TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Anos Iniciais

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome do aluno: __________________________________________ RA: ______ Polo:______

Entrevista realizada com um professor do: Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano)

ROTEIRO DE ENTREVISTA

INFORMAÇÕES GERAIS

Cidade onde o professor atua: Campo grande  

(X ) Escola pública ( ) Escola particular

Etapa: (X ) Ensino Fundamental

Turma/classe na qual leciona: 3º Ano do ensino fundamental

Idade do(a) professor(a) entrevistado(a): 30 anos

Tempo de atuação como professor(a): 5 anos

Formação do(a) professor(a): licenciada em pedagogia e pós graduada em gestão e coordenação escolar.

No dia 03 de maio de 2021, realizei a entrevista via celular, com a professora pós graduada, que atua no 3º ano do ensino fundamental neste ano de 2021, formada desde 2015 pela universidade Anhanguera de Campo Grande.

A professora relata que por conta da pandemia(covid-19), as aulas remotas de toda a rede escolar, tem sido remota via grupo de whatsapp, a organização tem sido árdua, tendo que providenciar equipamentos para as aulas remotas, como: celular, computador, quadro branco, suportes para gravação e organizou uma sala de aula improvisada em sua cozinha, o único local que tem espaço em sua casa, para deixar os materiais que é utilizado para gravar suas aulas e que é uma forma de trabalho diferenciado.

O início das aulas seguiu o calendário escolar, conforme os outros anos, de forma remota através de live no google met, com todos os professores da escola, através dessa participação a gestão orientou os professores sobre suas atribuições, condutas e suas práticas pedagógicas no ano letivo, como forma de ampliar o seu conhecimento e ajudar a organizar as aulas remotas neste ano atípico. Como forma de acolher as famílias, a escola criou um grupo de cada sala via whatsapp, estreitando a relação professor, aluno e família, para conhecer as dificuldades e os anseios.

O planejamento é organizado individual, semanalmente, cada professor elabora o seu trabalho pedagógico conforme o referencial curricular circunstancial de sua turma, com componente curricular, unidade temática, objeto de conhecimento, habilidades e situação didática, a diretora da escola disponibilizou um arquivo com dados de aplicativos que podem ser utilizados para auxiliar os professores nas gravações das aulas. A professora organiza seu planejamento no drive do google e compartilha com a coordenadora e diretores da escola e com a professora especializada que acompanha uma aula com deficiência da sua turma.

 No começo das aulas eram elaboradas somente com fotos e áudios das atividades e enviadas na sala virtual, criada pelo whatsapp, em tempo real de aula, com interação da professora com os alunos, mas as crianças tinham muita dificuldade em realizar as atividades, então a professora começou a gravar vídeos, fazendo a leitura e explicação das páginas do livro didático e enviando para os alunos, mas tiveram outro problema, o celular dos pais dos alunos não suportavam tanto arquivo para os estudos de seus filhos. Mais uma vez a professora entrou em ação e criou um canal do youtube, onde posta todas as aulas gravadas com a leitura e explicação de cada página do livro didático com as atividades, no canal é gerado um link para compartilhamento que facilita o acesso dos alunos, desta forma não sobrecarrega o celular dos pais e nem o da professora. Foi criado também formulário do google para o envio das atividades realizadas pelos alunos, a professora relata que dessa forma ficou mais fácil de trabalhar e organizar o planejamento.

Primeiro ela elabora o planejamento com o referencial curricular da turma do 3º ano, após organizar as atividades no PowerPoint, das páginas do livro que vai enviar aos alunos, faz a gravação de vídeos com a explicação. A professora relata que teve dificuldade em achar aplicativos que gravasse a tela do computador, então resolveu fazer pesquisas na internet e até mesmo na escola com outros professores para ajudar na elaboração dos vídeos. Com a ajuda dos colegas instalou em seu notebook, esse que ela teve que comprar mesmo sem condições, para poder trabalhar de forma remota de sua casa. Os aplicativos que utiliza são: OCam, PowerPoint, câmera, celular, suporte, AZ Screen Redorer, CamScanner.

 A professora relata com orgulho o avanço que a turma teve, pois fez uma observação que em 2019 o último ano que os alunos tiveram aula, em sala de aula, estavam no 1º ano, início da alfabetização e que foi  interrompido subitamente devido a pandemia, muitos não sabiam ler e nem escrever, relata que com as aulas explicada através do seu canal no youtube, teve um aluno que enviou um áudio dizendo que está muito feliz, pois está conseguindo ler sem ajuda de sua avó que o acompanha nas aulas.  A avó também enviou agradecendo a dedicação e o carinho com o neto, são poucos os alunos que participam das aulas remotas pelo whatsapp em tempo real, os pais e ou responsáveis também fazem parte do grupo da sala no whatsapp, em horário de aula da turma, os que participam são os que a professora mais ama, porque sabe que está fazendo um trabalho de qualidade ensinando e alfabetizando esses alunos que tem o interesse de aprender todos os dias e tem até recreio nas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com