TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Pedagogia

Instituição: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Nome: Camila Silveira Martins Correia

RGM: 17579244

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/Semestre de realização do estágio: 2018/4º


Caracterização da escola

Nome: EPG Martins Pena

Endereço: Rua Maria do Salto, Nº 70, Parque das Nações, Guarulhos-SP.

Dependência administrativa: Publica

Diretoria/ Secretaria de Ensino: Regional de Ensino Guarulhos Sul

Ano e nível escolar observado: Berçário/ BIB

A escola EPG Martins pena, possui matriculados 460 crianças entre 04 meses e 4 anos nos berçários há três professores em cada sala  e no maternal duas. São 5 salas de maternal e cinco de berçário

A instituição conta com 25 professores, 2 supervisoras, 6 cozinheiras que intercalam no período da manhã e tarde, 4 faxineiras, 3 secretários.

Quanto à estrutura física da escola a escola conta além das salas de aula, uma secretaria com um arquivo, sala da diretora, sala da coordenação, três banheiros, para os professores e funcionários, um almoxarifado com mesas e armários, uma cozinha para funcionários, refeitório para as crianças e para utilização de reuniões com os professores, pois a escola não possui sala para os professores.

Todas as salas são equipadas com banheiros, trocadores, televisões, DVD’s, cortinas, armários, uma mesa, vários colchonetes para hora da soneca. Há um espaço externo com brinquedos como gangorra, escorrega, quadra, para as crianças brincar. Há um espaço interno onde também há brinquedos para as crianças e um local para guardar as motocas e um banheiro infantil. Há escola não possui biblioteca, sala de jogos e sala de musica.


Introdução

O estágio em educação infantil foi realizado do dia 04/09 a 10/10 de 2018, completando às 100 horas. Efetuei o estagio no período da tarde do 12h00min as 16h00min. Fui acompanhada pelas professoras Fernanda, Marisa e Noêmia Pedagogas. Onde elas me apresentaram para as crianças, percebi que as crianças ficaram muito contentes por contarem com uma nova integrante para interagir, brincar e aprender.

A pratica em sala de aula nos leva a refletir como serão nosso dia a dia como professores. Enquanto estamos apenas estudando teorias, não temos a ideia do que é estar frente a frente a uma classe e ser responsável pela mediação do conhecimento às crianças.  

A experiência vivida no BI me mostra o que significa ser professora na educação infantil onde segundo SILVA, 2007, p35. “A primeira concepção que deve se nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”.      

 


Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

O estágio nos da à oportunidade de testar na pratica, o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso. É hora de por em teste os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar, portanto, nosso objetivo é constante processo de aperfeiçoamento.

Segundo Paulo Freire apud Weiduschat (2007, p.51): quero dizer que ensinar e aprender vão dando de tal maneira que quem ensina aprende [...] O fato, porém, de quem ensina o ensinente a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo [...]  A responsabilidade ética, politica e profissional do ensinante lhe coloca a dever de se preparar ,de capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. A Psicologia de Educação e aprendizagem reforça essa tese. “Não é possível aprender e aprender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tiver o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo a nossa volta”. Silva (2007, p,12).

A principal tarefa do professor é, portanto, no que Vygotsky chamou de zona de Desenvolvimento Proximal. “A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distancia entre aquilo que o ser humano consegue fazer sozinho e o que ele consegue desenvolver com  mediação do outro.  Silva (2007,p.13). É a partir dos saberes que o individuo, já possui que o professor deve começar a educa-lo formalmente. Em minha pratica docente levei para sala materiais sobre o tema do mês de acordo o cronograma seria sobre os animais, falamos sobre os animais aquáticos e terrestres elas conseguiram identificar a maioria deles, alguns tiveram um pouco mais de dificuldade de interagir.

É quando estamos em uma sala de aula, que percebemos a importância de um planejamento, quais conteúdos farão á diferença no aprendizado das crianças, ao mesmo tempo, de interesse dos aprendizes.

O construtivismo propõe que o aluno aprenda através de interação com o meio, desta forma, parte-se do concreto ao abstrato e a metodologia de ensino deve privilegiar interesse da criança.

O educador é um mediador que proporciona á criança oportunidade de manifestar através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentos e emoções vividas no seu cotidiano. Para isso o educador precisa entender que educar é escutar a criança, envolvendo-se com a criatividade na vida da mesma.

As crianças foram bastante participativas nas atividades, a principio as crianças ficaram um pouco retraídas, pois não nos conhecíamos, mas no decorrer do estagio elas foram se soltando, questionando mais sobre as atividades, houve atividades com dobradura onde o tema era os animais que voavam elas, gostaram muito desenvolvemos com elas as formas geométricas, cores e condenação motora.  

 Perfil dos professores

Foi realizado 100hrs de estágio com as professoras Fernanda, Marisa e Noêmia no berçário IB, com crianças de 04 meses a 2 anos. A maioria já tem mais de uno todas as professoras são muito prestativas tem o mesmo intuito ensinar e ensinar com amor e carinho, pois muitas dessas crianças são de classe baixa algumas vêm para escola sem tomar banho e as professoras cuidam com muito carinho de cada uma delas o que eu vi dessas professoras foi muito empenho, dedicação e amor pela profissão.

Professora Fernanda: responsável pela ficha semanal, Dirigi reuniões de informação e de debate, entusiasta, carinhosa, empática, criativa.

Professora Marisa: responsável pelo diário de classe ensina com amor, comunicativa, atenciosa.

Professora Noêmia: esta professora é substituta, pois a professora efetiva da sala precisou fazer uma cirurgia, mas esta professora é criativa, raciocínio rápido, focada, alegre.


PRATICA PEDAGOGICAS DOS PROFESSORES

Um dos temas abordados foi sobre os animais, onde as professoras reuniram as crianças na área interna e mostraram para elas os animais contando sua historia elas distribuíram as fotos dos animais pelo chão, pediam para cada criança ir pegar um animal, por exemplo: Ana Luiza, por favor, pegue a foto zebra e entrega para o Anthony- a criança pegava e entregava a foto para o amiguinho e assim foi com vários animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com