TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários O Estágio Supervisionado

Por:   •  10/6/2017  •  Seminário  •  3.395 Palavras (14 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 14

O estágio supervisionado visa proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoria apresentada em sala à prática utilizada nas salas de educação do Ensino Médio em Formação de Profissionais que atuarão nas salas de aula, nas coordenações e gestões acadêmicas. O presente relatório é resultado da observação realizada na Instituição no bairro de Santa Luzia, município de São Gonçalo

No período do estágio as atividades que predominaram foram: observar como a Coordenadora pedagógica desenvolve e distribui as atividades cotidianas dentro e fora de sala de aula, analisar o Projeto Político Pedagógico e conhecer os indivíduos que frequentam o ambiente escolar.

A prática do estágio é um processo de aprendizagem muito importante e indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. Pois através dele você tem a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão.

2-OBJETIVOS

 Analisar o contexto da escola dos cursos de formação e da atuação docente na educação básica brasileira.

 Identificar a natureza de cada disciplina pedagógica discutindo suas relações e contribuições com a formação e atuação docente.

 Vivenciar reflexivamente na disciplina pedagógica em sua prática no ensino médio.

3- DESENVOLVIMENTO

3.1- BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO: COMO SURGIU A

O estágio ocorreu na NOVA ESCOLA, situado à rua Nílton Nunes, 02, no bairro Santa Luzia, município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro.

A surgiu da iniciativa da Professora que assumiu o prédio da antiga escola Tiradentes, que após decretar falência, fechou. A antiga escola era muito famosa na região e ponto de referência para os moradores, buscando sinalizar à comunidade que haveria ali uma nova escola. A Professora Isabela Viana rebatizou a Escola como O novo nome chamou atenção da localidade e com uma nova equipe, tornou a instituição famosa.

A instituição já iniciou com turma de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Durante toda a sua trajetória esta instituição atendeu milhares de crianças entre 2 a 18 anos. Ela visa proporcionar um ensino de qualidade, num ambiente tranquilo, seguro e agradável para o desenvolvimento de todas as atividades, oferecendo atendimento e estímulos aos alunos para que suas necessidades nas diversas áreas (intelectual, física, social, afetiva e psicológica) sejam contempladas e suas potencialidades desenvolvidas, respeitando-se as diferenças e as faixas etárias de cada criança.

A Escola também desenvolve um projeto social que atende a comunidade. Com aulas gratuitas de futsal, Jiu-jitsu e música. Tudo isso para demonstrar sua preocupação com o bem-estar da sociedade e atender as diferentes realidades que compõem as redondezas.

Em 2010 a administração da escola passou para o Professor Roberto Araújo a direção da Escola, que exerce esta função até os dias atuais.

3.2 –LOCALIZAÇÃO

Ela está situada à rua Nílton Nunes 02, no bairro Santa Luzia, no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro.

Atende a uma clientela de nível socioeconômico médio, localizada em uma área com outras escolas particulares e públicas. Seus alunos são, em sua maioria, oriundos do próprio bairro ou de bairros vizinhos.

3.3- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

É uma instituição formada por bases sólidas, pautada na ética em princípios morais. Trabalha para atender necessidades dos alunos nas diversas áreas para que suas potencialidades desenvolvidas se respeitando as diferenças e faixa etária de cada criança. Esta escola promove a Educação Básica, atendendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental l e Ensino Fundamental ll.

O espaço físico da é constituído por onze salas de aula, das quais três são utilizadas no horário da manhã pelos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II. A escola tem capacidade para atender mais de 150 alunos em cada um dos dois turnos, totalizando mais de 357 alunos.

A NOVA ESCOLA conta com uma área dedicada exclusivamente aos alunos do Ensino Fundamental l, com muito conforto, segurança e lazer proporcionando assim, a certeza de estarem contribuindo de uma forma positiva para o seu aprendizado. Todas as salas são bem equipadas e mobiliadas com móveis próprios para as crianças nesta faixa etária.

Além das salas de aula, a escola possui partes comuns destinadas aos alunos, tais como:

 Gabinete da Diretora

 Secretaria

 Sala de Orientação Pedagógica/ Professores

 Sala de Vídeo/ de Leitura

 Sala de Dança/ Judô

 Quadra Esportiva

 Área de recreação (parquinho: ao ar livre com brinquedos educativos e com brinquedos que desenvolvem o físico)

 Cantina.

3.4 – CONDIÇÕES FÍSICAS E MATERIAIS

As condições físicas e materiais da escola estão em perfeito estado, as salas de aula possuem ar condicionado visando o bem-estar do aluno. A quadra é coberta para a chuva não atrapalhar a rotina escolar.

A primeira impressão que se tem da escola é de um ambiente acolhedor proporcionando também harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos mas para todos que fazem parte da instituição escolar e para comunidade que usufrui nos dias de atividade aberta para os mesmos.

3.5 – Gestão

A gestão é composta por profissionais competentes para os cargos que exercem. São: Diretor, Diretora Administrativa, Secretária, Coordenadora Pedagógica.

A escola é contemplada com uma gestão exigente, cooperativas e participativas pelas pessoas envolvidas, que são aquelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com