TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Meu nome é Jonah

Por:   •  10/7/2018  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Filme “E seu Nome é Jonah”

Ana Cristina Dellabetta Guerrero

        O filme “E seu Nome é Jonah”, escrito por Michael Bortman, foi lançado nos Estados Unidos, em 1979. E conta a triste história de um garoto surdo que recebeu um diagnóstico equivocado de retardo mental e leva uma vida cheia de desapontamentos, até que, finalmente, suas capacidades são reconhecidas.

        A criança chamada Jonah, ao ser detectada com alguma anomalia na aprendizagem, recebe o diagnóstico de retardo mental, e fica internado em uma clínica psiquiátrica por mais de três anos, até que um médico percebe o equívoco do diagnóstico e chama a família para leva-lo para casa. A família então, percebe que ele necessita de um processo de aprendizagem diferente e próprio para uma criança surda. Os pais de Jonah se sentem muito culpados ao notarem que o filho era deficiente auditivo e não deficiente mental, pois, passou parte de sua infância em um leito de hospital.

Por não saberem lidar com a situação, após muitas brigas, os pais de Jonah se separam e a mãe sofre ainda mais, pois, além de não conseguir uma comunicação com seu filho, agora está sozinha nessa luta. Na escola, que Jonah frequentava, o método utilizado era o oralismo e a leitura labial, mas percebe-se que o método era falho, assim como no caso de Jonah. É importante lembrar que nas cenas escolares não era permitida qualquer aprendizagem de sinais.

Uma cena bem forte do filme, acontece quando Jonah está brincando com seu irmão em uma praça, e ao buscar a bola encontra um carrinho de cachorro-quente, volta correndo para falar pra sua mãe seu desejo de comer cachorro-quente, mas não consegue se comunicar nem com o irmão e nem com a mãe, que se sente muito culpada por não conseguir se comunicar com seu filho.

Após muitas idas e vindas, a mãe de Jonah conheceu uma família de surdos, e observa que eles se comunicavam muito bem. Aproximou-se, então, da família de surdos, socializou-se com eles, e aos poucos Jonah foi aprendendo a Língua de Sinais, juntamente com sua família. Um novo mundo se abre para Jonah, que foi matriculado em uma escola de surdos que utilizava a Língua de Sinais, e ao perceber que as outras crianças possuem características iguais as suas, se comunicando entre si, ele se sente como uma “criança normal”.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com