TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio ensino fundamental

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 14

Cabeçalho

Curso: Pedagogia

Instituição: Unicid – Universidade Cidade de São Paulo

Nome: 000000

RGM: 00000000

Disciplina: Estagio curricular Supervisionado em Ensino Fundamental I

Ano/semestre de realização do estágio: 2018/01

Caracterização da Escola

Nome da escola: Colégio Progressão

Avenida 0000000000000000000000000000

Dependência administrativa: Escola de rede privada.

Diretoria de Ensino da Região de

O estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi realizado nas turmas do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental.

O 0000000possui uma ampla infra-estrutura, o que possibilita o pleno desenvolvimento pedagógico dos alunos. O colégio conta com quadra poli esportiva coberta, piscina, 20 salas de aula, sala de leitura, sala de culinária, sala de artes, sala estudos com internet, laboratórios de ciências entre outros espaços.

As salas contam com sistema de ar condicionado, ótima iluminação, lousas que são utilizadas como apoio nas explicações, pois os alunos contam com apostilas para cada disciplina (estas ficam em sala de aula, e os alunos as levam para casa de acordo com as tarefas que devam ser realizadas em casa). Os professores possuem apostilas especiais, onde constam todo o conteúdo que será dado em sala de aula, respostas das atividades, atividades complementares e algumas explicações que são dadas aos alunos conforme critério do professor.

A escola atente alunos desde o berçário, ensino infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e pré-vestibular, sendo estes dois últimos separados por uma estrutura física; as salas de aula assim como a entrada são feitas por portões separados e hora do intervalo é feito em horários diferentes, o que garante a segurança dos alunos mais novos.

Na sala de estudos, onde também funciona uma pequena biblioteca física, os alunos mais velhos (do ensino fundamental II em diante) podem permanecer por um período de tempo, mesmo que durante o horário de aula, caso não se sintam à vontade de permanecer em aula naquele momento, desde que não seja dia de avaliação.

Introdução

Iniciei meu estagio no colégio 0000000 no dia 23 de abril e terminei no dia 15 de maio, totalizando 100 horas, sendo estas divididas em 3 grupos segundo a proposta de atividades disponibilizado pela Unicid: auxilio no acolhimento, recepção dos alunos na entrada da escola e monitoramento dos mesmos até a entrada do professor em sala de aula; acompanhamento dos alunos durante o recreio; observação do processo ensino aprendizagem em sala de aula; auxilio na aplicação de atividade nas disciplinas de Português, Artes, Geografia, Matemática e Educação Física; sala de leitura e biblioteca, interação com os alunos de várias classes, auxiliando na procura de livros, indicação de leituras e auxilio em atividades para casa; estudo do plano pedagógico da escola e observação do seu funcionamento; conhecimento dos projetos pedagógicos da escola.

Durante todo o tempo em que realizei o estágio fui muito bem recebida por todos os professores, mesmo por aqueles que não tive contato observando suas aulas, como pelos funcionários e pelos alunos de todas as turmas, que acabei tendo contato no período onde observava o intervalo/ recreio, ou quando ficava na biblioteca/ sala de estudos.

Nos dois primeiros dias de contato com a escola, fui levada a conhecer a instituição, suas estruturas, funcionamento, bem como me foi apresentado o projeto pedagógico e pude fazer uma pequena análise do que me foi disponibilizado, totalizando 7 horas. Conheci todas as instalações e fui informada sobre seu funcionamento, quantidade de alunos, que chega a aproximadamente 2000 alunos, atendendo desde o berçário até o pré-vestibular e possui aproximadamente 200 funcionários.

Sobre o estudo dos projetos e planos pedagógicos da escola, me foram apresentados logo nos primeiros dias para que eu pudesse ter uma idéia das turmas que iria acompanhar e as atividades que eu observaria e auxiliaria. Pude notar um planejamento muito bem estruturado de todo o semestre, sendo que este me parece que se deve ao fato dos professores terem uma apostila onde são indicadas todas as atividades e possuem dicas sobre a forma de conduzir a aula, porém fica a critério do professor acrescentar ou modificar a forma que irá apresentar o conteúdo, desde que não fuja da proposta das apostilas. Nestes planos encontram-se desde o material que pode ser utilizado, passando pelos espaços escolares possíveis para sua execução até a duração da atividade. Conforme pude observar em sala, os professores sempre informam aos alunos se eles estão em dia com a matéria, ou estão atrasados.

No acompanhamento do acolhimento dos alunos (a entrada dos alunos na escola) tive contato não só com as turmas que observei e auxiliei como também as demais turmas do colégio, porém me atentei a observar as series da primeira etapa do ensino fundamental, já que este é o objetivo deste estagio supervisionado. A entrada dos alunos é feita por dois portões diferentes: um para a entrada dos alunos do ensino médio e pré-vestibular, e outro para os alunos do ensino fundamental, ensino infantil e maternal, sendo que eu acompanhei a entrada sempre do segundo portão. A entrada dos alunos tem início às 06h50min horas e finaliza 07h30min. Há sempre no mínimo duas funcionárias nos portões recepcionando os alunos. Nesta etapa foram cumpridas 25 horas.

No período de observação em sala de aula, que durou 28horas e 30 minutos, o qual realizei em duas salas (2º e 3º ano) pude perceber que a forma de ministrar as aulas era bem diferente nas duas salas. Enquanto a professora do 3º ano era bem mais calma a do 2º ano era muito descontraída, mas as duas excelentes profissionais, e cada uma, a sua maneira, passavam os conteúdos para os alunos e estavam sempre muito preocupadas se todos estavam acompanhando as aulas, além de apresentarem um alto grau de competência no exercício de suas funções, além de serem muito carinhosas e educadas com seus alunos, e estes aparentavam ter muito respeito e afeto pelas professoras.

Auxiliei na aplicação de atividades algumas aulas de Artes, onde percebi falta de perícia por parte da professora desta disciplina com relação à organização das aulas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com