TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado educação infantil - IV

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

MARCILENE DO CARMO MUNIZ

RA 2746623317

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

BELO HORIZONTE – MG

2014

[pic 2] 

MARCILENE DO CARMO MUNIZ

RA 2746623317

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO –

EDUCAÇÃO INFANTIL

ETAPA IV

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil

BELO HORIZONTE - MG

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno..................................................04

Introdução......................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil

1 – Observação e Interação na Escola........................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola................................................................9

3 – Plano de Aula...........................................................................10

4 – Regência...................................................................................11

Considerações Finais....................................................................12

Referências Bibliográficas........................................................... 15

Anexos............................................................................................16

IDENTIFICAÇÃO  

Nome do Estagiário: Marcilene do Carmo Muniz

RA: 2746623317

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 03 / 09 /2014

Término do Estágio: 11 / 11 / 2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Instituto Educacional Ipê Amarelo

Endereço:  Avenida Portugal nº 450 – Jardim Atlantico – cep 31.550-000 – nesta cidade – BH

Telefone:

Responsável: Cristhiane Mello

I – INTRODUÇÃO

Este relatório tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas pela aluna Marcilene do Carmo Munizl,  durante a execução de seu Estágio supervisionado na Educação Infantil , no curso de Licenciatura de Pedagogia, pela Faculdade Anhanguera – Belo Horizonte – MG, responsável pela formação acadêmica da aluna. Realizado numa turma de 1º período (4) anos, numa Instituição de ensino privado, denominado Instituto Educacional Ipê Amarelo, nesta mesma cidade – Belo Horizonte – MG. Uma Instituição de ensino que tem como base uma educação centrada no aluno e na forma como este interage com o mundo, fundamentando-se na proposta educacional Construtivista.

Segundo Vygotsky(1989, p.148 apud HERMIDA, 2007, P.285)

 “As experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento. É através da experiência social mediada no outro, nas diversas situações de convívio social da qual participa, que a criança aprende parte significativa das ações e conhecimentos necessários para sua inserção no mundo.”

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO

Neste período de estágio, a aluna estagiária se portou a adquirir a confiança da turma, e trabalhou de forma a valorizar a aprendizagem dos alunos, apresentou planejamento de algumas aulas, as quais foram ministradas com êxito. Auxiliou o educador na efetivação da aula, executou atividades recreativas, lúdicas, jogos, etc. momento de aprendizagem mediada pelo prazer de brincar e vivenciar a infancia; foi trabalhado também  a educação corporal, que de acordo com Dinello: “pelo jogo a psicomotricidade da criança se desenvolve num processo próprio de maturação e de descobrimento do mundo circundante” (Dinello, 2007).

1 - OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

O Estágio foi realizado – Instituição Educacional Ipê Amarelo LTDA, escola de ensino privado, localizado na Avenida Portugal nº 450 – Jardim Atlantico – cep 31.550-000 – nesta cidade – BH, durante os meses de setembro a novembro, deste mesmo ano. O estagio foi efetivado numa turma de 1º período (crianças com 4 anos de idade) na Educação Infantil. A Instituição de ensino, desde sua fundação até a presente data funciona no mesmo endereço.

A Instituição Educacional Ipê Amarelo foi inaugurada em 1995, seu nome teve surgimento em homenagem à uma árvore (Ipê Amarelo) plantado junto  entrada da escola. O prédio foi construído especificamente para garantir condições de acessibilidade, segurança, salubridade e saneamento. Possui instalações e equipamentos que atendem as normas e especificações da legislação. Tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico efetivo, cognitivo e social. O estabelecimento oferece a comunidade educação a turmas desde berçário (crianças a partir dos três meses de vida) ao 1º período (crianças com cinco anos de idade), somando uma quantia aproximadamente de cento e trinta alunos matriculados ao todo, até a presente data.

A escola tem como atividades extracurriculares as aulas de Balé, Judô e Futebol, sendo estas atividades restritas ao alunado da Instituição.

O Instituto Educacional Ipê Amarelo funciona num prédio com um andar. Possui salas devidamente equipadas, ventiladas e com iluminação natutal e visão para ambiente externo; berçario com fraldario e sala para estimulação psicomotora, repouso individual, amamentação e brincadeiras além da área para banho de sol e brincadeiras ao ar livre. Possui ainda três instalações sanitárias: Uma para professores e funcionarios, duas para as crianças divididas em feminino e masculino, os banheiros infantis tem instalações apropriadas para as crianças, além de biblioteca, audio e video. Este espaço é aberto a outras iniciativas artisticas e possui uma biblioteca para consulta das professoras. Hall para recepção, sala para coordenação, atendimento às professoras e às familias, possui também laboratório de informática e sala de xeróx.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com