TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores na educação: instrumento essencial para construção de uma sociedade mais fraterna

Por:   •  13/3/2017  •  Artigo  •  3.065 Palavras (13 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 13

VALORES NA EDUCAÇÃO: INSTRUMENTO ESSENCIAL PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS FRATERNA.

PEREIRA, Saiza

Saizaalves@hotmail.com

RESUMO

A Sociedade vive momentos de crise, tanto no aspecto econômico quanto no que corresponde aos princípios éticos e sociais de cada indivíduo, e que são considerados necessários à prática humana e cidadã. Entretanto a Educação como instrumento de transformação social, tem contribuído para formação de crianças conscientes do seu papel na sociedade da importância de viver os valores humanos e cultivar os princípios que garantem uma sociedade mais harmônica e fraterna. A partir desses critérios é que se desenvolveu este trabalho, analisando a importância de trabalhar os valores humanos no contexto educacional, de modo que proporcione aos alunos uma educação que forme o homem de maneira integral. Com isso foi desenvolvido esta pesquisa bibliográfica que poderá servir de apoio para professores, alunos e demais que estejam interessados em cultivar e resgatar os valores humanos tão inerentes ao homem e que são considerados pilares para reestruturação de uma sociedade que caminha em direção ao abismo.

PALAVRAS-CHAVE: Sociedade, Educação e Valores.

VALUES IN EDUCATION: ESSENTIAL TOOL FOR BUILDING A SOCIETY MORE FRATERNAL.

The Company lives moments of crisis, both the economic aspect and the that corresponds to the ethical and social principles of each individual, and which are considered necessary for human and citizen practice. However the education as instrument of social transformation, has contributed to the formation of children aware of their role in society and the importance of living human values and cultivate principles that guarantee a more harmonious and fraternal society. From these criteria is that developed this work analyzing the importance of working human values in the educational context, in order to provide students with an education that forms the man holistically. It was developed this literature that may serve as a support for teachers, students and others who are interested in cultivating and rescue the human values as inherent to man and are considered pillars for restructuring a society that walks into the abyss.

PALAVRAS-CHAVE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: Society, Education and Values.

1 INTRODUÇÃO

Um dos desafios que a escola tem vivenciado constantemente na atualidade é a falta de valores humanos. Conceitua-se que os valores humanos são fundamentos éticos, morais, estéticos, políticos e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Os valores são essenciais para a vida do ser humano em sociedade e estão adormecidos em meio a novos padrões de comportamentos gerados pela modernidade e pela industrialização. Com foco no ambiente escolar e para auxiliar a construção de valores, o presente artigo pretende levantar reflexões sobre os valores humanos e o papel da escola para mediar esses desafios.

Sabe-se que as crianças são mais receptivas que os adultos para receber informações, adquirir novos aprendizados e submeter-se a limites e regras; Tendo em vista que é na infância que o ser humano desenvolve sua personalidade e diante da falta de fraternidade entre os indivíduos que se apresenta como uma crise da sociedade contemporânea, nota-se a necessidade de trabalhar a importância dos valores humanos na Educação Infantil, que irá favorecer à criança o desenvolvimento das habilidades cognitivas e também contribuir na formação de seres humanos mais pacíficos, respeitosos, tolerantes e solidários.

A Educação vem assumindo diferentes papéis ao longo do tempo em contextos sociais diferentes. Com a industrialização e o desenvolvimento das novas tecnologias houve grande mudança no contexto social e familiar. Mediante à sociedade capitalista que valoriza mais o ter do que o ser, a família, a escola e o educador têm papéis importantíssimos na construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com condutas pautadas em valores sólidos. Pitágoras, 496 a. C., diz para “educar as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Nesse preceito de Pitágoras, acredita-se que ensinar valores humanos para nossas crianças desde cedo, estaremos formando cidadãos de bem, conscientes da valorização com o próximo e a si mesmo, pois elas são a esperança de um mundo melhor.

O tema do artigo: “Valores na Educação” surgiu a partir das observações e participações durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil e posto em prática no período da regência, onde foi vivenciada a importância dos valores éticos e estéticos atribuídos à criança durante a infância, considerando que ela é um ser político-social que necessita de cuidado, atenção, carinho, proteção e tem capacidade de interagir, construir, reconstruir e transformar situações para seu bem-estar e desenvolvimento.

A proposta de mediar à construção de valores humanos através de estratégias desenvolvidas em sala teve o objetivo de contribuir na formação moral e ética da criança tornando-o um indivíduo que saiba respeitar e escutar o outro, que seja solidário e tolerante com o próximo, que aprenda a preservar a natureza e assim conscientizar os alunos da necessidade do cuidado com o outro e da importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.

2 DESENVOLVIMENTO

2. 1 Apresentação da Escola¬ Campo

A Escola Municipal Dona Izaura Maria da Silva Oliveira, situada à Rua Três, nº 1.580, entre as Avenidas Pará e Paraná foi Criada pela Lei 1208/98 e inaugurada em 19/02/1998, atualmente atende à Educação Infantil Pré-escola e Ensino Fundamental até o 3º Ano. A comunidade escolar é caracterizada, em sua maioria, por famílias advindas de classe médio-baixa, cuja renda oscila entre um e três salários mínimos, a maioria são residentes na zona urbana e alguns alunos da zona rural que utilizam o transporte escolar.

A diretora da instituição é graduada em Geografia e esta graduando em Pedagogia. Os professores regentes da escola são Licenciados em Pedagogia e a maioria possui especialidade na área de Ensino Infantil. A escola conta com um Conselho Escolar que visa o desenvolvimento das atividades de ensino, dentro do espírito democrático, assegurando a participação dos segmentos da comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com