TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de curriculo

Por:   •  18/10/2015  •  Dissertação  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADES OPET

CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E DA LITERATURA

ATIVIDADE AVALIATIVA PCNs

CURITIBA

2015

DANIELA CRISTINA DANIEL ZACARIAS

RISONARA SILVA E SOUZA

RITA DE CÁSSIA MOREIRA ANDRADE

ATIVIDADE AVALIATIVA PCNS

CURITIBA

2015

LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS

Apesar da leitura e da escrita serem apresentadas como dois sub-blocos compreende-se que estão ligadas de tal forma que uma complementa a outra e que ambas se modificam no processo de letramento, onde a escrita transforma a fala e a fala impulsiona/influencia a escrita. Ambas auxiliam o aluno na construção do conhecimento.

        Pode-se dizer que o aluno que lê muito tem grande possibilidade de escrever bem, não que isso seja mecânico, porém o ensino deve pleitear por formar leitores capazes de produzir textos compreensíveis, dentro da norma culta.

        A leitura é uma fonte de referência na formação de escritores, pois fornece matéria-prima para a escrita: o que escrever e como escrever.

        Através da leitura o leitor constrói seus conhecimentos e desenvolve os sentidos, o que o torna hábil tanto na leitura como na compreensão do texto; pois o leitor competente é aquele que consegue lê até as entrelinhas e faz relação do que lê com o que já leu, consegue também selecionar em meio a diversos textos apenas aquilo que vai atender sua necessidade.

        O bom leitor deve conhecer o texto; praticar a leitura com frequência; ter conhecimento da norma culta da língua; saber ler nas entrelinhas. Porém para que isso seja real na vida dos alunos é necessário que o professor lhes aguce o desejo de leitura dando-lhes oportunidade de contato com os diversos tipos de textos existentes na sociedade; com os quais eles se depararão em sua trajetória. Outro grande instrumento que desperta o prazer pela leitura, o qual também é tido como grande exemplo para os alunos é o professor que com satisfação ler algo todos os dias, inspirando e despertando a satisfação e a curiosidade pela leitura.

Aprendizado inicial da leitura

Segundo os PCNs a primeira coisa a ser excluída é a ideia de que no aprendizado inicial da leitura e a decodificação de códigos por esse motivo existem muitos leitores pelo de aprenderem apenas a decodificar qualquer tipo de texto não atribuem nenhum sentido ao que estão lendo.

        O leitor deve ter o entendimento daquilo que esta lendo para que possa fazer uso de inferências, a partir do contexto ou conhecimento prévio que possua do assunto tematizado.

        Somente através de muita leitura que será encontrado um resultado eficiente e esses leitores sempre devem estar dividindo com outros leitores muitas vezes mais experientes tudo aquilo que aprenderam para que assim opiniões sejam trocadas, pois um professor apaixonado pela leitura cria um aluno leitor que sabe construir sempre um significado de um texto por isso as aulas de leitura devem ser um momento prazeroso.

        O verdadeiro objetivo é que os leitores aprendam que a leitura não é apenas uma parte da grade curricular mais sim uma realidade da sociedade onde em todos os momentos nos deparamos com a necessidade de ler algo. Mas para que isso aconteça os professores devem trabalhar com leituras diversificadas para que os alunos possam aprender mais.

        Para tornar os alunos bons leitores e desenvolver muito mais a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura a escola deve trabalhar no interior desses alunos porque aprender a ler é também ler para aprender e isso requer esforços, cabe ao professor mostrar a esses alunos a leitura como algo interessante e desafiador, algo que conquiste eles completamente dando a eles autonomia e independência e assim esses alunos vão se tornar confiantes pois uma pratica de leitura que não desperte o interesse pelo saber é uma pratica pedagógica falha.

        Podemos entender então que para o aluno ser um bom leitor o professor deve estimula-lo a ler, construindo significados para a leitura de seus textos, de acordo com o objetivo da leitura, o repertorio do aluno e a mediação que é efetuada. Para que isso aconteça às aulas devem deixar de ser parte de um método tradicional onde o aluno apenas decodifica as palavras presentes no texto, ou seja, as aulas de leitura não podem ser simples aulas de alfabetização, na verdade o aluno deve entender a necessidade da leitura diária nas suas relações sociais.

Formar leitores é uma tarefa árdua, mas necessária para que o leitor possa construir sentidos e estabelecer com os diversos gêneros textuais, por isso a leitura não deve ser apenas aquela dentro das salas de aula com os materiais ali encontrados, as condições de leitura devem ser adequadas às necessidades. Os PCNs sugerem algumas condições necessárias para o aprendizado inicial da leitura como: Uma boa biblioteca na escola, nos ciclos iniciais é importante ter um acervo de classe com livros e outros matérias de leitura, organizar momentos de leitura livre em que o professor também leia, planejar atividades diárias dando ênfase a leitura, permitir que os alunos escolham suas próprias leituras sempre garantindo que esses alunos não sejam atrapalhados durante essa leitura, possibilitar o empréstimo desses livros para que essa leitura continue em casa e quando possível sugerir alguns títulos para esses alunos e construir na escola uma política de formação de leitores onde todos possam dar sua opinião em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com