TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme O Sorriso de Monalisa

Por:   •  12/7/2022  •  Resenha  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “O sorriso de Monalisa” é um filme americano de 2003, produzido pelo Revolution Studios e Columbia Pictures, dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, é um filme de drama e romance com duração de 117 minutos.

O filme se passa nos anos de 1953-1954, discorre a maior parte das cenas na escola Wellesley College, um colégio composto somente por mulheres. Tem como principais protagonista a professora de História da Arte cujo nome da professora é Katherine Watson (Julia Roberts), recém formada que consegue uma vaga para lecionar na tão sonhada escola, e tem como destaque suas alunas Joan Brandwyn (Julia Stiles), Betty Warren (Kirsten Dunst), Giselle Levy (Maggie Gyllenhaal) e Connie Baker (Ginnifer Goodwin).

A história é retratada na década de 50, onde o objetivo central da mulher era apenas o casamento, tendo a educação como ultimo plano. O colégio Wellesley College tinha um padrão de ensino para “formar” mulheres que serão boas mães, esposa e dona de casa, situação afirmada pela professora Nancy Abbey (Marcia Gay) por volta de 29m15s do filme, dizendo: “Sua única responsabilidade será cuidar do marido e dos filhos. Podem estar aqui para tirar uma nota máxima fácil, mas sua nota mais importante será a dele, não a minha”. A única preocupação que as alunas tinham era apenas de arrumar um marido e mostrar para todos que está bem casada e feliz com sua família, não tendo uma perspectiva de futuro além do casamento. O que vem depois de terminar os estudos e se formar? Pensar em cursar uma faculdade? Arrumar um trabalho? Não! O que vem após os estudos é o casamento.

Os padrões de ensino do colégio eram tão rígidos, que uma professora enfermeira Amanda Armstrong (Juliet Stevenson) é demitida por ensinar e dar métodos contraceptivos para uma aluna, visto que para o colégio não podia promover a promiscuidade sexual. Também tinham aulas de bons modos, como cruzar e descruzar as pernas, jornais feitos por alunas que pregam a necessidade de cada uma assumir seus deveres e obrigações de dona de casa e ser bem vista.

Katherine Watson inicia sua primeira aula, apresentando artes seguindo o programa de estudo disponibilizado por Dr. Staunton, ao iniciar as apresentações das obras as alunas conheciam todos, sendo notório que tudo era mecanizado e que o conteúdo que a mesma planejou para sua aula acabou-se em minutos, já que as alunas tinham tudo decorado, todas tinham funções na sala, desde apagar as luzes, passar os slides, e principalmente tinham a apostila da aula decorado. Deixando assim de ser uma aula, pois as mesmas não aprendem, mas apenas decoram livros e grades de ensinos que o colégio disponibiliza. Visto que sua primeira aula foi frustrante a professora Katherine não desiste e replaneja sua próxima aula, burlando os padrões decorados e disponibilizado pelo colégio.

Na segunda aula ela traz imagens de obras de arte como Carcaça de Soutine (1925), desenho de uma vaca feito por ela quando criança e uma fotografia de sua mãe, por ter apresentado obras que não estava incluso nas apostilas de ensinos, a professora Katherine foi duramente criticada por suas alunas, tendo as obras chamadas de artes de grotesco, e que arte só era arte quando alguém certo diz ser. A partir das aulas seguintes Katherine apresentou artes e métodos diferentes de ensinos, de forma liberal desviando-se totalmente dos padrões machistas imposto pela instituição, buscando sempre mostrar para suas alunas a importância dos ensinos além doque seguir os padrões de boas esposas, mãe e dona de casa, abrindo espaço para que todas pudessem ter o livre arbítrio de escolher o seu destino após se formar, podendo pensar em trabalhar ou até mesmo fazer faculdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com