TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA - FILME UMA LIÇÃO DE VIDA

Por:   •  23/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  1.640 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO

CURSO DE PEDAGOGIA

JULIETE BEZERRA DE OLIVEIRA

UMA LIÇÃO DE VIDA, FILME DE JUSTIN CHADWICK (2014): resenha crítica

Pedreiras/MA

2019

JULIETE BEZERRA DE OLIVEIRA

UMA LIÇÃO DE VIDA, FILME DE JUSTIN CHADWICK (2014): resenha crítica

Resenha apresentada a disciplina de Alfabetização e Letramento do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco-FAESF como condição para obtenção de nota.

Professora: Erliene dos Santos Sousa

Pedreiras/MA

2019

1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Inicialmente será apresentada a ficha técnica do filme analisado, reunindo o conjunto de informações sobre dados bibliográficos, gênero, personagens e demais elementos técnicos e gerais sobre a obra.

TÍTULO ORIGINAL

The First Grader

LANÇAMENTO ORIGINAL DO FILME

2010

ROTEIRO

Ann Peacock

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Origin Pictures

DIRETOR DE FOTOGRAFIA

Rob Hardy

GÊNERO

Biografia, Drama

IDIOMA ORIGINAL

Inglês

NACIONALIDADE

Reino Unido, EUA e Quênia

TÍTULO NO BRASIL

Uma lição de vida

LANÇAMENTO NO BRASIL

14 de agosto de 2014

DIREÇÃO

Justin Chadwick

PRODUTOR ASSOCIADO

Ed Rubin

TRILHA SONORA

Alex Heffes

DURAÇÃO

120 min.

COR

Colorido

ESTÚDIO: BBC Films e UK Film Council

DISTRIBUIDOR: Europa Filmes

ELENCO PRINCIPAL

OLIVER LITONDO

Personagem: Kimani N'gan'ga Maruge

TONY KGOROGE

Personagem: Charles Obinchu

NAOMIE HARRIS

Personagem: professora Jane Obinchu

NICK REDING

Personagem: Officer Johnson

SAM FEUER

Personagem: American Journalist

VUSI KUNENE

Personagem: Mr. Kipruto

2. APRESENTAÇÃO

Baseado em fatos reais, o filme Uma Lição de Vida conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano que no auge dos seus 84 anos está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola e ser alfabetizado. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade, marcando o conflito do personagem, mote do roteiro do filme.

Sustentado em fatos históricos, o longa metragem mostra o fim do domínio inglês no Quênia, e toda a restruturação governamental do país para garanti o futuro da população. Uma das primeiras medidas tomadas foi a de garantir “educação para todos”. Diante desse pano de fundo para o roteiro, Kimani Ng’ang’a Maruge, um senhor de 84 anos vê a grande aprender a ler. Por isso, se dirige a uma das poucas escolas primárias que começam a aparecer nas regiões mais ermas da nação.

Para o personagem essa é a sua única e última oportunidade de finalmente entender o mundo ao seu redor, após tanto sofrimento e dor. Mas o fato de ter um ancião em sala de aula com outras crianças não foi encarado de modo simples. A presença de um idoso em sala de aula gera uma comoção nacional: alguns o acusam de roubar espaço de outras crianças, outros de que não passa de um golpe de mídia.

Foto 01: Cena do personagem Maruje em sala de aula, rodeado de crianças.

[pic 1]

Fonte: Europa Filmes (2014)

Manifestantes contrários a seu aprendizado se tornam cada vez mais violentos, e ameaças surgem a todo instante. No centro dessa confusão, está a professora Jane Obinchu (Naomie Harris), que decide abraçar a causa prometida pelo governo e assumir também esse esforço em favor desse aluno especial e de histórico tão particular. As crianças da escola, ao se unirem para proteger sua professora e incluir Maruge nas atividades, mostram que resistência e união podem sobrepor-se ao preconceito e a violência.

O desenrolar do roteiro vai além dos conflitos de Maruje para ser matriculado na escola primária junto com os menores, destacando todos os percalços por ele enfrentados, como por exemplo, a humilhante exigência para que usasse uniforme infantil ao frequentar as aulas, apontando como crítica social a exclusão escolar das pessoas idosas, as rivalidades entre etnias e os oportunismos sociais presentes em qualquer sociedade.

3. ESTRUTURA

De acordo com Verzola (2012) o roteiro de um filme deve obedecer uma curva dramática específica, que consiste no crescimento da situação dramática vivenciada pelos personagens até atingir o clímax, mostrando a resolução dos conflitos, seguindo então momentos de relaxamento e a volta da normalidade com a conclusão.

Segundo o referido autor por meio de uma trama, um personagem corrige ou não uma falha, supera ou não um trauma.  Na curva dramática clássica a história começa de um ponto de partida que mostra o recorte escolhido para apresentar ao espectador a situação, representa o estado inicial de repouso ou equilíbrio do protagonista. Por algum motivo há uma ruptura do conforto inicial, então o protagonista parte para a busca de um novo equilíbrio, que é representado pelo crescimento da curva. O ponto de clímax é o ponto onde o conflito alcança seu grau máximo e se resolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com