TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

Nome do(a) estudante: Suelen Aparecida de Olivira Silva RA: 1971626 Turma:2019 Polo: Barra do Piraí

Modalidade: ( ) Educação Infantil    (X ) Ensino Fundamental

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM O(A) PROFESSOR(A)

No dia  23 de novembro 2020, realizei a entrevista com a professora Dominique , que tem 21 anos de idade , ela atua como professora do ensino fundamental com a turma do 1º ano, em uma escola da rede privada chamada Lua de Cristal-Reginna Célia.A entrevista foi realizada através de mensagens via whatssapp,respeitando as sugestões da faculdade em relação às normas de segurança.A instituição fica localizada na Rua Carlos de Queiróz,315,Muqueca,Barra do Piraí-RJ,CEP-27140-060.A escola proporciona todos o itens  necesários para a elaboração  e execução das  aulas que estão sendo ministradas  100% de  forma on-line.O colégio sempre ofereceu excelente  estrutura  para seus alunos e professores nas aulas presenciais ,  por  isso, todos os profissionais  tem se esforçado para manter   o  ensino de alto  nível.

Ana leciona a quase 4 anos nesta conceituada instituição de ensino, ela é formada em Magistério,mas cursa o 8º período de Pedagogia.

O tema central da entrevista foram os  assuntos relacionados ao ensino de forma remota.

Dominique relatou que faz seu planejamento de forma individual e semanal,tem como base,os conteúdos pedagógicos já pré-estabelecidos pela unidade escolar.A professora enfatizou que todos os conteúdos são devidamente supervisionados pela orientaadora pedagógica.Apesar dos professores desenvolverem suas atividades individualmente,a Instituição segue dando todo o apoio necesssário.As atividades são planejadas semanalmnte para facilitar a supervisão da orientadora.

A professora  mencionou  que todos os projetos planejados para o ano vigente foram cancelados, e todas as aulas estão sendo dadas on-line.

Quanto a  rotina,ela é cuidadosamente elaborada semanalmente conforme foi citado anteriormente.Em alguns dias faz-se necessário comparecer na Instituição para utilizar alguns recursos  como material impresso,utilização da bibliotca,e até mesmo utilizar os recursos tecnológicos ofercidos pela Instituição.

Dominique relatou que o recurso mais utilizado ultimamente tem sido a plataforma do YOUTUBE para a postagem das vídeo-aulas, o whatapp também é utilizado para postar diversas atividades, incluive para a postagem de arquivos para que os alunos possam imprimir se for necessário.A Instituição também utiliza as redes sociais para que haja um maior interesse dos alunos e dos pais.Em todas as aulas são abordados  conteúdos Pedagógicos,pré-estabelecidos  pela coordenação, conforme foi citado anteriormente.

A professora tem se esforçado para manter o padrão da qualidade das aulas,e se adaptar ao “novo normal”, sem comprometer o desenvolvimento dos alunos.

Apesar dos projetos terem sido cancelados, todos os conteúdos programados tem sido devidamente aplicados..

Quanto aos espaços utilizados,a professora utiliza  sua própria casa para a formulação das atividades,porém faz-se necessário comparecer na Unidade  Escolar  conforme foi citado  anteriormente.

Quanto  as avaliações,a professora  optou avaliar os alunos por meios das aulas ao vivo.A  participação ativa dos alunos é indispensável para as avaliações,principalmente ao vivo.Mas não apenas nas vídeos-aulas que os alunos são avaliados,também é necessário que os pais enviam as fotos das atividades,e  algumas vezes as atividades podem ser gravadas,essas são algumas formas de avaliar os avanços e dificuldads dos alunos.

A principal forma de  comunicação com  os pais tem sido o whatsapp, através deste aplicativo que a professora envia os materias,audios,vídeos,estabelecendo assim o diálogo  com a família e facilitando a forma de comunicar-se,e até mesmo auxiliar os pais que assim como os alunos precisam de apoio.

Em relação a organização do trabalho neste período  de pandemia,a  administração do tempo  permanece sendo de grande importância para poder seguir as rotinas  propostas  previamente.A  professora tem se esforçado para manter a qualidad das aulas,ms tabém faz-se necessário utilizar recursos que dispertem o interesse do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com