TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Psicológica e Comportamental

Por:   •  11/4/2023  •  Seminário  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Ana Lúcia Vieira de Oliveira - 21017750

Camila de Matos Gomes - 21018162

Davi Teles Pereira – 21016388

David de Moraes Brito - 21017481

Isabella Maria dos Santos Sousa - 21015992

Karla Beatriz Sousa Mendes - 21016145

Shelry Oliveira de Almeida Solart - 21019713

Viviane da Silva Mendes – 21017738

USAIN BOLT

Análise psicológica e comportamental

               


INTRODUÇÃO

        O presente trabalho irá apresentar um breve relato sobre o atletismo, bem como os atributos necessários para a prática deste esporte e, uma análise psicológica e comportamental do ex-velocista jamaicano Usain Bolt.

        Por atletismo entende-se um conjunto de exercícios corporais baseados nos movimentos naturais do homem, que são utilizados desde a antiguidade como correr, saltar e arremessar. Este esporte surgiu na Grécia Antiga em 776 a.C. quando apenas uma modalidade era disputada, a corrida de 200 metros chamada por eles de “Stadium”. (TODA MATÉRIA, s.d.).

        O atletismo tem suas modalidades classificadas em: corridas, lançamentos e arremessos, saltos e provas combinadas como decatlo e heptatlo que variam de acordo com o sexo (BRASIL ESCOLA, s.d.). “As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 m de largura”. (TODA MATÉRIA, s.d.).

        Além disso, deve-se entender que para os atletas desse esporte é importante que possuam os atributos psicológicos para que, assim, consigam obter desempenho esportivo de excelência. Um dos atributos é a robustez mental que é definida por Weinberg (2013, apud ASSIS, 2020, p.16 e 17) como:

Um atributo psicológico natural ou desenvolvido pelo atleta. Este atributo, quando desenvolvido de forma efetiva, permite que o atleta tenha percepção de forma mais positiva das diferentes demandas advindas do contexto esportivo como a pressão dos adversários, competições, cargas de treinamento, estilo de vida, entre outros.

Vale ressaltar que a robustez mental apresenta uma estrutura composta por quatro componentes que são:

considerados os pilares, sendo estes contemplados pela motivação, autoconfiança, foco e coping. De acordo com o autor, esses elementos podem ser usados para oferecer estratégias práticas sobre como construir a robustez mental, seja ensinando habilidades mentais ou criando um ambiente adequado (físico, mental, emocional e social). (WEINBERG, 2013, apud ASSIS, 2020, p.17).

        O atleta que conseguiu obter desempenho de excelência foi Usain Bolt, sendo considerado o maior velocista de todos os tempos. Ele nasceu em Trelawny, Jamaica, em 21 de agosto de 1986, e iniciou sua carreira no atletismo aos 14 anos, competindo em campeonatos regionais. Sua jornada inclui a conquista de três recordes mundiais consecutivos nos 100 e 200 metros rasos, além do revezamento 4x100 metros. Bolt ganhou seis medalhas de ouro olímpicas e onze medalhas de ouro mundiais, conquistando muitos fãs por todo o mundo. Suas incríveis conquistas renderam-lhe o apelido de "Raio". Em 2016, continuou a ser um fenômeno nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, conquistando medalhas de ouro em todas as provas em que competiu. (EBIOGRAFIA, 2016).

        Em 2017 foi seu último campeonato mundial de atletismo onde levou a medalha de bronze nos 100m. Durante a prova de revezamento 4x100 sentiu uma lesão e acabou a prova com a ajuda de seus companheiros de equipe. Bolt sempre foi um grande fã de futebol, então, após se aposentar das pistas de atletismo decidiu seguir carreira no futebol. Sendo assim, em 2018 começou a treinar com o time norueguês Stromsgodset e jogou em um amistoso contra a seleção sub-19 da Noruega. Em seguida, Bolt foi convidado para um período de testes com o Central Coast Mariners, um clube australiano de futebol, e marcou dois gols em um jogo. No entanto, Bolt anunciou sua aposentadoria do futebol em janeiro de 2019, depois de treinar por pouco tempo no Borussia Dortmund. Agora, Bolt dedica mais tempo à sua família, sendo casado com a modelo jamaicana Kasi Bennet e pai de três filhos, incluindo os gêmeos Thunder e Saint Leo, que nasceram em junho de 2021. (BLOG DA FUT, 2021).

DESENVOLVIMENTO

 No mundo do desempenho e das realizações humanas, existem seres humanos que transformam suas mentes para o limite da realização e funcionalidade dentro de seus respectivos campos de atuação e conjunto de habilidades. Existem milhões de pessoas com pensamentos, processos e emoções complexas que alimentam sua grandeza e criam filosofias. No esporte se encontra um perfil recorrente em relação à conquista e ao êxito. Messias & Pelosi (1997) evidenciaram que ainda que existam inúmeras características subjetivas e individuais, existe um perfil comum a atletas que apresentam atributos como autoconfiança, melhor concentração, preocupação positiva pelo esporte, determinação e compromisso.

Um exemplo desse perfil é Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, três recordes mundiais em 100m, consecutivos, o atual recorde mundial em 200m, e correu a etapa final do revezamento jamaicano de 100m rasos durante a quebra do recorde mundial em 2012. Ele é conhecido como uma personificação perfeita da vitória, até seus menores gestos de linguagem corporal. Ele irradia vitória com sua própria presença e como ele se comporta. Ele é o homem mais leve da pista. Seu senso de humor, linguagem corporal, comportamento de celebração pré-corrida e espírito edificante mesmo em tempos de falha, é o que faz esse atleta carismático brilhar mesmo fora de seus recordes. A mentalidade de Usain Bolt faz com que ele não carregue o peso da perda em lugar nenhum.

Smith, Schutz, Smoll e Ptacek (1995) desenvolveram e validaram uma medida de habilidades psicológicas específicas para o esporte, o Inventário Esportivo de Habilidades de Controle-28 (Athletic Coping Skills Inventory-28 – ACSI). O ACS apresenta escores em sete subescalas, que incluem: enfrentamento das adversidades; alto desempenho sob pressão, estabelecimento de metas e preparação mental; ausência de preocupação; confiança e motivação para realização; treinabilidade e concentração. Além dessa escala atletas de excelência como ele possuem características que ressoam de perto com resistência mental. Indiscutivelmente, Usain Bolt simboliza a resistência mental que o familiarizou com o sucesso. As principais características desse atleta é a capacidade de lidar sob pressão, o desejo, a autoconfiança, a motivação e a resiliência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com