TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRADUÇÃO/ INTERPRETAÇÃO E DOCÊNCIA EM LIBRAS

Por:   •  25/1/2019  •  Artigo  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 15

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRADUÇÃO/ INTERPRETAÇÃO E DOCÊNCIA EM LIBRAS

ADRIANA DE SOUZA SANTANA

A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE, NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL

RORAINÓPOLIS

2018

ADRIANA DE SOUZA SANTANA

A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE, NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório do Percurso Formativo do aluno (a) apresentado à Faculdade UNINTESE, para a conclusão do curso de Pós-graduação Tradução e Interpretação e Docência em Libras.

Orientador: --------------------------------------

Rorainópolis

2018

A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE, NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL

Santana. Adriana de Souza1

RESUMO

O relatório do Percurso Formativo no curso de Especialização em Libras tem por objetivo contribuir para reflexão sobre a formação teórica e a preparação profissional para a atuação como intérprete, Tradução e Docência da Língua Brasileira de Sinais. Os dados para elaboração do relatório foram baseadas nas pesquisas bibliográfica e nas análises das experiências pessoas vivenciadas no curso.

As principais conclusões, de políticas inclusiva, em particular de alunos com deficiência auditiva. A importância dessa discurso parte do principio de que educar através da inclusão é um processo que vai além do simples fato de transferência de conhecimento ou trocas de informações, é preciso, dentro dessas ações, considerar as limitações e particularidades de cada aluno, e isso é possível por meio de uma interação entre escola e aluno desvinculada da pretensão de apenas apresentar resultados. Mesmo entre os alunos com deficiência auditiva não existe uma homogeneidade, porque os graus de surdez são leve, moderada, profunda e severa, e cada uma delas exige uma atenção particularizada. O processo de inclusão na escola desses alunos se fortalecerá a medida que for respeitado as diferenças e potencialidades dos alunos surdos. Para atingir essa finalidade proposta no artigo se optou por uma metodologia pautada na revisão bibliográfica, buscando na literatura cientifica produzida ao longo da história sobre o tema, elementos que sirvam de análise sobre as políticas educacionais voltadas para atender as crianças surdas que freqüentam as séries iniciais do ensino fundamental.

Palavra – chave: Alfabetização. Inclusão. Crianças Surdas.

ABSTRACT

This research was developed with the objective of presenting to readers how important it is to think about the field of education from policies including, in particular, students with hearing impairment. The importance of this discourse is based on the principle that education through inclusion is a process that goes beyond the simple fact of transferring knowledge or exchanges of information, it is necessary, within these actions, to consider the limitations and particularities of each student, and this is possible through an interaction between school and student, unrelated to the pretension of only presenting results. Even among hearing impaired students there is no homogeneity, because the degrees of deafness are mild, moderate, profound and severe, and each requires particular attention. The process of inclusion in the school of these students strengthens as the differences and potentialities of the deaf students are respected. In order to achieve this purpose, the article opted for a methodology based on the bibliographical review, searching in the scientific literature produced throughout history on the subject, elements that serve as an analysis on educational policies aimed at attending deaf children who attend the initial series of elementary school.

Keyword: Literacy. Inclusion.Deaf children.

1Pedagoga. Pela UERR e Pós-Graduando em Libras pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil – FACETEN

INTRODUÇÃO

A escolha desse tema de pesquisa se deu em razão de considerar a educação de crianças surdas uma realidade que exige preocupação quanto o processo de inserção das mesmas no campo educacional, principalmente nas séries iniciais. Pesquisas institucionais feitas pelo Brasil e outros países tem demonstrado que pessoas surdas que fizeram experiências no processo de escolarização apresentações boas habilidades para adentrarem ao curso superior, em certo grau, com maior competência que aluno ouvintes. Isso demonstra o quanto é importante à educação dos surdos ainda na infância.

Algo que essa informação deixa saltar aos olhos é que o sistema de ensino adotado pelo país, priorizando um modelo de ensino apenas às pessoas ouvintes, precisa considerar a possibilidade de transformações com o objetivo de atender, de forma integral, o desenvolvimento das crianças surdas que frequentam ainda as séries iniciais do ensino fundamental. Não estamos, com isso, negando os avanços que se tem dado, porém, os considera ainda muito tímido frente à demanda e necessidade de alfabetização das pessoas surdas a partir de um método de ensino que considere tal condição.

A luta para que o Estado elabore e consolide politicas educacionais que inclua em sua pedagogia de ensino as pessoas com necessidades educacionais especiais, pautadas no respeito e na garantia de socialização entre a comunidade dos ouvintes e a comunidades dos surdos. O que se tem percebido é que as politicas de inclusão especial têm fomentando uma série práticas desconexas, porque são executadas de forma isoladas, não conseguem dialogar com outros modelos que possam melhor incluir as crianças surdas no ensino fundamental regular. Essa despreocupação com uma política integrada de inserção das crianças surdas no ensino regular tem promovido uma prática de escolarização que pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com