TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario final de estagio

Por:   •  9/7/2015  •  Seminário  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ERIKA REGINA FERREIRA LOPES, RU745995- 2012/01

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

         FAZENDA RIO GRANDE

      2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ERIKA REGINA FERREIRA LOPES, RU745995- 2012/01

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

   

Seminário final de Estágio apresentado à UTA – Fundamentos da Educação, no curso de Pedagogia a Distancia da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor local: Geonice Araújo

Centro Associado: Fazenda Rio Grande

                                            FAZENDA RIO GRANDE

                                                              2015

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO        01

  2.  REFLEXÃO SOBRE OS ESTAGIOS REALIZADOS        02

  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

  5.  REFERENCIAS        10


INTRODUÇÃO

O presente relatório foi elaborado para cumprir os requisitos proposto NA disciplina seminário final de estagio da UTA- Fundamentos da Educação,
para a elaboração do mesmo foi escolhidos três dos trabalhos de Estágio que foram apresentados ao curso de Pedagogia ao longo dessa minha caminhada, objetivo deste seminário é trazer à memória todas as experiências vividas nos estágios que atuamos como aprendizes, o que foi aprendido, o que foi pesquisado, o seminário tem uma função específica na vida do aluno que faz com que se crie um cenário na mente dos alunos, passadas pelas diferentes experiências.

O estágio foi parte integrante da formação e influenciou no desenvolvimento profissional em diferentes áreas, alcançando uma produção de conhecimento, no qual escolhi três dos que mais gostei foram eles: estágio de educação infantil, estágio no Magistério e estágio no ensino fundamental.

O trabalho de estágio tem por objetivo compreender a prática docente, analisando as políticas educacionais do curso de Pedagogia. A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitos profissionais com habilidades e bem preparados e dispostos para enfrentar os novos desafios que surgem juntamente com as mudanças da sociedade.

É por meio do estágio que observamos como funciona o interior das escolas e CMEI’s, a rotina dos alunos, professores pedagogos e quais recursos  utilizados para aprimorar a formação das crianças e adolescentes, a concepção pedagógica da escola e do CMEI, analisar o cotidiano, como é a interação professor-aluno e aluno-professor.

Assim, com base nos estágios supervisionados, procuramos evidenciar as potencialidades do estágio para a construção de uma formação docente e prática pedagógica fundamentada na produção de saberes que oportunizam uma ação reflexiva e investigativa, a partir da articulação teoria-prática.

REFLEXÃO SOBRE OS ESTAGIOS REALIZADOS

Ao se inserir nas vivencias de estagio e se adaptar com a diversidade de situações que permeiam a educação, cabe ao estagiário um olhar aguçado e critico, curioso e investigativo, precisa recolher dessas experiências de campo o máximo de conhecimento para sua construção acadêmica e profissional. Ao ter esse horizonte, apropriando-se dessa dimensão pesquisadora, cada vez mais o aluno/estagiário fará aproximações de concepções criticas e transformadoras na educação e estará ciente da dimensão sociopolítica que sustenta o exercício profissional docente, podendo assim dizer a respeito do estágio que ele também faz um papel de transmitir ao aluno a verdade para qual ele está se direcionando, da escolha da profissão, do caminho a se percorrer, para não haver mais duvidas.

 Assim, a realização do seminário de estágio final, consiste em um instrumento valioso para a expressão dessas diferentes campos durante o curso de graduação.

Dentre os três estágios escolhidos estão:

Educação Infantil, onde atuo como educadora e fico maravilhada com esta etapa da educação, ainda pouco valorizada, o presente estágio foi realizado no Centro de Educação Infantil Zilda Arns, situado na rua: Estados Unidos, n° 956, bairro: Nações, no Município de Fazenda Rio Grande, nos dias entre 10/06/13 a 03/07/13, a mesma oferece atendimento a crianças a partir de 4 meses a 4 anos de idade, A comunicação das crianças com as professoras variam de idade, os bebês se comunicam através do choro, sorriso, balbucio, e gestos, já as crianças maiores se manifestam através da fala, mas também pelo choro, sorrisos e gestos, quanto às professoras para com as crianças tem vocabulário adequado a faixa-etária das crianças, falam uma linguagem de bom entendimento para as mesmas, sua fala é calma, mas quando necessário falam mais firme, para mostrar intenções nas suas ações.

  A infância é a fase do nascimento até a adolescência, na qual se forma a concepção do mundo da pessoa por isso todo que a criança vivencia nesta fase é importantíssimo para a formação de sua personalidade e de seu desenvolvimento psicológico.

É a criança pura, inocente, criança que brinca, corre, pula, chora e sorri quase tudo ao mesmo tempo. Ela não guarda ressentimentos, perdoa com muita facilidade. Ela ama quem lhe demonstra amor, tem medo de bicho papão, acredita em papai Noel e depois de um dia cheio adormece como um anjo.

Entretanto, o desenvolvimento e aprendizagem é o resultado da experiência ativa a estímulos. É nessa relação de troca, no meio social enriquecido de recursos que a criança constrói estruturas de seu pensamento. É fundamental que o processo de desenvolvimento-aprendizagem se dê numa relação de afetividade e confiança afim de que a criança vá ampliando seu conhecimento com o mundo, construindo significados para suas ações e experiências vivenciadas.

Segundo a comparação com os fundamentos estudados e com as práticas na educação infantil constata-se que a concepção sobre a infância é de que uma fase plena nos aspectos físico, social, afetivo, é devidamente respeitada em suas individualidades, o processo de desenvolvimento aprendizagem se da numa relação de afetividade e confiança, afim de que a criança vá ampliando seu conhecimento com o mundo, construindo seus significados para as suas ações e experiências vivenciadas, a proposta pedagógica corresponde à articulação com as características da população entendida com o fazer pedagógico, conserva-se mecanismos da interação entre, família, escola, e comunidade, respeitando a diversidade étnico-cultural, assegurando o direito da criança ao desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com