TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

“EDUCAÇÃO DIGITAL:POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS

ADRIANA LACERDA ZUNGOLO RA: C6722E-3

ERIKA NOVAIS ALMEIDA RA :C636II-7

FABIANA MARIA DE JESUS RA:C5870H-6

FRANCISCA DUARTE SILVA RA: C61DJI-8

JOSEFA ROSICLEIDE FERREIRA DA SILVA RA: C6603G-9

SÃO PAULO

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar como o uso de recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nas escolas de todos os níveis educacionais, para auxiliar de todas as maneiras possíveis a forma de ensino-aprendizagem dos alunos e principalmente manter a atenção dos alunos dentro da escola , tendo em vista que o cotidiano dessa nova geração está totalmente ligada á tecnologia em todos os aspectos.

As TICs, Tecnologias da Informação e comunicação estão presentes em todos os setores  e parece que não dá mais para viver sem elas,são celulares,tablets,computadores ao redor de tudo, camêras digitais entre outros aparelhos que facilitam a vida de muitas pessoas,enfim uma porção de recursos que não desgrudam das pessoas e já virou um hábito o seu uso.

No ambiente escolar não seria diferente,a coordenadora da área de inovação educativa da organização do estados ibero-americanos para educação, a ciência e a cultura (OEI) Marcia Padilha Lotito afirma que a tenologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje.

O papel do Professor nesta situação é de extrema importância na interação e mediação destes recursos, pois o mesmo se torna um facilitador, um mediador entre o recurso utilizado e o aluno. O professor  precisa estar preparado para utilizar de tais equipamentos e mostrar que domina a ferramenta para poder demonstrar segurança aos seus alunos e poder aplicar o conteúdo de forma que todos entendam de maneira clara e objetiva.

O objetivo do trabalho  é resgatar o pressuposto teórico de que os recursos tecnológicos apresentam-se como meio potencial  de espaços interdisciplinares , e fazer com que os professores insiram em sua metodologia o uso destes recursos.

A incorporação das tecnologias no espaço escolar não pode ser instituída apenas como instrumentos mas sim com um objetivo maior que é o de promover a qualidade do ensino.

Sendo assim , esta pesquisa apresentará alguns pontos do Colégio Batista , situado no bairro da Vila Mariana no Estado de São Paulo, sobre o uso destes recursos.

  • POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS

Em uma visita ao Colégio Batista ,entrevistamos o Sr Alexandre Crittelli (Técnico em Informática do Colégio), que nos respondeu a algumas perguntas relacionada ao assunto das tecnologias em ambiente escolar e como são utilizadas.

O Colégio Batista de Vila Mariana tem como órgão mantenedor  a Fundação Pastor Rubens Lopes  ele  oferece cursos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I, conta com um Berçário e Mini-Maternal, além de cursos extras como Ballet, Música e Futebol. Em 2009 o Colégio teve aprovação da Secretaria da Educação para a implantação do Ensino Fundamental II.

Sobre os recursos tecnologicos que a escola dispõe, o mesmo informa que  existem sistemas de informática operacionais e gerenciais,SJGE,PJGAP, portais interativos e parceiros pedagógicos, laboratórios de informática, computadores,entre outros recursos que facilitam a maneira de lidar com o ensino do aluno.

Achamos interessante  a lousa digital que a escola tem ,pois funciona como uma tela imensa de computador sensível ao toque e tem as mesma funçoes de um computador, então tudo que se pensa em relação a multimídia, simulação de imagem, navegação na internet, vídeos entre outros podemos utilizar como recurso para melhorar o ensino, e segundo o Alexandre, o entrevistado, o mesmo acredita que a informática deve ser aplicada ao currículo do aluno como matéria desde a educação infantil pois o aluno já começará a ter noção deste  recurso e poderá se adaptar com mais facilidade quando chegar aos outros ciclos da educação.

Ao questionar sobre a opinião do entrevistado em relação aos recursos tecnologicos na escola e qual a importância deles, o Sr Alexandre responde que “È de extrema importância que sendo um recurso tecnologico que se estiverem integrado podem proporcionar a comunicação de vários tipos de ensino ou em outras áreas, só tendo a agregar conhecimento e informação no processo de ensino-aprendizagem.Muitos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em sala de aulas informatizadas, pois tais atividades exigem habilidades específicas que requer planejamento antes de iniciar tal atividade.As escolas deveriam repensar essas práticas, levando adiante que a tecnologia só fará com que enriqueça ainda mais o conhecimento e troca de informações dos alunos.”

O que falta nas escolas em termos de recursos tecnológicos?

Para Moran, (pag 9 2007) Escolas não-conectadas são escolas incompletas(mesmo quando didaticamente avançadas).sem dúvida o autor está certo em suas palavras uma vez que nos tempos de hoje é inconcebível não lidar com tais recursos. O autor ainda explica que alunos sem acesso contínuo  ás redes digitais estão excluídos  de uma parte importante da aprendizagem atual que é as pesquisas on-line e como pesquisar, o acesso ás bibliotecas digitais, portais educacionais , entre outros.

Ao perguntar para o entrevistado , o que falta em sua escola em relação as tecnologias necessárias para melhorar o ensino , o mesmo informa que precisa existir mais interatividades com os professores e alunos, e que não somente aplicar o conteúdo mas ter mais salas de informáticas , ter mais salas interativas como teatro, músicas, danças e outras opções que poderá direcionar o aluno para seguir com sua carreira em seu futuro.

Ainda na resposta do entrevistado , ele nos informa que é preciso a integração entre a escola e a família ,a sociedade precisa particpar mais das atividades escolares pois só assim poderão enxergar as deficiências dos alunos, Segundo Moran,

A Educação é um processo de toda a Sociedade-não só da escola- que afeta todas as pessoas , o tempo todo, em qualque situação pessoal, social, profissional, e de todas as formas possíveis.Toda a sociedade educa quando transmite ideias,valores, conhecimentos. (Moran, pag 14 2007)

 

Como sugestão do entrevistado a forma de usar alguns destes recursos o mesmo propos que aplicativos e jogos educativos sejam opções que podem ser pensadas individualmente para os alunos.Isso dá a eles uma oportunidade de trabalhar em seu próprio ritmo, alcançando tempo extra nas áreas onde precisam de maior concentração e tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com