TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme 12 anos escravidão

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

CURSO: PEDAGOGIA: 5º SEMSTRE

DISCIPLINA: Ensino de Geografia e História.

Acadêmicas:

Daniely F. Ribeiro Rossi       RA- 7093567798

Fabiana B.M. Bertucci          RA - 6482305546

Marcilene Silva Lima            RA-6832486546

Marcia R. Euzébio Leão        RA-6823489257

Taís da Silva Rezende            RA-7061541149

Selia M. Sabino de Souza      RA-6832489000

Professora: Magale T. da Rosa de Campos

Rondonópolis-MT

2015

História em quadrinho.

Na história em quadrinho foi abordado que os alunos irão aprender a pesquisar e questionar sobre o assunto. Com o uso das imagens ira desperta suas curiosidades, e com isso terão grandes descobertas para trabalhar em grupos e dividir as duvidas entre os colegas. É importante que o professor esquematize antes como vão ser desenvolvidas essas pesquisas, portanto, o decente deve estar atento sobre o conteúdo sugerido que seja realmente uma pesquisa que venha somar informações importantes para aprofundar o conhecimento dos alunos.

        Para a realização de uma atividade de história em quadrinho é necessário que o professor oriente os alunos como organizar e produzir a seqüências das imagens, de acordo com a capacidade do aluno e o conteúdo proposto.

Após todas as pesquisas é importante a realização de uma análise para ver os resultados, destacando quais foram às mudanças e analisar os impactos podendo fazer questionamento como perguntas, e fazer comparações entre diferentes épocas podendo realizar atividades em grupo ou individual, o importante é provocara criança á busca do conhecimento, e ensiná-las a pensar.

Todo professor deve propor situações que leve o aluno a buscar e pesquisar informações, empregando conceitos que desenvolva o raciocínio lógico, usando recursos da atualidade das crianças.

Para Charlot (2000,p.78)

O mundo é dado ao homem somente através do que ele percebe, imagina, ou pensa: desse mundo se oferece a ele como um conjunto de significados, partilhados com os outros homens. O homem só tem um mundo porque tem acesso ao universo dos significados, ao simbólico: e nesse universo simbólico é que se estabeleceram as relações entre o sujeito e os outros, entre o sujeito e os outros entre o sujeito e ele mesmo.

O universo da realidade é rico em informações, por isso é necessário que o homem descubra esse mundo que é só dele, o problema aumenta cada vez mais em locais onde vivem crianças que não tem acesso a escola ou alunos que moram em periferias, pois não tem oportunidade nem recursos pedagógicos que auxilie no processo de mais informações.

        Com os métodos e os recursos de ensino facilita a capacidade de desperta no aluno seus sentimentos e suas emoções, nesse processo serão necessários que, o professor pense nas atividades que será desenvolvida em sala, para obter um bom resultado de uma analise deve ser seguido passo a passo primeiro como começou seus valores, o que aconteceu, e como esta hoje.

        O autor nos traz a idéia de como usar as imagens e as fotografias como exemplos; as fotografias tiradas para demonstração precisam estar conceituadas com os temas, elas devem estar bem nítidas para serem colocadas na posição certa para que os alunos poção observar, entender e fazer a leitura das imagens ou fotografias.

A leitura de imagem é para ser analisado, ver as técnicas utilizadas e a posição da imagem, cor, espaço, roupas e analisar cada detalhe para chegar a uma conclusão exata, leitura de imagens e pode descrever uma pessoa só de olhar, com isso os alunos iram aprender sobre os conceitos geográficos.

O uso de imagens esta associado aos conteúdos de geografia é muito importante o professor saber selecionar essas imagens, e deixar que os alunos comentem, faça perguntas, e deixar que copie os pontos mais importantes é necessário realizar aula expositiva para analisar o que foi estudado.

A criança precisa fazer a leitura de seu espaço onde ele vive e identificá-los, é através de um mapa ou um desenho que a criança identifica o conceito dos lugares, com isso os alunos desenvolvem habilidades para aprender alguns conceitos geográficos.

O papel do professor é criar situações para que os alunos coloquem em prática seus conhecimentos, portanto, para ensinar o docente deve planejar e preparar as aulas para que as crianças tenham um bom resultado e pesquise organizando suas próprias idéias.

No entanto sabe-se que a maior dificuldade tanto das crianças quanto de ensino escolar é compreender como se aplica esse conteúdo na prática, com o uso das imagens ou fotografias em sala, essas aulas ajudaram a desperta no aluno o interesse para as pesquisas, já que devem produzir, portanto os professores precisam ter domínio do conteúdo auxiliando os alunos a percorrer novos caminhos.

Desse modo Ronaldo Cardoso diz:

[...] Que o aluno aprende um conceito quando sabe utilizá-lo em situação concreta e, aos poucos, vai interiorizando e consegue em outro momento aplicá-lo em novas situações. [...] com isso o aluno poderá organizar se próprio pensamento e compreender como as atividades de aprendizagem não estão ligadas apenas ao desenvolvimento de habilidades específicas da área, mas contribuem para além do aprendizado de uma habilidade qualquer consistindo em aprender a aprender.

Quando os alunos trabalham com documentos requer que ele faça pesquisa sobre históricos passados para chegar à conclusão do momento atual, com isso permite que o aluno compreenda os seus elementos culturais que faz parte dos documentos pesquisados, fazendo uma analise da relação com a população e com a economia, essas informações precisam ser trabalhadas em sala de aula sobre a orientação de um professor. (RONALDO, 2013, P.85)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com