TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE BRINQUEDOTECAS

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  5.103 Visualizações

Página 1 de 5

TIPOS DE BRINQUEDOTECAS

HOSPITALAR

A brinquedoteca hospitalar oferece condições de interação e também tem como prioridade o brincar da criança.

As crianças que convivem em hospitais, seguramente tem um lado emocional mais afetado, uma carência talvez maior e um desejo de brincar, muitas vezes, mais aguçado do que as que estão do lado de fora, com suas famílias. Assim sendo, esse espaço precisa oferecer prazer, aconchego e segurança para as crianças.

Vale ressaltar que, a partir do dia 21 de março de 2005, através da LEI Nº 11.104, tornou-se obrigatório para os hospitais que fornecerem atendimento pediátrico em regime de internação tenham brinquedotecas.

Conforme afirma Cunha (2004), a brinquedoteca hospitalar essencial para a criança doente pois:

  • Traz períodos de alegria e descontração por meio do brincar;
  • Ajuda a preservar a saúde emocional das crianças;
  • Contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças;
  • Os traumas são suavizados, visto que o brincar contribui para a recuperação das crianças.

Segundo ela, a brinquedoteca é considerada um espaço ideal para as crianças darem vazão aos seus sentimentos depois um fatigante e inevitável tratamento (como, por exemplo, o oncológico) e é importante, pois nesse ambiente existe uma troca um com os outros de experiências; enfim, um partilha. Dizem que os familiares e as crianças percebem o brincar como uma forma de lutar/suportar a doença e o tratamento em que elas estão sujeitas, existe um acolhimento.

CIRCULANTE OU ITINERANTE:

Esse tipo de Brinquedoteca funciona dentro de um veículo que pode ser um ônibus ou um caminhão, ou até mesmo um trailer se constituindo em uma alternativa para se atingir comunidades mais distantes ou para atender vários locais em forma de rodízio. Pode se referir também a uma espécie de carrinho que circula por todos os espaços da instituição, seja escola, hospital , etc. Permite que todo s tenham acesso a brinquedoteca personalizada, na qual oferece uma seleção de brinquedos e atividades que estão contidos nos KITS de atividades, onde cada um a possui um acervo adaptado para cada situação e ambiente. Elas têm o mesmo objetivo das outras Brinquedotecas.

  • Funciona dentro de um veículo adaptado (caminhão ou ônibus);
  •  Alternativa para atingir comunidades mais distantes;
  • Atende vários locais com sistema de rodízio;
  • Funciona em pátio de escola, creche, praça, igreja, presídios, museus, etc…

TERAPÊUTICA:

São aquelas onde são aproveitadas sempre que possível as atividades lúdicas para ajudar as crianças a vencerem dificuldades específicas.

Objetivos: Proporcionar estimulação e os benefícios do brincar; Orientar pais de crianças portadoras de necessidades especiais; Emprestar brinquedos; Enriquecer os relacionamentos com a família e amigos. Porém, para que se possa ter êxito nesse tipo de brinquedoteca é preciso haver profissionais especializados na deficiência que se deseja atender ou então uma supervisão eficiente de especialistas.

É preciso também que haja cooperação e apoio dos pais da criança, pois são eles que convivem por mais tempo com a criança e que consequentemente darão seguimento ao processo de estimulação em casa.

Participar de jogos bem divertidos com os companheiros de grupo de pais pode ser de muita ajuda, proporcionando descontração e aliviando as tensões.

ESCOLAR:

A Brinquedoteca Escolar, que se encontra dentro da instituição de ensino na maior parte das escolas brasileiras, busca assegurar o desenvolvimento integral da criança, com cantos. Ex: canto do faz de conta, do construtor, da leitura é importante reconhecermos que não é apenas um lugar cheio de brinquedos e jogos, mais do que isso, é um setor pedagógico na qual se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará adquirindo varias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais companheiros e assim desenvolvendo sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com