TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio - Fundamental

Por:   •  6/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.580 Palavras (23 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

LAURA SAVAZI LOURENÇO

2021


[pic 3]

[pic 4][pic 5]

LAURA SAVAZI LOURENÇO

2021

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO        5

3        IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA        10

3.1        CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO        10

4        DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO        13

5        MODELO DE PLANO DE AÇÃO        15

5.1        IDENTIFICAÇÃO        15

5.2        TEMA        15

5.3        JUSTIFICATIVA        15

5.4        OBJETIVOS        16

5.5        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA        16

5.6        DESENVOLVIMENTO DA AULA        17

5.7        RECURSOS        18

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

7        REFERÊNCIAS        19

8        APÊNDICES        20

8.1        PLANO DE AULA        20

  1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem o intuito de relatar a experiência obtida com a realização do estágio no ensino fundamental I, na Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal em Monte, no período de 27 de setembro a 06 de outubro de 2021, contabilizando 100 horas. A estrutura primordial desse relatório será composta pelo relato obtido através da realização do estágio, as considerações adquiridas e as referências que compuseram a abrangência a interpretação dos fatos, unindo de tal forma o conhecimento elementar a prática exercida durante a concretização das atividades no âmbito do estagio.

Buriolla 1999 apud LIMA, PIMENTA, traz a tona o foto de que identidade de um profissional e despertada a partir da prática, no sentido assimilar as núncias da profissão e que isso advém da observação sendo que “o estágio é o ‘lócus’ onde a identidade profissional é gerada, construída e referida” (2004, p.62). Sendo assim o estágio é o local onde se pode reproduzir ou reconstruir as práticas observadas (2004, p.35). Considerando os pontos citados, o estágio em decorrência foi direcionado a observação das práticas pedagógicas, atividades pertinentes à metodologia de ensino e suas implicações dentro do ensino fundamental.

Sendo uma experiência que possibilitou a interação e a apreciação do futuro campo de atuação, averiguando as concepções negativas pré-definida sobre o âmbito. O estagio supervisionado é capaz de modelar gradativamente os pensamentos do estagiário, com o intuito de preparar, colocando de frente com a realidade de uma sala de aula onde e possível ter mais clareza dos processos desenvolvidos. 

No relatório a seguir, contém a análise referente à escola e sobre a face escolar, sendo retratado como se conduziu a experiência durante o período em que foi realizado o estagio monitorado na Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal e as relações desenvolvidas a fim de construir o embasamento primordial para construção dessas descrições, que provém da experiência diária edificada ao longo da estadia em campo, e os acontecimentos que diariamente fomentaram o aprendizado.

Os apontamentos relatados o decorrer deste trabalho, são fundamentados em concepções desenvolvidos ao longo da trajetória acadêmica percorrida até o momento. No decorrer do relatório, será possível contemplar, de forma mais rica em detalhes, as observações, reflexões e intervenções feitas durante o estágio.

  1.  A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO

O aprendizado obtido durante o decorrer do estagio supervisionado do Ensino Fundamental permite por em prática, o conhecimento teórico que e adquirido no decorrer do curso. Sendo esse o momento de executar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre os impactos gerados, assim como, devemos analisar formas de aprimoramento. O que pode ser considerando como uma caminhada de aperfeiçoamento, uma trajetória que leva tempo até que possamos sentir seguros em tomar a frente da educação de sala de aula.

Durante esse período em que estamos em contato com o exercer da profissão, colocando em pratica o que até então estava sendo ministrados teoricamente nós questionado sobre como poder melhorar ou até mesmo como deve ser colocado em pratica nosso conhecimento. É esse momento, que permiti se descobrir quais realmente são os benefícios e dificuldades na realidade do educador.

É através dessas experiências que é formado o saber do docente, por meio dos momentos vividos em sala em sala de aula que podemos constituir nosso repertorio de carreira. Além disso, o papel do estagio e fazer com que o aluno possa ter uma imersão prática dentro do campo de atuação desejada, se permitindo estabelecer suas próprias conexões entre a prática e a teoria pedagógica estudando durante o transcorrer do curso.

Sendo uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o cumprimento do estagio por parte dos alunos do curso de licenciatura, consistindo em uma oportunidade de construir uma base de reflexão, durante a constante troca de conhecimentos com a comunidade escolar. Visto que, sua execução necessitar se efetuada pelos discentes, dentro do futuro local de exercício profissional, no qual deve ser feita uma interpretação por parte do estudante sobre a realidade, sendo necessário que haja competências para “saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar e, consequentemente, propor alternativas de intervenção” (PIMENTA, 2004, p. 76).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (529.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com