TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio ensino fundamental

Por:   •  3/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  6.196 Palavras (25 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

RAISSA PRISCILA SANTOS DA COSTA CASAGRANDE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Jaru/RO

2016

RAISSA PRISCILA SANTOS DA COSTA CASAGRANDE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Daniele Rocha Gongora Pedrazani

Tutor de sala: Geziel Soares

Jaru/RO

2016

sumário

INTRODUÇÃO                4

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 Caracterização da Instituição        5

2 ROTINA OBSERVADA          6

3 REFERENCIAL TEÓRICO        9

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

5 RELATO DA INTERVENÇÃO............................................................................        16

6 MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................18

REFERÊNCIAS .........................................................................................................18

        


INTRODUÇÃO

No presente relatório serão apresentadas atividades do Estagio Curricular Obrigatório II, do curso de pedagogia da Unopar. Atividades desenvolvidas no decorrer do estagio foram: observação das aulas, elaboração de projeto educacional e aplicação do projeto pelo estagiário e sala.

 A intenção do relatório é documentar as experiências do estagiário nos anos iniciais do ensino fundamental, onde foi vivenciado na prática tudo que se aprendem na teoria.

O estágio de docência nos anos iniciais do ensino fundamental teve como objetivos aprimorar a prática em sala de aula o propiciar aproximação concreta da realidade profissional através de situações reais de trabalho envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. A finalidade do estágio está em proporcionar ao acadêmico do Curso de Pedagogia um período de observação, tempo em que o estagiário busca caracterizar o atendimento dado aos alunos em diferentes turmas em sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse contexto o estágio favorece a observação e diagnóstico da realidade, seguida de Planejamento e aplicação de proposta de intervenção docente.

Tema proposto para o projeto de intervenção foi “Alfabeto todo dia”. Pois, a partir da observação feita na escola, pode-se notar que muitos alunos chegam no 5° ano sem terem sido alfabetizados. Alfabetizar todos os alunos nas séries iniciais tem implicações em todo o desenvolvimento deles nos anos seguintes. Por isso, o desafio requer trabalho planejado, constante e diário, conhecimento sobre as teorias e atualização em relação as pesquisas sobre as didáticas específicas.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

         O estágio supervisionado propõe o fortalecimento da relação entre a teoria e a prática, torna-se um momento de importante contribuição no processo de formação docente. Proporciona a nós futuro educadores, um contato imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor do ensino fundamental.

O estagio é o momento de confrontar toda teoria estudada com a pratica e vivencias em sala de aula, além de observar o trabalho e o dialogo dos profissionais da modalidade. Um dos objetivos do estagio é vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. E deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno, para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes. Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9.394/96, conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”. Dessa forma, constata-se que o estágio supervisionado, faz parte da nossa formação educacional, sendo garantido por lei. De acordo Tracz   (2011), diz que “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. O estagiário poderá utilizar essas informações como base de sua formação, para poder aplicá-la na sua pratica docente.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A escola municipal de ensino fundamental Maria de Lourdes da Silva, está situada na Rua Raimundo Barreto, nº 863, Jardim Esperança, (Setor 07), no Município de Jaru, Estado de Rondônia, telefone (069) 3521-4978. A Escola tem como Entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Jaru.  Criada através do Decreto 1315/GP/94 de 21.03.1994 visa a atender crianças, jovens e adultos, residentes nas suas proximidades, oferecendo Escolarização de 1º ao 6º Anos do Ensino Fundamental Regular no período diurno e do 1º ao 8º Anos do Ensino Seriado Semestral - EJA – Educação de Jovens e Adultos, perfazendo um total de 558 (quinhentos e cinquenta e oito) alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (276.2 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com