TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme

Por:   •  30/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TAYNARA RAMOS DE PINHO

EDUCAÇAO PARA TODOS

UBERABA-ES

2015

Que a Educação realmente seja para todos!

Ao trabalharmos com a educação devemos estar preparados para os desafios que vamos nos deparar, e o filme nos retrata uma realidade ainda vivida por muitos, sem experiências e com um descaso total professores não percebem a necessidade que uma criança tem de uma atenção em especial de uma educação em especial e em muitos casos a própria família não reconhece esta necessidade, que alem de educação envolve a falta de carinho, afeto, amor o restringindo ainda mais. Pois quando temos alguém que reconhece o quanto é importante o desenvolvimento e a inclusão destas crianças a vida passa ater outro sentido.

E é isto que o filme nos mostra um garoto que estuda em uma escola onde aqueles que têm boas notas recebem um sorriso de satisfação e aqueles que têm uma nota baixa  recebem uma expressão de decepção de tristeza, o garoto sofre de dislexia e as pessoas que estão em volta dele são incapazes de perceber e reconhecer que ele não é uma criança dita normal, até a própria família não reconhece acha que ele é preguiçoso, que não quer nada com nada e acabam sendo estúpidos e agressivos com o filho.

Achando que mudando de escola e não mudando o modo de pensar os pais mandam o filho pra um colégio interno para a qual o garoto não quer ir, mas como esta só nesta luta não lhe resta outra opção a não ser ir. Os pais sonham com um filho competente, alguém independente, mas não consegue ver a realidade que ele vive. No colégio interno o método é a disciplina e lembra uma escola tradicionalista onde os alunos apenas podem reproduzir o que os  professores dizem e a rotina do garoto parece não ter mudado, continua sendo chamado de incompetente ,continua sem ajuda, e desenhar, ser criativo que era o que ele  gostava já não faz mais parte da sua rotina afinal ele ainda não encontrou quem o ajudasse e percebesse suas limitações.

Para alegria do garoto surgi um novo professor que esta ali realmente porque ama o que faz e esta disposto ajudá-lo, esse sim sabe o valor que tem sua profissão, ele tenta entender  o que se passa com aquele garoto, tem um comprometimento muito grande com o garoto de o encorajar, mostra a ele que é capaz e que o conhecimento faz a diferença na vida destas crianças, se todos professores usasse  métodos criativos todos poderiam se desenvolver dentro do possível.

Sendo assim as escolas, professores, gestores, a comunidade escolar precisa aprender a trabalhar pela superação das dificuldades das crianças, respeitando a diversidade, buscando sempre o conhecimento e buscar incluir os diferentes no contexto regular de ensino, contando com o apoio da família, que é o essencial, pois a família reconhecendo fica mais fácil de lidar com a situação. E lembrando que inclusão não é apenas uma oportunidade de acesso, mas também do desenvolvimento integral do aluno, é ser ativo em suas ações, é ser independente, é encararmos a realidade como oportunidades de crescimento. Pois muitos ainda tem que aprender, pois algumas pessoas “suportam” e não aceitam a criança como ela é dificultando o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (747 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com