TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do pedagogo no espaço educativo

Por:   •  23/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

RAQUEL ALVES DE OLIVEIRA

TRABALHO DE PEDAGOGIA

[pic 3]

Mogi das Cruzes

2013

RAQUEL ALVES DE OLIVEIRA

TRABALHO DE PEDAGOGIA

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Psicologia da Educação II, Comunicação e Linguagem, Educação e Diversidade: Relações Étnicos- Raciais.

Profs.: Vilze Vidotte, Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana Fogaça e Fabio Luiz da Silva.

Mogi das Cruzes

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o trabalho do Pedagogo no espaço educativo, na qual será destacada atribuição do Professor Coordenador.

- Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativo ao trabalho pedagógico se para elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola .

- Participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os profissionais da escola, tendo como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar.

- Implantar mecanismos de acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico escolar pela comunidade interna e externa.

- Elaborar o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promover ações para sua efetivação.

- Organizar a realização dos conselhos de classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão –ação, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e em sala de aula, além de coordenar a elaboração de propostas de intervenção decorrentes desse processo.

O Professor Coordenador primeiramente trabalha para que os professores tenham um bom ambiente de trabalho e prepara recursos (materiais e intelectuais) necessários aos professores para promover  com qualidade o seu processo de aprendizagem efetivo.

O Professor Coordenador em suas atribuições precisa estar atento e ser perceptivo no que diz respeito ao conhecimento técnico e intelecto de cada professor, podendo então verificar as melhores atividades e tarefas a ser atribuída. Esta preocupação refere-se ao desempenho do professor para trabalhar em sala de aula.

Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativo ao trabalho pedagógico se para elaboração de propostas  de intervenção na realidade da escola .

O plano da escola geralmente acontece uma vez só podendo ter alteração apenas quando houver  mudança na equipe.

Esta reunião é formada pelo diretor (a) ,vice-diretor(a) e coordenador (a)  que convocarão a equipe escolar ( professores, agente escolar, inspetor de alunos ,merendeira, zeladores  e comunidade) para elaborar  a proposta do plano da escola..

O coordenador utiliza o plano da escola para apresentar aos professores demonstrando a realidade  da  escola .

O pedagogo precisa  ter uma visão geral da escola. È interessante que o coordenador  tenha conhecimento da  comunidade e da vivencia dos alunos  que  fazem parte da escola. Ele precisa estar atento  a cada criança e procurar saber de sua realidade para poder ajudá-lo , pois muitos alunos atravessam vários tipos de problemas pessoais.  

O ideal é que a coordenadora apresente uma proposta de intervenção junto aos  professores . A proposta  seria   percorrerem todo o bairro das proximidades   para conhecer  a realidade da escola e dos alunos que ali estudam, pois desta maneira o coordenador e o professor poderão conhecer melhor os seus alunos , ou seja como ele entra e sai da escola.

As reuniões pedagógicas para elaboração de propostas, são necessárias para que possa atuar nas situações do dia a dia dos alunos e comunidades.

São realizado nas escolas o ATPC onde o coordenador proporciona aos seus colaboradores meios para que eles tenham condições de trabalho para assim ter situações para reflexões e  intervenções.  

O Coordenador precisa ter o seguinte olhar:

Problema - Reflexão - Planejamento - Prática

Vendo desta forma ocorrera condição necessária para o um  bom planejamento e ter um bom resultado.

Alguns exemplos que acontecem no dia a  dia:

1- Aluno  chega na escola com fome e nessa condição o aluno vai para a sala  de  aula  sem alimentação ,desta forma ele não terá  condições para  o aprendizado.

Qual seria o papel do coordenador nesta situação – problema?

O coordenador poderá  alterar o horário do intervalo .

No inicio da aula  haverá a primeira refeição  e no intervalo o lanche, esta mudança é  para que o aprendizado  do aluno venha a melhorar.

2 – Déficit de atenção é um problema  muito comum apontado em sala de aula .

O aluno no momento do aprendizado tem muita dificuldade em aprender, pois o professor explica varias vezes  o conteúdo  , mas o aluno  esquece com facilidade.

Qual seria o papel do coordenador nesta situação – problema?

O  coordenador após  analisar  a hipótese da  escrita  da criança  apresenta sua proposta  ao  professor :

-Trabalhar com leituras

-  Parlendas

- Musicas

- Texto de memorização

O coordenador sempre trabalha envolvido com o grupo, elabora  estratégias para ensinar  os professores para que possam atingir o propósito de ensino-aprendizado.

Ele deve sempre trazer base teórica  e pratica e precisa estar alinhado com o seu grupo para que flua  o tema  e que todos possam desenvolver com qualidade suas atividades em sala de aula .

.

Participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os profissionais da escola, tendo como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com