TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Final de Estagio

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PALOMA DOS SANTOS BARBOSA

RU:773991

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO[a]

CURITIBA

 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PALOMA DOS SANTOS BARBOSA

RU:773991

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO[b]

Relatório de Seminário Final de Estágio

Apresentado à UTA- Gestão Educacional

no curso de

Pedagogia a

Distância do Centro Universitário

Internacional UNINTER.

Tutor Local: Lilian Gonçalves

Centro Associado: São Pedro do Suaçui

CURITIBA

2016

SUMÁRIO[c]

1INTRODUÇÃO..................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................10

REFERÊNCIAS...................................................................11

INTRODUÇÃO[d]

A função de um estagio é aprender, durante a realização do mesmo, que o estudante começa a moldar seu caráter profissional, é no estagio que ganhamos a oportunidade de colocarmos em pratica as teorias estudadas e se aperfeiçoar, para exercer brilhantemente sua futura profissão.

Este trabalho tem como objetivo mostrar algumas das minhas experiências vividas através da pratica em sala de aula, do meu acompanhamento aos educadores e alunos, principalmente na superação de cada aluno e nas diversas dificuldades encontrada pelos professores para poder lecionar.

O estágio supervisionado, é parte essencial da formação de um profissional de educação, compreende-se que este é um momento em que o estudante se dispõe a participar,refletir e intervir no seu campo de atuação profissional, com a supervisão e o incentivo de outros profissionais já formados e experientes.

Destacarei [e]a seguir ,os estágios que são: EJA, Educação Infantil e Ensino Fundamental.[f]

Neste relatório terei a oportunidade de falar novamente sobre estes três estágios e o quanto me foi gratificante realizá-los, além de ter adquirido inúmeras experiências, tanto na teoria quanto na pratica.

Os métodos estudados para o desenvolvimento de tais trabalhos, primeiramente foi rever os estágios feitos anteriormente, recordar sobre os estudos ao longo do curso e conseqüentemente as ações que nos levam a relacionar o processo de ensino e os conteúdos articulados de forma critica por nós alunos por meio de um contato direto com a realidade escolar.

No relatório final podemos recapitular todos estes trabalhos fantásticos, que são os estágios, e o quanto são de suma importância para nos acadêmicos.

2.DESENVOLVIMENTO

Este trabalho é muito importante, pois leva-nos a refletir que estamos na reta final de nosso curso, nada mais gratificante do que recordar esses três estágios, e lembrar o quanto foi prazeroso realizá-los.

O objetivo do estagio é proporcionar, para nós acadêmicos a oportunidade de colocar nossos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em pratica.

A metodologia aqui apresentada ar desenvolver esse relatório foi a de observação das aulas e pesquisa do projeto pedagógico das escolas estagiadas.

2.1 Estagio no EJA

Neste meu primeiro estagio, no qual decidir relatar, tive[g] muitas experiências inesquecíveis,mas em algumas questões fiquei meio decepcionada com o que presenciei.

Com a intenção de realizar a observação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entrei em contato com a Escola Municipal Alegria do Saber, onde me apresentei na escola, junto a minha carta de apresentação, após conversar com a equipe diretiva, me foi autorizado à realização desse estagio.

Durante o meu tempo nesta escola, procurei observar o espaço geográfico, condições de ensino e projeto de aula da educadora,se era adequado para atender aos alunos, notei que as salas eram amplas, porem as cadeiras muito pequenas, pelo fato dessa mesma instituição atender durante o turno matutino e vespertino, alunos do ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, e isso causava um desconforto aos alunos do EJA, que sempre reclamavam pois as aulas iniciavam as 18:00 horas e finalizava as 21:30 horas.

As aulas eram à noite, porem eram raros os dias que se notava a presença de todos os alunos, os motivos sempre eram cansaço ou trabalho, talvez devido à maioria dos alunos serem trabalhadores da zona rural exigissem um maior esforço de todos,mas quando eles estavam presente havia muita dedicação na aula, sempre muito participativos , com toda certeza eram alunos que estavam aproveitando a segunda chance pra estudar e fazer diferente.  

         Quanto ao projeto de aula, eram aulas objetivas e adaptadas as necessidades de cada um, entendo que a escola era limitada e por isso exigia um pouco a mais da educadora que por sua vez era muito dedicada ao trabalho e claramente dava pra perceber em seus olhos a vontade de ensinar e o quanto ela era importante e fundamental pra essa “segunda chance” dos seus alunos, uma excelente profissional que teve muita paciência em me explicar todo o processo, mesmo que não soubesse as respostas de muitas perguntas da minha parte, sempre foi se informar e me repassar, assim foi um dos melhores estágios que fiz pois tive a oportunidade de perguntar e ser respondida sem sentir que estava incomodando.

Devido a inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos do EJA, muitos desistem de terminar os estudos. Cabe as escolas e aos responsáveis por esse projeto de educação, investir muito ainda, mas que seja com um ensino não somente básico, mas também rico em conteúdos e sabedoria, para que todos estes alunos, possam sair da escola, felizes e realizados.

        “E através de um ensino com argumentos, sugestões e principalmente a presença dos alunos em sala de aula teremos êxitos.Se na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo em certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenha, para não apenas falar de minha utopia, mas participar de praticas com ela coerente. (Paulo Freire)[h]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com