TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

Por:   •  24/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Unicid

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional

Maria de Fátima Alves Borges

13316761

2015

1.        Informações gerais sobre o local onde o estágio supervisionado foi comprido:

1.1 Caracterização da escola:

Nome da instituição: Obra Social São Mateus Apostolo CEI  Divineia

Endereço completo: Viela Nossa Senhora  Aparecida Nº13 – São Mateus - SP

Dependência administrativa: conveniada com a prefeitura

Nome do diretor da escola: Adriana Conceição Cezario Pereira

Diretoria/Secretaria de ensino vinculada: Diretoria Regional de ensino Leste 4

1.2 Estrutura física da escola

O CEI possui três salas sendo berçário, mini-grupo I, mini-grupo II que atende crianças de 3 a 4 anos, ao total atendente 70 crianças.

Possui três parques externos com brinquedos fixos com grama sintética e um parque móvel, em solário e uma parede de azulejo. Na sala da coordenadora tem um armário com livros de leituras e  pesquisa para os professores desenvolverem seu trabalho docente.

Possui uma cozinha com refeitório para servir café-da-manhã, almoço e jantar, 2 banheiros para os funcionários e um banheiro para as crianças , sendo menina e menino.

 

2.         Focos de  observação

2.1 Informação sobre o Diretor

O estagio foi supervisionando pela diretora Adriana  Conceição Cezario Pereira, com 22 anos de atuação no Magistério sendo 11 anos de atuação na Gestão, graduada em pedagogia e licenciatura plena pela Faculdade Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e pela Coordenadora Pedagógica Sra. Vanessa Cristina de Souza Navarro, com 6 anos de atuação no Magistério sendo 2 anos de  atuação na Gestão, graduada em pedagogia  e licenciatura plena e pós graduada em Inclusão na Educação Infantil e Supervisão na Universidade Cidade de São Paulo(UNICID).

2.2.  Escolhidos focos:

1.  Coordenador Pedagógico

2.   Formação Continuada de Professores (em serviço)

2.2.1 Considerações sobre o foco 1: Coordenador Pedagógico

Mais do que resolver problemas de emergência e explicar as dificuldades de relacionamento ou aprendizagem dos alunos, seu papel é ajudar na formação dos professores.

O coordenador organiza eventos, orienta os pais sobre a aprendizagem dos filhos e informa a comunidade sobre os feitos da escola. Mas isso é muito pouco. Na verdade, ele se faz cada vez mais necessário porque professores e alunos não se bastam. Além das histórias individuais que todos escrevemos. É preciso construir histórias institucionais.

O papel primordial do coordenador é formar professores. Organizar o produto de reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática.

É co-responsável pelos resultados das aprendizagens dos alunos. Portanto, tem como desafio a implementação de ações com intencionalidade formativa voltadas para a qualificação constante e permanente dos professores, o que implica legitimação do coordenador como formador. Consequentemente é sua responsabilidade a viabilização de mudanças na sala de aula e na dinâmica da escola, o que conduz a um impacto bem mas produtivo e significativo do processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com