TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

NOME: JOSÉ EDUARDO DE SOUZA

RGM: 20349921

CURSO: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)- EAD

INSTITUIÇÃO: CRUZEIRO DO SUL/ UNIFRAN-FRANCA/SP

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

ANO/SEMESTRE: 2018/2

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola (sede) Centro Municipal de Educação Infantil “Doce Lar”- CMEI está localizada à Rua Louzirval de Carvalho, nº 55 no distrito de São João do Sobrado, pertencente à rede pública da cidade de Pinheiros, no estado do Espírito Santo.

O prédio escolar tem uma estrutura física totalmente adequada para esta faixa etária, e ainda atender crianças com deficiência física. A escola conta com 05 salas, possui ainda mais 03, que estão sendo distribuída, 01 no Assentamento Maria Olinda de Menezes, 02 no Assentamento Saturnino Ribeiro dos Santos. Conta também com 01 cozinha com banheiros para as serventes, 01 refeitório, sala da diretora, sala dos professores, 01 secretaria, 02 banheiros para as crianças com espaço para escovação e banho, 01 banheiro para os funcionários, 01 área de lazer com parquinho adequado para a idade dos alunos.

Nas salas de aulas há varias mesinhas com pequenas cadeiras, armários, 01 televisão, 01 DVD, data show e muitos brinquedos e jogos para o desenvolvimento das atividades propostas.

Todas as salas são excelentes para um bom atendimento às crianças, pois são bem iluminadas, lousas, boa ventilação e espaçosas para atender as demandas das crianças para terem um bom desenvolvimento quanto à aprendizagem das mesmas.

O corpo docente da escola é composto por 11 professores e também possui um apoio pedagógico com formação superior e um coordenador pedagógico, psicólogo, nutricionista, e ainda uma dentista que faz acompanhamento na escola.

 INTRUDUÇÃO

O Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia é uma atividade obrigatória integrante do Projeto Político Pedagógico do curso. Como apresentado dentro de preceitos legais como a lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB 9394/96) que estabelece regulação para o estágio supervisionado, bem como as Diretrizes nacionais para o curso conforme Resolução Nº 1, de 15 de maio de 2006.

Por isso a importância da aplicação do estágio supervisionado, pois através de uma relação professor- aluno é que me possibilitará de construir novas alternativas para o desenvolvimento pedagógico, que por sua vez só é possível através do diálogo entre a teoria e a prática.

A escola CMEI “Doce Lar” é uma escola onde atende a maioria das crianças que são consideradas de classe media baixa, sendo que a maior parte desses alunos são filhos de agricultores e funcionários. Segundo a diretora os alunos têm um bom desenvolvimento escolar, pois a preocupação da mesma e de todo corpo docente é a formação de futuros cidadãos de bem.

 PERFIL DOS PROFESSORES

O estágio supervisionado na educação infantil foi realizado nos dias 11/10 à 01/11 /2018. Nesse estágio tive uma carga horária de 100h e 15min, distribuídos da seguinte maneira: 35h e 05min na observação, onde pude realizar através da observação uma análise e diagnóstico da realidade em todo espaço escolar na Educação Infantil.  

Já na participação e auxílio aos professores 30h e 20min, onde também contribui diretamente com professores e alunos, auxiliando- os nas atividades pedagógicas diárias da escola.

Na parte da regência realizei 34h e 50min; executei juntamente com os professores regentes planos propostos, pois foi o momento mais importante, por que tive a oportunidade de desenvolver as minhas habilidades necessárias para minha formação.    

Durante todo período do estágio fui bem recepcionado pelos 02 professores (a); Abília e Jurandir e todos os alunos. Os dois profissionais me deram informações bem detalhadas sobre suas metodologias de trabalho e desempenho dos alunos, e apresentando ainda os alunos que possuíam dificuldades de aprendizagem e traçando possíveis propostas de intervenção pedagógica para o desenvolvimento dos mesmos.  

Os professores possuem um perfil da seguinte maneira:    

     Professor(a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Abília Aguiar dos Santos

11 anos

Pedagogia- Licenciatura

11 anos

11 anos

Jurandir Cardoso dos Santos Júnior.

03 anos

Licenciatura Plena em Letras Português/ Inglês.

03 anos

03 anos

 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO (OS) PROFESSOR (RES)

Durante o período das aulas pude observar as práticas pedagógicas aplicadas dos dois professores, e suas relações com os alunos.

Professora Abília.

A professora usa uma prática pedagógica muito dinâmica, fazem o ambiente escolar bem aconchegante e acolhedor, para que as crianças de acordo as suas necessidades tenham um aprendizado mais significativo. Também utiliza práticas teóricas com relação ao método de aprendizagem.

A sala de aula é um ambiente bem didático, os alunos ficam bem à vontade para ter uma socialização e desenvolver uma aprendizagem mais eficaz das crianças. A professora é uma grande mediadora onde estimulam as crianças criando situações desafiadoras, possibilitando- as para um desenvolvimento raciocínio lógico sobre aspectos da realidade.

Percebi que entre professor e aluno, a uma relação muito bacana, pois ambos são transmitidores de informações. Sendo assim, professor e aluno aprendem juntos. A professora explora bastante a linguagem oral e escrita das crianças por meio da matemática, natureza e sociedade, e ainda contação de histórias bem caracterizada, utilizando uma linguagem bem lúdica. Foi possível também presenciar e participar de muitas brincadeiras, jogos e danças.

O professor Jurandir é bem atencioso e paciente em relação aos alunos. A pesar de ter presenciado poucas vezes, ele tem desenvolvido atividades bem criativas, onde os alunos pôde se concentrar para a realização das atividades facilitando assim para um desenvolvimento mais amplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com