TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estogio dos anos iniciais do ensino Fundamental

Por:   •  1/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Campos Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia – EAD

UNIFRAN

Kelly Santos Silva Lacerda

2214150042

Relatório de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2016

CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS-MG

Relatório de Estagio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Características da Escola

O meu Estágio foi feito na Escola Deolindo de Freitas Paixão que fica localizada na Avenida: Rodrigo Castilho de Sene, n° 1140 no bairro centro, cidade de Conceição das Alagoas– MG. Telefone 3321-3594, uma escola pública preparada para receber alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental na qual pude realizar meu estágio no 1° ano do ensino Fundamental.

Descrição da estrutura da escola

O Presente relatório de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma síntese das observações que realizei na escola municipal Deolindo de Freitas Paixão. A instituição é uma escola que integra atividades em suas aulas aumentando conhecimentos as suas crianças usando cada vez mais jogos pedagógicos, higiene corporal, músicas, coordenação motora etc, para que eles possam aprender.

No ambiente em que elas ficam a sala de aula é arejada, com ventiladores lousa com uso de pincel, tem várias mesas, armários para guardar o material dos alunos, as paredes são todas decoradas com figuras de animais e personagens de desenhos, letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo e os números, murais, calendários, etc. A escola Deolindo de Freitas Paixão é grande, com uma sala de direção, orientação, coordenação, secretaria, biblioteca, refeitório, almoxarifado, banheiros, sala de TV, sala de Computação, 15 salas de aula, sendo mais quatro destinadas a Educação Infantil de 4 a 5 anos, um parquinho com escorregador, cavalinhos, e outros brinquedos na área externa. Os alunos são da própria comunidade, e muitos que estudam lá os pais foram alunos da mesma escola.

A escola mantém aspectos e hábitos tradicionais, como por exemplo, formar filas no pátio, separadas por turma, logo na chegada dos alunos e cantar o Hino Nacional e o Hino da Escola, antes de seguirem para as salas de aula.

Introdução

Pude observar nesse estágio do Ensino Fundamental que a escola propõe um aprendizado aos seus alunos construtivista, valorizando o que o aluno é capaz de fazer, construir e participar ativamente com seu próprio aprendizado.

O meu estágio foi realizado em uma turma do primeiro ano com 26 alunos com carga horária de 100 horas de segunda a sexta, das 7: 00 às 11:30 do ensino fundamental com crianças de seis anos do período do matutino.

O planejamento da professora é feito semanalmente. Os objetivos no plano da sua aula consistem no desenvolvimento da escrita, na leitura, conhecimento do alfabeto e suas junções e a pedagoga da escola sempre oferece apoio e sugestões que contribuem para o crescimento das crianças no que diz respeito ao aprendizado e desenvolvimento de suas necessidades.

Durante as aulas, além de cadernos de aula e casa também são utilizados cadernos de Apoio Pedagógico. Ela usa estratégias como jogos, brincadeiras e atividades em sala de aula.

Ela faz a avaliação no dia a dia, pela escrita, e testa também o conhecimento de seus alunos. Os que apresentam dificuldades na aprendizagem recebem atendimento individualizado, com atividades de reforço dentro ou fora, conforme a necessidade. Os casos mais complexos,quando há necessidade,são levados à apreciação do Conselho de Classe.

A professora procura relacionar o tema de estudo ao cotidiano dos alunos, e também tenta associá-los aos conhecimentos e experiências previas dos alunos. Incentiva essa interação, sempre afirmando que acredita no potencial de cada um, durante as aulas e as atividades. Quando faz lançamento de letras do vocabulário, inicia contando uma historia, e diante desta retira palavras que deseja que sejam trabalhadas em aula. Desta forma chama a atenção dos alunos para o assunto dado na aula e faz com que todos participem e interajam entre si.

Chegando, na sala fui recepcionada com alegria e satisfação pela professora e pelas crianças. A professora realizava com seus alunos uma afetividade informal, contribuindo para a socialização das crianças e isso faz com que ela conheça cada vez mais cada uma delas. Os conteúdos oferecidos pela professora para seus alunos durante meu estágio foram roda de história, músicas, atividades de matemática, português, conhecimentos gerais e outros montagens, estimulando o desenvolvimento motor, a memória a sensibilidade e a atenção das crianças. A professora também trabalha com as crianças modelagem com massinhas e brinquedos pedagógicos que estimulam o raciocínio, a criatividade e o desenvolvimento das mesmas.

A professora Adriana é graduada e pós- graduada em matemática. Hoje depois de 20 anos de docência e 12 anos docência na instituição Deolindo de Freitas Paixão está terminando pedagogia, isso sem contar com sua especialização em Educação Especial.

Quando vão lanchar as crianças vão ao refeitório, lancham depois tomam água e vão para o recreio.

O estágio para mim foi inesquecível e marcante, fiquei encantada e ao mesmo tempo apreensiva, mas a professora me deixou a vontade, dando liberdade para que eu a ajudasse em todas as atividades com as crianças.

Como a professora havia pedido pude oferecer atividades para as crianças, senti muito orgulhosa e feliz, assim deixei que eles ficassem bem à vontade, brincando. Depois que todos estavam bem calmos e socializados, fiz uma rodinha e começamos a cantar, incentivando os cada um para que cantasse uma música e falasse seu nome, foi um estimulo de aprendizado.

Todos conseguiram participar, e eu graças a Deus consegui manter a aula em andamento e ritmo. Logo fomos chamados para o lanche e a professora deu continuidade à aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com