TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio Supervisionado: Educação Infantil

Por:   •  19/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Pedagogia-EAD

Nome: Brenda Karen Silva Barbosa

RGM: 19481713

Total de Horas Cumpridas: 127:30:00

4°Semestre

Relatório de estagio

Supervisionado: Educação Infantil

Ano-2019

  1. Caracterização da escola

Nome da escola: Jorcelina Aparecida de Oliveira Souza

Nome Fantasia: Colégio EDUC

Endereço: Avenida da Liberdade N°935  Bairro: Centro   Cidade: Itaú de Minas

Dependência Administrativa: Escola Privada Secretaria Regional de São Sebastiao do Paraiso-MG Ano(S) e nível(S) escolar (ES) Observador (S): Educação Infantil

      A instituição possui um espaço amplo e adequado para a prática de ensino. Dispõe de salas amplas, arejadas, iluminadas e com boa ventilação assim com: área de laser, pátio para refeição, área de educação física, parquinho, piscina e uma pequena biblioteca. A sala de aula do maternal é espaçosa e com mobílias e decoração infantil. Conta também com televisão para uso de material pedagógico audiovisual. O ambiente é limpo e higienizado em todos os turnos. Os banheiros são fora de sala, necessitando sempre de uma professora se ausentar para acompanhar os alunos.

  1.  Introdução

O estágio supervisionado infantil é composto por atividades das seguintes disciplinas: o cuidar, o brincar, o aprendizado e principalmente o desenvolvimento da criança.

O estágio de observação é um importante momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas, metodológicas e gestão em sala de aula.

Como futura professora foi possível iniciar as observações para a reflexão sobre a teoria e a prática.

         No estagio percorri diversas salas diferentes sem ficar fixa em uma só, podendo assim ter diferentes experiência com diversos professores. Tive contato com diferentes tipos de alunos sendo deste, crianças com deficiência físicas e mentais, sem contar com um professor de apoio, crianças que tem dificuldade em acompanhar os outros alunos, mas também com criança com enorme facilidade de aprendizagem.

        Os educadores planejam cada minuto de sua aula, sempre dando margem para imprevistos e eventualidades. Tem também o momento de conversa e interação com alunos, atividades manuais, momento de lanche e lazer, musicas, contração de história e encerramento da aula, tudo planejado de modo ao bom percurso do dia letivo.

         Pude perceber, como uma musica e prazerosa de ser cantada, como pode ser trabalhada junto com a disciplina de atividade. Percebi como uma historia além de encantar os alunos, ensinam pequenos valores e interações sociais. Ate mesmo as brincadeiras livres dos alunos ganham rumo pedagógico, como aprender a dividir e conviver em grupo.

           Assim, se feito de forma planejada e integrada com toda a equipe, a escola consegue cumprir suas diversas funções de aprendizagem.

3 PERFIL DOS PROFESSORES

Professora

Ano que  atua

 Formação

Tempo de

Docência

Tempo de

Trabalho na escola

Tia Maria

1 estágio

Pedagogia

10 anos

3 anos

Tia Jalile

2 estágio

Pedagogia

13 anos

4 anos

 

Através das observações durante o estágio pude ver que as aulas propostas pela Tia Maria destaca por sua habilidade e paciência em que ela trata as crianças, sendo muito dedicada ao seu trabalho, também posso dizer que seu perfil é ideal e se encaixa perfeitamente a uma educadora infantil. Durante essas horas que  realizei meu estágio na sala da tia Maria, pude aprender muita coisa com ela, ela é uma professora exemplar, desenvolve todas as atividades com muita desenvoltura, fazendo com que a criança sinta prazer e interessa em realizar as atividades. Com a tia Jalile também pude aprender bastante ela é uma professora mais rígida mais porem uma ótima professora, onde desenvolve todas as atividades com muita desenvoltura, fazendo com que a criança sinta prazer e interessa em realizar as atividades também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com