TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Por:   •  22/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FABíULA MEDEIROS DOS SANTOS, 727991

JUCIMARA HAHN DA ROSA, 709796

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO  

SOMBRIO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO  INTERNACIONAL UNINTER

FABIULA MEDEIROS DOS SANTOS, 727991

JUCIMARA HAHN DA ROSA, 709796

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de Seminário Final de Estágio apresentado à UTA-Ciências Exatas e Biológicas no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Josiane Dos Santos de Medeiros

Centro associado: Sombrio

SOMBRIO

2015


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2.DESENVOLVIMENTO        

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXO        

PLANO DE AULA        

ANEXO        

Texto: Brincando com a Matemática        

Equações do 2º grau        

1.INTRODUÇÃO

O presente relatório do Seminário Final de Estágio tem a finalidade de descrever sobre as experiências e ações no decorrer do período em que vivenciamos na prática tudo o que temos aprendido na teoria.

O Seminário Final de Estágio tem o objetivo geral de desenvolver atividades práticas que permitam a exteriorização do aprendizado do acadêmico fora dos limites da Universidade. Foi o período em que o discente pode desenvolver seus conhecimentos junto a outras instituições, correlacionando a teoria e a prática, contribuindo para uma análise de pontos positivos e negativos da organização escolhida para desenvolver o trabalho e propondo melhoria para a mesma.

Visa apresentar os principais estágios que foram considerados de suma importância para constituir o Relatório de Seminário Final de Estágio, a descrição dos locais onde foram  realizados,  o período de duração e as atividades desenvolvidas.

O presente Seminário Final de Estágio constitui-se de abordarmos sobre o estágio no magistério normal de ensino médio, ensino de educação infantil e ensino médio, feito pelas alunas do curso de Pedagogia ministrado a distância pela UNINTER.

O objetivo do Seminário final de Estágio é propiciar ao estudante uma aproximação com o cotidiano no qual irá atuar. Ao participar das atividades de uma escola, o estagiário deve ter consciência de que a finalidade é sua formação como professor (CARVALHO, 1985)

De acordo com alguns princípios, o objetivo principal foi a observação dos alunos de uma maneira geral, para posteriormente elaborarmos os relatórios de estágio. É imprescindível para alunos de graduação, principalmente do curso de Pedagogia, a elaboração de um plano de estágio, para que construa um conhecimento prático da realidade dos educadores e também, colaborar para a formação de um profissional competente, dentro de sua capacidade, ficando hábil a adaptar-se na eficiência das constantes transformações da sociedade.

Acreditamos que estes estágios nos possibilitaram o exercício da prática profissional de forma que tenhamos o conhecimento da realidade escolar, do contato pessoal com alunos, com a elaboração de planos de aula e avaliações. Tendo a certeza que o mesmo será de fundamental importância para nós uma vez que a formação de consciência crítica e de cidadania social é o grande desafio dos professores.

No relatório de estágio será abordada a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas. A prática educativa: materiais, espaços, tempo e adaptação, e também um plano de estágio, e por fim as considerações finais.

2 DESENVOLVIMENTO

O Estágio Supervisionado - Magistério / Normal de Nível Médio foi realizado na Escola de Ensino Médio Macário Borba instituição pública estadual, localizada na cidade de Sombrio, na av. Francisco Caetano Lummertz Junior, n. 800, no Bairro Nova Brasília, CEP 88960-000. O contato com a escola deve ser feito pelo telefone (48)3533-3392 e pelo e-mail EEMMBORBA@SED.SC.GOV.BR.    

Esta instituição atende em três períodos, sendo os mesmos manhã, tarde e noite, os horários de atendimento são das 07:30hs às 11:30hs (manhã), 13:15hs às 17:15hs (tarde) e 19:00hs às 22:30hs (noite), a modalidade de ensino é o ensino médio que atende alunos do 1°, 2° e 3° ano,e também com o curso de magistério no 3° e 4° ano.                    

A Escola de Ensino Médio Macário Borba atende cerca de 874 alunos, onde 4 são alunos em processo de inclusão. Possui 58 funcionários, onde 50  são professores.

A Escola de Ensino Médio Macário Borba tem o dever de garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente acumulados e, para isso, ela planeja conjuntamente suas ações, defendendo sempre os interesses da maioria. Junto com a escola, o professor é autônomo e tem liberdade e confiança na regência de suas aulas, estabelece relações com o mundo social e contempla a adversidade cultural.

O projeto pedagógico é planejado com toda a comunidade escolar e redefinido constantemente, conforme Mário Osório Marques “os valores porque opta a escola, só podem ser consensualmente construídos e validados na livre conversação e na discussão argumentativa de toda a comunidade e em torno da escola e aberta aos interesses relevantes para a sociedade toda, que perpassam as demais instituições sociais e os agrupamentos humanos em articulações múltiplas e complexas”.

O papel da escola é ajudar os alunos a serem inseridos na cultura, compartilhando com a família e com a comunidade a responsabilidade pela formação humana desses jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (756.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com