TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio ensino fundamental

Por:   •  7/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

VANESSA GOMES DA MOTA RA: 1659184970

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CRISTALINA GO

2017

[pic 2]

VANESSA GOMES DA MOTA RA: 1659184970

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I.

CRISTALINA GO

2017

Sumário

Identificação        4

Introdução        5

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-   Ensino fundamental I        6

1 Observação e Interação na Escola        6

Dados de Identificação        6

2 Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola        7

3 Plano de aula        8

4- Regência.        14

Considerações finais        16

Referências bibliográficas        17

Anexo n. 01 – entrevista        18


Identificação

Nome do Estagiário: Vanessa Gomes da Mota

RA:1659184970  

Curso: Pedagogia

Semestre: 5°          

Ano: 2017

Início do estágio: 09 / 05 /2017

Término do Estágio: 30 /05 / 2017

Tutor Presencial: Elisângela da Silva Castro

Tutor à distância: Cláudia Macharete Bezerra de Araújo.

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola municipal Eduardo de Paiva Rezende

Endereço: Área especial/Bairro: Henrique Cortes Cidade: Cristalina-GO  

Telefone: (61) 36126963

Representante Legal: Evany Maria Lopes da Silva

Supervisor de Campo: Núdia Viviane Ferreira de Faria

Introdução

 

 O objetivo do estágio é proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural científico e pedagógico de formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania.

O estágio foi realizado na Escola municipal Eduardo de Paiva Rezende Cristalina-GO onde atende crianças das séries iniciais do ensino fundamental (1º ano ao 5º ano), na faixa etária de 6 a 10 anos.

 A intervenção foi feita no período da tarde. As atividades foram desenvolvidas no decorrer do estágio – observação das aulas e prática docência – possibilitou uma experiencia para o futuro exercício da carreira de pedagoga.

 Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante essa experiencia para a profissão, configurando-se como documento requisito para avaliação da aluna de pedagogia.



Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-   Ensino fundamental I

1 Observação e Interação na Escola

Dados de Identificação

Nome da escola: Escola municipal Eduardo de Paiva Rezende

Endereço: Área especial/Bairro: Henrique Cortes Cidade: Cristalina-GO  

Órgão mantenedor: Federal (  )   Estadual (   )   Municipal (X)   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã (X) tarde (X) Noite (X)  

Séries ofertadas: 1° ao 9° ano Ensino Fundamental e EJA

Número de alunos: 578

 Funciona de segunda à sexta-feira das 07h45 às 22h00min. A observação foi feita no período vespertino das 13;00 a 17;00 horas assim que o aluno entra na sala de aula e feita a oração do Pai Nosso.

 Desde o primeiro dia que foi começado o Estágio, tive uma impressão muito satisfatória a respeito da Professora. A começar pela didática dela que é envolvente e satisfatória, praticamente toda a turma está em hipótese de escrita e quanto à leitura, a maioria tem prazer neste exercício.

 Nesta turma de 18 alunos, há mais ou menos quatro que ainda não são alfabéticos, mas ainda assim a professora não desiste, preparando conteúdos especialmente para eles, o tempo todo em meio às atividades os estimula, incentiva e encoraja.

 A rotina dos alunos muda diariamente, de forma aleatória eles têm educação física, informática, música, dentre as matérias habituais como: português, matemática, ciências, história, geografia e assim por diante, dando a eles um prazer maior em estar na escola reduzindo muito a frequência de faltas e evasão.

 A relação professor-aluno é muito boa e saudável, a forma que a professora se dirige a seus alunos é uma lição de paciência, com muito respeito, poucas vezes a ouvi gritar e assim, eles a tratam da mesma forma, e como eu passei muito tempo dentro da sala, acho pouco provável ter me enganado a respeito dela. Seus alunos são muito educados e esforçados e demonstram ter um amor incondicional por ela, isso nada mais é, que frutos de um trabalho bem feito com amor e compromisso.

 Na escola possui 12 salas de aulas, secretaria, pátio interno, cozinha, sanitário feminino, sanitário masculino, sanitários para professores, refeitório, sala de vídeo e tv, biblioteca, laboratório de informática, sala de leitura e quadra coberta. Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro. Foram utilizados, jogos, lousa e giz, mapas, gráficos e livros paradidáticos como recursos didáticos. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco; dos Números e sistemas de numeração, de modo geral a aula foi realizada oralmente pela professora, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. Quanto a atuação do professor, seu desempenho demostra que Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre alunos para a resolução dos problemas/ atividades propostas e tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola. Durante a aula os alunos demonstraram interesse, realizaram com facilidade as atividades propostas, cooperaram entre si, respeitaram o professor. Quanto a avaliação, houve observação pelo professor. Quanto ao ambiente escolar, Preocupação com a prevenção de acidentes, Acessibilidade para alunos com deficiência, Salas de recursos multifuncionais, Atendimento multidisciplinar e Limpeza.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (537.1 Kb)   docx (700.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com