TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil

Por:   •  20/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de vigotki, leontiev e elkonin        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O presente relatório será realizado de forma adaptada em decorrência da Covid 19, e será apresentado através das leituras obrigatórias, e textos indicados, com as principais ideias dos autores Vigostski, Leontiev e Ellkonim, sobre o papel do professor e o ensino na educação infantil. Compreender o que é PPP- Projeto Político Pedagógico e sua importância e finalidade no ambiente escolar.

Analisar a atuação do professor e sua relação com a equipe administrativa e pedagógica.

Os Temas Contemporâneos Transversais na BNCC, seus termos, a sua importância no ambiente escolar, quais podem ser trabalhados no curso e os seus quatro pilares.

Estudar as Metodologias ativas, entender seu modo de ensino.

Desenvolver dois planos de aula para a Educação Infantil.

 que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica que permitirão o conhecimento e experiências que tive ao longo do período de estágio de forma teórica

  1. O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VIGOTKI, LEONTIEV E ELKONIN

A creche e pré escola tem suma importância no meio educacional da vida de uma criança de 0 a 6 anos, por lei a Educação Infantil passa a ser parte da Educação Básica, por ser de direito a toda criança sendo então um ensino obrigatório para todas as crianças de 4 a 5 anos, LDB n° 59/2009.

É na infância que a criança aprende as primeiras coisas, algumas dessas iram acompanha – lá para a vida toda. E a educação infantil é o primeiro contato que as crianças tem umas com as outras, a forma de ampliar a socialização na interação com outros, o brincar, se expressar das variadas formas, explorando a si próprio e seus limites.

Nessa perspectiva, a educação infantil gira em torno de dois eixos, o cuidar e educar, sendo fundamental podendo contribuir significativamente para a construção do conhecimento da criança, pois ela está sempre em um constante processo de desenvolvimento. Mas muito além disso ela passa a ser importante também por questões de ética, espaço coletivo, convívio.

 No decorrer da história da Educação Infantil, podemos perceber que ela passou por muitas mudanças de visões, a escola era local onde as crianças eram deixadas e estariam seguras naquele ambiente, durante toda jornada de trabalho dos pais, sendo assim a única preocupação era o sono, a higiene e cuidados físicos, as escolas não tinham nenhuma base pedagógica.

Contudo, a Educação Infantil começa a conquistar seu espaço e está cada vez mais se expandindo, e a vida escolar passa a ser o direito a toda criança, sendo assim valorizada para que possa desenvolver integralmente sua identidade, seu lugar na sociedade e espaço que ocupa, suas personalidades, habilidades e autonomia. Vigotski, Leontiev e Elkonin, asseguram como elemento primordial o trabalho do professor que atua junto com à criança de 0 a 6 anos.

Os conceitos das zonas de desenvolvimento na concepção de Vigotski:

Zona de Desenvolvimento Real: Tudo aquilo que esta no conhecimento do aluno, na capacidade de solucionar sozinho as atividades, ou seja de forma autônoma.

Zona de Desenvolvimento Potencial: A criança tem conhecimento, já construiu habilidades, mas, está em processo.

Zona de Desenvolvimento Proximal: Não consegue realizar sozinho, precisa de suporte, de auxilio de alguém com mais experiências.

O educador não pode ser apenas aquele que cuidar e acompanha, mas, aquele que garante um ensino de qualidade para um bom desenvolvimento físico e cognitivo, o docente precisa saber qual a realidade do seu aluno dentro e fora da escola também, identificar os progressos e achar assim as suas dificuldades de aprendizagem e conseguir soluciona-las.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Um guia de metas e ideias, ações e projetos das escolas que buscam um constante aprimoramento ele é elaborado em uma perspectiva democrática a qual envolve todos do meio escolar, diretoria, professores, alunos e comunidade. Tem grande relevância para a escola pois toda instituição de ensino deve ter um PPP. Vivemos em um mundo que inova a cada dia que passa, está sempre em uma constante transformação de ideais e pensamentos, e através da realidade cultural, social e econômica de cada ambiente escolar, sempre deve ser pensado em valorizar a qualidade do ensino das devidas necessidades de cada escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com