntas que iriam ser realizadas na fundação, o quarto encontro foi quando reunimos na casa de Marcio Leni Negreiro para elaboração do relatório, onde discutimos e debatemos sobre as várias etapas cada um pode  registrar do memorial.

Ao chegamos na Fundação Casa Grande às 8h00min da manhã, fomos recepcionados por 2 (dois) alunos que usavam pernas de pau, Alicia e Eduardo, onde fizeram uma pequena encenação em frente à casa para nos receber, e como estávamos em grupo nos dividimos em duas equipes. O nosso grupo entrou pela porta da frente para vivermos a história das relíquias dos quadros da sala do coração de Jesus e vários outros Santos, fomos acompanhados por um guia Augusto que explicou e apresentou tudo que existia no local do mais antigo ao mais recente e falando sobre as famílias que ali moravam, quem colocou os primeiros tijolos e os primeiros santos, ele falou de uma estátua que estava exposta na sala, de um Índio Kariri- Karireies que era tido como protetor da casa. Na sala seguinte vimos um conjunto de artefatos ritualísticos passado pelo corredor do feco onde tinha quadros mostrando a história e a divisão da chapada do Araripe, que é formada pelos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco e onde entramos também no sítios mitológicos e arqueológicos e várias lendas e mitos e vestígios das origens que eles deixaram com seus antepassados.

Na terceira sal ele explicou os mitos e lendas das histórias contadas pelos povos da região e falaram também de algumas lendas em lugares encantadas.

A aluna Letícia nos contou sobre uma lenda da Maiara a mãe da água, que a mesma era a protetora dos rios e lagos da Chapada do Araripe.

A quarta sala mostrava as gravuras da arte rupestres que era as pinturas que os índios usavam para se comunicar e as pinturas feitas nos seus corpos e não pedras.

Augusto convidou Welson e Edna para fazer um desenho de um corpo de acordo com o quadro que tinha lá na casa feito por índios da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (83.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com