TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme meu nome e radio

Por:   •  8/5/2016  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  9.865 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme Meu nome é Rádio.  


O filme meu nome é Rádio, conta a história de um jovem com necessidades especiais, chamado, que vive empurrando um carrinho de supermercado pelas ruas da cidade em que vive, um dos locais preferidos de Rádio é o campo de futebol americano, onde tantas vezes para e observam os treinamentos, após carregar a bola dos jogadores, o treinador se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores fazem uma brincadeira sem graça com ele. O técnico e professor resolvem a situação e  fica sensibilizado com Rádio, e o convida para  ajudar nos treinamentos.

Quando o tecnico o ensina a escrever e Rádio consegue fazer um rabisco, ele o aplaude, não exigindo dele mais do que ele consegue fazer no momento. Da mesma forma, quando Rádio fala alto sobre uma jogada que o tecnico arma, em campo, levando o time adversário a ouvir e a mudar a estratégia, o tecnico não o critica, pois  ele não sabia o que estava fazendo. Se interessa quando ele  desmonta o rádio que ganhou, o leva para passear e comer em uma lanchonete da cidade.        

Ao longo do filme pode perceber a importância da mediação,  o professor torna-se o agente mediador no processo de ensino-aprendizagem. RÁDIO no início do filme, mal conseguia falar, mais gracas a confiaça dada a ele pelo técnico, torna-se outra pessoa, bastante comunicativa. Ele antes  nao se socializava e era excluido por todos, torna-se acolhido e disperta nela uma grande vontade de aprender a ler e escrever. Rádio torna-se a ser o anunciante do cardápio do dia, no microfone da escola e  assistente do técnico, seu grande protetor e incentivador.

Durante o filme  dificultaram bastante a inclusão de Rádio na escola, apesar da boa vontade do professor e tecnico de incluilo.

Rádio apresentava dificuldades de aprendizagem, devido a sua deficiencia ele não teve acesso a educação, não foi alfabetizado na idade certa. O que me chamou a atenção ao decorrer do filme, é a semelhança de Rádio com o aluno da EJA. Ambos  sentem-se excluidos pela sociedade, com isso causa ao aluno  vergonha e muitas as vezes medo de ser taxado como burro, mobral e etc. As cenas do filme nos mostra a vontade do professor em auxiliar o seu aluno,a dedicação e principalmente a preocupaçaõ, com a aprendizagem do aluno. O professor tem que perceber as dificuldades dos seus alunos, e enxergar a potencialidade naquele  aluno, se ele tiver um estimulo,alguem que o ajude, um apoio, como Rádio teve ele podera ir longe, capaz de se desenvolver da mesma forma de qualquer outro aluno . Educar jovens e adultos não é uma tarefa facil, pois, assim como o tecnico Jones, o professor tem que incluir socialmente, torna-los iguais aos alunos que tiveram oportunidades educacionais na idade propria. E principalmente abraçar a causa e ter como missão alfabetizar e tornalos cidadoes  letrados.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com