TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  25/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Cidade de São Paulo – EAD

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

NOME DO ALUNO : MAUREN ALICIA KODA

RGM  :19833229                                        

                                                       2019

  1. DADOS DO(a) ALUNO(a)

Curso: Pedagogia

Instituição: UNICID EAD - Universidade Cidade de São Paulo

Nome: Mauren Alicia Koda

RGM: 19833229

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2019 / 2º Semestre

2. INTRODUÇÃO

O estágio curricular, é uma matéria onde abordam-se reflexões e ensinamentos de suma importância, para o aluno acadêmico.

É observado relacionamento humano,a atenção especial dada  às crianças pelo professor, e como o professor conhece o cotidiano de cada aluno para maior facilitação no contato entre ambos.

Onde o aluno observa o trabalho docente e a aprendizagem do aluno na escola, seja na rede pública ou particular.Pude conhecer a estrutura física,as crianças,a forma que a escola trabalha com a sua  rotina e o projeto anual.

Assim sendo capacitada para uma ação pedagógica adequada para realidade atual.

             3.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola:EMEI/EMEF “BENEDITO INÁCIO SOARES”

Endereço:Av.Regina Margareth Passos ,400-Massaguaçu

Dependência adiministrativa:Publica

Diretoria / Secretaria de Ensino a que está vinculada: Secretaria Municipal de Educação

Anos e níveis escolares observados: Ensino Infantil e Fundamental

Diretora designada: Rosangela Andrade de Oliveira Santos

Estrutura física da Escola:

15 salas de aula

01 laboratório de Informática

02 pátio para refeições e recreio

01 sala de leitura

01 diretoria

01 sala de coordenação

01 secretaria

01 sala de professores

01 sala de recursos

01 cozinha

01 depósito de merenda

01 almoxarifado

01 quadra coberta

01 parque na área externa

01 palco

04 banheiros

01 horta

01 playgrounde coberto

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Benedito Inácio Soares,foi criado em 27/12/1986.

O complexo físico escolar compreende além das depêndencias da escola que envolve salas de aula,sala de recursos,laboratório de informática,sala de leitura,sala administrativa e afins. A escola conta com quadra poliesportiva coberta que funciona em parceria com a Secretaria de Esportes sendo oferecidos não somente aos alunos, mas a comunidade também.  A escola realiza um trabalho voltado à inclusão do aluno portador de necessidades educacionais especiais,sendo acompalhados por professores e especialistas profissionais como: fonoaudiólogo,terapeuta ocupacional,psicologo e assistente social.

Quanto ao recurso humanos a escola conta atualmente com 61funciónarios, sendo 04 membros da equipe gestora ( diretor,vice-diretor, e 02 professores coordenadores ), 34 professores, 02 auxiliar de desenvolvimento infantil, 01 agente de apoio, 04 estágiarios,04 auxiliares de cozinha, 01 monitor de informática, 02 agentes administrativos, 04 inspetores,04 funcionários na limpeza.

Hoje atende cerca de 705 alunos, que habitam nas redondezas da unidade escolar.  As salas de aulas possuem cadeiras e mesas escolares e armários em bom estado,salas claras e limpas, ventiladores, quadro verde, lousa digital e data show. O laboratório de informática é amplo com quantidade de computadores suficiente para acomodar de um a dois alunos em cada máquina.A sala de leitura é relativamente grande com livros para diversas faixas etárias,bem organizadas. A quadra coberta da escola tem uma área bem grande, é bem iluminada, usada nas aulas de educação física, nos projetos e festas da escola.O refeitório da escola com área relativamente grande, com piso e boa iluminação, usado por todos os alunos em horários distintos.A escola atende todas as necessidades das crianças sendo na higiene,alimentação e proteção.

A maioria dos profissionais da escola participam ativamente das atividades do cotidiano escolar, assim como da elaboração do projeto político pedagógico.

4. PERFIL DOS PROFESSORES

A  sala de aula em que eu realizei meu estágio pedagógico, foi na 2º fase da Educação Infatil II,a sala comporta 27 alunos.

Completei meu estágio de 100 horas na parte matutina, junto da professora Neiva Santos, formada e Licenciada em Pedagogia com mais de 18 anos de formação acadêmica na Universidade Estadual de Maringa (UEM) e possui 10 anos de atuação junto à EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares.A professora segue o projeto da escola  e tem um planejamento semanal para sua turma, seu objetivo é transmitir um ambiente acolhedor,seguro,emocional e social para seus alunos e estimular a criatividade alfabetizando.

A referida professora desenvolve um trabalho exemplar com seus alunos nesta escola.

5. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Pude observar que a professora Neiva é bem flexível com seus alunos, sabendo prender a atenção das crianças na hora de cada atividade pedagógica. A professora leciona na parte da manhã com alunos da 1º fase e na parte da tarde com alunos da 2º fase, ao mesmo tempo ela conhece cada criança e suas dificuldades, pois, os alunos da 2º fase foram alunos do ano passado da 1º fase. Com essa oportunidade tem mais facilidade,  sabendo o grau de conhecimento e dificuldade  de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com