TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: A Onda

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme “A Onda”

O filme “A Onda” (Die Welle, Alemanha, 2008) retrata como as pessoas podem ser influenciadas por outras no nosso cotidiano, podemos observar isso no filme quando um professor de uma escola chamado Wenger por causa seu uma rivalidade com outro professor, decide aplicar um regime ditatorial e fascista em seus alunos durante uma semana. Ele professor passa a disciplinar seus alunos com regras bem rígidas como a exigência de todos terem que vestir branco, pedir permissão para se levantar e falar reconhecer o professor como um ditador, criando assim uma igualdade, obediência e respeito entre todos. Alem disso esse regime passa a ser chamado de “A Onda” e um símbolo e um gesto que serviria de saudação e para reconhece os seus membros. Esse experimento tinha como finalidade aos alunos algo que eles consideravam impossível de acontecer, que era a consolidação de uma nova ditadura na Alemanha.

Infelizmente esse regime implantado pelo professor acaba saindo de controle e indo para fora da sala de aula e dos muros da escola, os membros do grupo passam a impor nas pessoas da cidade a sua ideologia, com ameaças, crimes e vandalismos. Passaram a excluir as pessoas que não participavam do seu grupo e as impossibilitando de divulgar idéias que estejam contra as do grupo A Onda.

Alguns dos membros desse regime passaram a levar essa ideologia para dentro de seus lares e relacionamentos, impondo suas vontades usando a força para obtê-las. Os alunos que eram excluídos da sociedade ou possuíam algum problema familiar passaram a ver o professor como uma autoridade máxima e as regras estabelecidas em sala de aula como uma verdade absoluta que deveria ser seguida por todos por livre espontânea vontade ou por imposição do grupo, um exemplo dele é o garoto chamado Tim, que passou a ver A Onda como uma forma religiosa, e não como um exercício praticado dentro da sala de aula, ele passou a levar o regime a serio ao ponto de não saber viver e se reconhecer fora dele, e infelizmente tirando a sua própria vida após o professor acabar com o movimento.

Com esse filme podemos perceber o poder influenciador que uma pessoa pode exercer sobre as outras em um grupo ou ate mesmo em uma sociedade. De acordo com os textos de Norberto Bobbio e Hannah Arendt podemos classificar isso como poder ideológico. Um poder que um individuo tem através de idéias expressas em um momento oportuno para convencer o outro dos seus ideais. Um poder que infelizmente muitos dos influenciados acabam vivendo essas idéias como se fosse uma verdade acreditando que todas as outras pessoas devem ser submetidas a ele, independentemente do que elas pensam. Esse poder possui uma grande validade psicológica onde os alunos sem perceberem passaram a viver e apoiar um regime fascista. Por causa disso percebemos o quão influente são as ações e ideologias desse tipo em nossa sociedade, grupos sociais e a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com